Saiba qual é a quantidade de bebida necessária para sua festa de casamento
É inegável que as bebidas do casamento são um dos pilares da festa. Garantir uma boa bebida no seu evento (e, claro, um serviço adequado) é uma das senhas para receber chuva de elogios dos seus convidados. Mas, você sabe qual a quantidade e que tipo de bebida deve ter no seu casamento?
Alguns fatores a serem considerados antes de escolher as bebidas alcoólicas para o seu casamento:
Perfil dos seus convidados. Que tipo de bebidas eles apreciam mais? E as idades? Os convidados são na maioria mais amigos dos noivos ou familiares mais velhos?
Horário e Duração da Recepção. Em um casamento à noite com banda o consumo é muito maior do que um casamento durante o dia.
Temperatura no dia: Se estiver quente, o consumo de água aumenta, assim como refrigerantes, cervejas e espumante ou frisante. Se estiver frio, o consumo maior é de vinho tinto, vodka e whisky.
A maioria dos buffets inclui nas bebidas apenas a água, refrigerante e em alguns casos, a cerveja. Portanto, os noivos precisam ir às compras para o restante das bebidas. E logo vem, então, a clássica pergunta: Qual a quantidade de bebida que devemos comprar?
As regras para o cálculo de bebidas e suas exceções
Para calcular a quantidade de bebidas, deve-se primeiro sempre considerar:
– A totalidade dos convidados (que bebem e não bebem)
– O fato de que os convidados não ficam variando de bebida
As quantidades a seguir são apenas referências, mas que você pode adaptar ao seu casamento:
Whisky: 1 garrafa para cada 10 convidados. Muito apreciado pelo público masculino, porém, é crescente o número de mulheres adeptas ao whisky, em especial com energético, refrigerante ou água de coco.
Exceção à regra: Se o público for mais jovem em uma festa que vai madrugada a dentro, a proporção pode subir para 1/7. A vantagem do whisky é que se sobrar, essa bebida não estraga. Porém se você tem certeza que poucos dos seus convidados vão tomar whisky, então trabalhe com seu bom senso e adéqüe a regra a sua festa.
Espumante ou Frisante: 1 garrafa para cada 2 convidados. Das mais consumidas na festa, essa bebida é servida do início ao fim da recepção. As taças de espumante ou frisante reinam principalmente entre as mulheres!
Exceção à regra: Se tiver muito frio o consumo diminui em média 30%.
Se no seu casamento, na entrada da festa, o convidado receber uma taça da bebida, essa ação aumenta o consumo 15% em média. Se for uma bebida de boa qualidade, o consumo aumenta ainda mais.
Cerveja: 4 long neck por pessoa é uma média boa para um casamento com 8 horas de duração, por exemplo.
Exceção à regra: Se tiver muito calor ou o público for ‘cervejeiro’, o consumo aumenta para 6 por pessoa.
Energético: 1 latinha de 200ml por convidado, para casamentos com 8 horas de duração, por exemplo.
Vinho Tinto: Essa bebida é muito delicada de falar em regra e exceções, porque depende muito mais do perfil dos seus convidados. É a mais difícil de dimensionar porque um convidado apreciador do vinho tinto pode tomar 1 garrafa sozinho no evento, assim como em algumas festas pode não se consumir absolutamente nada.
Em geral o vinho tinto (que acompanha a refeição) é indicado em festas com mesa de jantar para todos e onde há boa parcela de apreciadores dessa bebida. Nesse caso, o indicado é 1 garrafa para cada 4 pessoas. Do contrário, não havendo necessidade, é perfeitamente compreensível e natural cortá-la das suas escolhas.
Vodka para o Barman: 1 garrafa para cada 14 pessoas
Saquê para o Barman: 1 garrafa para cada 14 pessoas
Basicamente são essas as bebidas acima que os noivos costumam completar no Buffet.
ALGUMAS OUTRAS DICAS
1 – Existem muitas empresas especializadas em bebidas que fornecem uma parte da bebida consignada, ou seja, uma porcentagem das bebidas é comprada e outra é paga somente se aberta, havendo a possibilidade de devolução. Isso gera uma segurança e economia maior para os noivos e buffet.
2 – Se as bebidas forem servidas corretamente, ou seja, em temperatura ideal, evita o desperdício.
3 – Para quem não sabe, basicamente a diferença de espumante, frisante e Champagne é que os espumantes possuem o gás naturalmente da própria bebida, enquanto que no frisante o gás é inserido na bebida no processo. Já Champagne é a nomenclatura para os espumantes produzidos em Champagne na França.
4 – A melhor bebida não é a bebida mais premiada, nem a mais conhecida ou mais usada, mas sim é aquela que agrada os noivos e os seus convidados.
5 – Como mencionado anteriormente, os convidados geralmente não variam muito a bebida. Se o convidado começou bebendo whisky, provavelmente beberá isso o restante da festa, para não misturar. Por isso, se você puder ter apenas uma garrafa de whisky na festa, por exemplo, muitas vezes é melhor nem servir esta bebida.
Confira também algumas ideias de drinks aqui.
E para encerrar lembre-se, se beber não dirija! Tim-tim, até próximo post!