Home Office: Como criar uma rotina de trabalhona Quarentena

por Ana Motta
Você começou a trabalhar via Home Office por causa da pandemia e não consegue se organizar? No post de hoje, vamos te ajudar a melhorar a sua rotina de trabalho em casa, vem conferir!
Como trabalhar via Home Office Sem Surtar
Para muita gente Home Office era sinônimo de trabalho que precisava ser feito em casa porque não deu tempo de ser feito no escritório. Ou até menos em um final de semana quando você queria adiantar alguma coisa específica.
E aí veio a pandemia.
A sua rotina mudou de cabeça para baixo. Ao invés de escutar uma conversinha alta perto do café, você escuta o barulho da máquina de lavar, e as reuniões com os chefe agora são feitas por Skype ou Zoom, uma plataforma que você nem sabia que existia. 
Tem muita gente surtando nessa quarentena e não é para menos. Não estamos na normalidade e a ansiedade e o estresse batem forte. Afinal, o trabalho precisa ser feito. Assim como o seu caso, para mim, quarentena não é férias.
E como faz para lidar com tudo isso?
Confesso que pensei muito nisso antes de escrever este post. Não que seja especialista no assunto, mas sou uma jornalista acostumada a trabalhar em casa. Capricorniana, já cheguei a trabalhar para três lugares diferentes no mesmo dia, junto com a produção do meu TCC e quase engatando um namoro. (Os jobs foram entregues, um lindo 10 na banca, e o boy… bem, a gente não consegue tudo, não é mesmo?)
Voltando ao trabalho, acho que consegui manter uma rotina de trabalho eficiente para te ajudar nesse momento específico.

1- ACORDE CEDO

Tente acordar como se fosse um dia normal de trabalho. Sei que é tentador levantar às 10h, mas a manhã passa voando e quando você vê, já perdeu metade do dia e ainda nem terminou de lavar a louça do dia anterior.
2- QUARTO OU SALA?

Já vi gente falando que não pode trabalhar na cama. Mas, se você mora com mais pessoas e qualquer outro ambiente vai estar barulhento, acho que não tem muito jeito. Aqui é vida real e o melhor é você conseguir se concentrar.
Eu escrevo da cama ou da mesa do jantar, depende do dia. Antes da quarentena, sempre ia em algum café ou naqueles coworkings de shopping e adoraria ter um escritório bem lindo com o da nossa editora Thaisa Dalmut. 
Por enquanto, sigo alternando da cama para a sala, com a intenção de  ‘mudar de ares’. 

3- PIJAMA OU ROUPA NORMAL?

Ninguém precisa usar calça jeans para trabalhar em casa, mas não acho legal trabalhar o dia inteiro de pijama. Pode até ser meio psicológico, mas eu passo até maquiagem do mesmo jeito. Acho que me dá um click do tipo, ‘agora vou trabalhar’. Talvez funcione para você.


4- SE ORGANIZE PARA NÃO TRABALHAR ATÉ TARDE

Essa é a dica para as capricornianas, que assim como eu, não tem fim. Se deixar, trabalham até tarde e ainda vão dormir achando que fizeram pouco. Por isso é importante manter uma rotina mais regrada, para conseguir desligar e poder descansar ou focar nas coisas pessoais. 
Uma coisa que gosto muito de fazer é terminar as coisas e ir passear com os meus cachorros no condomínio. Percebi que, ao fazer isso, eu mudo a minha frequência. 

Se não tiver um pet, tome um banho ou faça um café. É uma boa maneira de você se desconectar com o trabalho. 


5- LISTAS E MAIS LISTAS!

Minha colega Mari Lo Turco fez um post super bacana para te ajudar na questão da organização. Claro que tudo pode ser adaptado, mas é importante você criar prioridades:

6- CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO

Aproveite que está em casa e cuide melhor da sua alimentação. Dá para montar um lanchinho gostoso para comer enquanto trabalha e até mesmo cozinhar sem pressa ou medo de se atrasar. Eu até trouxe uma receitinha bem gostosa da mamy nutricionista:
7-  HAPPY HOUR DIGITAL
Uma das coisas que batem na quarentena é a saudade dos colegas de trabalho. Que tal marcar um zoom no final da tarde com as migas do trabalho? Sei que a fofoca vai estar meio parada, mas não deixe de papear com as amigas. 



8- VOCÊ NÃO ESTÁ NAS SUAS CONDIÇÕES NORMAIS DE TRABALHO
Como eu disse, já estou acostumada a trabalhar em casa, mas se esse não for o seu caso, não dá para cobrar um rendimento extra. Ao contrário, estamos em um momento difícil, de estresse, em que o trabalho está tendo que ser feito no mesmo local de convivência com irmãos, filhos, cachorro, noivo ou marido. Não se cobre.
—-
Gostaram do post? Como está sendo a sua quarentena?
Você também vai gostar