O que é Verdade e o que é Estratégia de Marketing no Mundo dos Cosméticos

por Mariana Lo Turco
O mundo dos cosméticos é repleto de fatos e fakes. Fica difícil comprar aquele creminho legal baseado apenas no que as embalagens dizem e no que a internet vende. Por isso, neste post vamos explicar quais são os reais conceitos sobre cosméticos e o que é apenas estratégia de marketing


o que são cosméticos
Crédito: Crystal Star


Nada contra o marketing, ok? Eu mesma – Mariana – trabalho com o marketing e amo essa área da comunicação. Mas isso não quer dizer que as marcas estejam certas ao vender o creme milagroso que promete tudo mas que, geralmente, não faz muita coisa – até porque, não existe milagre. 
Algumas marcas aproveitam de alguns termos bonitos para definir os cosméticos. Mas vamos entender desde o começo: quem define as regras é a ANVISA. Ela é a rainha que define tudo de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria do Brasil

Então não caia mais em jogadas de marketing na hora de comprar um cosmético.   
mundo dos cosméticos

ANVISA explicando os Cosméticos

COSMÉTICOS DE GRAU 1

São cosméticos básicos e que não alteram a fisiologia e anatomia da nossa pele, cabelos e unhas. Por conta disso, esse tipo de cosmético não precisa comprovar a sua eficácia. Mas, isso não quer dizer que ele não é seguro, ok? Todos os produtos precisam de autorização para serem vendidos para garantir que eles são seguros para o público. 
Exemplos de cosméticos de grau 1:
Maquiagem sem tratamento (proteção solar, por exemplo), xampú sem tratamento específico, esmalte, gel para cabelo (…) 
COSMÉTICOS DE GRAU 2 
São cosméticos que precisam comprovar a sua eficácia, já que a ação deles altera a anatomia e fisiologia da nossa pele. São produtos que tem uma tem uma finalidade específica e, assim como os cosméticos de grau 1, precisam comprovar a segurança! 
Exemplos de cosméticos de grau 2:
Protetor solar, produtos infantis, cosméticos para pele oleosa e acneica, cremes clareadores, tinturas para cabelo (…) 
cosméticos e maquiagens
Maquiagem é um exemplo de grau 1!
Crédito: Gemma Louise

O que são Dermocosméticos?

Uma palavra que você já deve ter visto em farmácias ou na própria internet é “dermocosmético”. Mas afinal, o que são esses cosméticos para a pele

Olha… a ANVISA não tem nenhum conceito para dermocosméticos. Eles não são melhores, nem piores e nem mesmo podem ser considerados cosméticos de grau 1 ou de grau 2. Dermocosmético é apenas um termo usado para dar aquele up no cosmético, já que parece que é um nome importante, não é?
Então não caia nessa: o nome dermocosmético não diz nada sobre um produto! Apenas, que ele é um produto para a pele. 
dermocosméticos
Crédito: You Rock My Life

Vamos para mais uma expressão bem usada por várias marcas de cosméticos, o “dermatologicamente testado”. Lembra que eu falei que os cosméticos de grau 2 precisam comprovar a sua eficácia e tanto eles, quanto os de grau 1, precisam ser considerados seguros pela ANVISA para serem vendidos? 

Pois é… isso quer dizer que dermatologicamente testado não diz nada sobre um produto. Afinal, todos são! Se você encontrou um cosmético em uma prateleira, pode ter certeza que ele precisou passar por testes de segurança para estar ali. Então é claro que já foi testado.
dermatologicamente testado
Crédito: Cella Jane


Você tem alguma dúvida sobre as definições de cosméticos
Deixe seu comentário que vamos responder! 
Você também vai gostar