Wedding Wardrobe: Como Planejar os Looks Para o Casamento

por Thaisa Dalmut

O vestido de noiva e o terno do noivo não são os únicos looks que vocês vão precisar pensar para o casamento. Claro, são os mais importantes. Mas a festa é apenas um dos vários eventos que fazem parte de um casamento. Noivado, chá de lingerie, de panela, jantar com os padrinhos, despedida de solteiros, ensaio pré casamento, casamento civil, cerimônia religiosa, festa… os noivos podem ter MUITOS eventos para ir além do grande dia. Guarda roupa de casamento é a tradução literal para “wedding wardrobe“, expressão usada para organizar os vários looks de uma noiva nessa fase.

Continua após a publicidade..

Wedding Wardrobe – Planejando seu guarda roupa de casamento

Como alguém que já passou por isso, garanto que planejar todos os looks para os eventos subsequentes ao casamento vai trazer um resultado muito mais coeso e harmônico nas fotos. Quando o look dos noivos combina com a vibe do evento, fica ainda mais bonito. Por exemplo, para um jantar pré casamento na praia em clima tropical, o ideal é que os noivos optem por tecidos leves, fluídos, tons claros e um estilo mais natural e despojado. Enquanto para um jantar pré casamento em um restaurante elegante esse visual já não faria tanto sentido. Já percebeu que você não pode sair comprando o look só porque achou bonito, né? Então, mão na massa, hora de planejar o seu guarda roupa de casamento!

Então, é ideal que os locais e datas dos eventos sejam definidos antes de você escolher sua roupa.

A primeira coisa que eu te recomendo, é criar uma pasta no Pinterest com uma subpasta para cada evento. Por exemplo, a pasta principal é Wedding Wardrobe e as subpastas são: cerimônia de casamento, festa de casamento (caso queira usar looks diferentes), chá de lingerie, despedida de solteira, ensaio pré wedding. E em cada subpasta você vai salvar as suas inspirações de looks para cada ocasião. Isso já vai te dar um norte na hora de escolher os seus. Mas, antes de sair salvando tudo que achar bonito, leve em consideração as ideias que façam sentido pra sua realidade.

Continua após a publicidade..

O que levar em consideração para escolher os looks dos noivos

Planejar os looks com antecedência para o casal é algo que fará completa diferença visual. Os noivos serão fotografados juntos em quase todos esses eventos, então vocês vão querer que os looks estejam em harmonia entre si, fazendo sentido com o estilo pessoal de cada um, com o local de cada evento, nível de formalidade e conceito do casamento num todo. É bastante coisa pra pensar, não?

Primeiro é importante que vocês tenham o estilo do casamento definido, os locais de cada evento e pesquisem quais as condições climáticas para a data. Como eu amo listas, seguem os pontos pra você considerar:

Continua após a publicidade..
  • Local (É ao ar livre ou fechado? Tem grama, deck, piso? é importante que o look seja confortável)
  • Época do ano e clima,
  • Formalidade do evento,
  • Estilo pessoal dos noivos,
  • Estética e identidade visual do casamento.

A partir daí, você passa a escolher cada roupa com mais intenção e direcionamento. Vamos para algumas ideias? Separei inspirações de um guarda roupa de casamento inspiradas em um destination wedding na praia, assim como o meu, pra exemplificar.

Exemplo: O que vestir no Ensaio Pré Casamento na Praia

O ensaio pré casamento já é um gostinho do que virá! Por isso eu acho muito interessante quando ele de alguma forma já dá spoilers do estilo do casamento. Por exemplo, um destination wedding na praia pede um ensaio na praia, não acha? Olha o vestido que eu escolhi pro nosso ensaio, um vestido da Artha Atelier!

Mas o ensaio pré casamento também é a hora que você tem mais liberdade criativa pra ousar, afinal, é um ensaio de fotos, não um evento – não tem regras! Se você tem esse desejo, se joga!

Continua após a publicidade..

O que vestir no Jantar Pré Casamento na Praia

Digamos que você já fazer um jantar com a família ou padrinhos no dia anterior ao casamento. Estão todos reunidos na praia e o clima é super tropical. O noivo pode usar um traje de linho, leve e fresco. A noiva, um vestido fluído e despojado. Olha que ideias lindas.

Nós fizemos um jantar com luau no dia anterior ao nosso casamento na Praia do Rosa. E os looks escolhidos foram estes abaixo – novamente eu usei Artha Atelier que eu AMO! Henrique era bem mais básico na época, eu estava feliz já por ele não ter usado uma camisa do Santos haha

O que vestir na Despedida de Solteira na Lancha

Notem que eu montei um guarda roupa de casamento pra uma noiva phyna que fará uma despedida de solteira al mare! Eu sou do time que quero ter cara de noiva em todos os eventos que tem a ver com meu casamento. Afinal, SOU A NOIVA NÉ? Então voto em usar branco ou tons claros em todas as ocasiões possíveis. Em uma despedida de solteira na praia, não seria excessão, olha que inspirações legais!

O que vestir na cerimônia de casamento na praia

Tem quem queira usar um vestido só para a cerimônia e festa, tem quem queira mudar. Mas o vestido de noiva da cerimônia é a peça master do seu guarda roupa de casamento e provavelmente a primeira que você escolheu, né? Eu sou do time que queria aproveitar para usar o máximo de vestidos de noiva possíveis, como dá pra notar. Então escolhi um vestido para a cerimônia que fazia sentido na praia, mais romântico e princesa feito pela estilista Margareth Carmona.

O que vestir na festa de casamento na praia

Na festa, é hora de ousar um pouco mais e também focar no conforto. Você pode optar por remover alguma parte do seu vestido da cerimônia, muitas pessoas removem a cauda ou as mangas. Ou, usar um vestido totalmente pensado pra esse momento! Sua roupa precisa te permitir descer até o chão! E aqui também cabe mais brilho, se você gostar. Olha o meu como foi:

Bom, a partir daí não tem limite. Até o aerolook e a lingerie podem estar coordenados! Precisa? Não. Mas eu adorooo! Depois, você pode fotografar as peças que você gostar no manequim mesmo e montar lado a lado pra ver se elas estarão em harmonia.

Roupas Noivo Praiano

Claaaaro que peguei inspirações para o guarda roupa do noivo praiano para diferentes ocasiões também:

Esses foram exemplos pra um casamento praiano. Mas, se você for uma pessoa mais cosmopolita e urbana, ou que que vai fazer um casamento mais clássico, as inspirações podem ser diferentes. Bora montar sua pastinha no Pinterest e compartilhar com a gente nos comentários? Vou amar ver!

Veja também: Casamento na Praia Thaisa e Henrique

Você também vai gostar