Plaquinhas de Casamento na Cerimônia Sim ou não?
por Thaisa Dalmut
Ta aí um assunto bem polêmico e controverso. Queremos saber, você concorda com esse post?
As plaquinhas de casamento já deixaram de ser uma tendência e viraram um item tradicional, tanto na cerimônia quanto em outros momentos da festa. Seu casamento pode ser elegante, clássico, moderno ou divertido – sempre haverá uma plaquinha linda que combine com seu estilo!
Porém, é preciso tomar cuidado para os dizeres, ainda mais quando as plaquinhas são carregadas por doces e inocentes crianças. Assim como nas músicas, tudo que for mencionado nessas plaquinhas será eternizado em um momento de extrema simbologia e importância da sua vida. Você já pensou com carinho em que palavras deseja gravar nessas recordações?
Plaquinhas de casamento machistas!
Tem certeza disso?
Por mais engraçada que você queira sua cerimônia, a famosa placa com o dizer: “Foge que ainda dá tempo” é um item a ser pensado com cuidado. “Ah, mas por que? “o mundo ta ficando chato” “quanto mimimi”… Bom, calma lá. Quem sabe depois da explicação você concorde comigo!
Como tudo na vida, tendências passam e alguns conceitos vão ficando ultrapassados. Primeiramente, todos já ouviram essa piada! Em segundo lugar, pense comigo: a cerimônia é um momento lindo, emocionante, sagrado, em que as pessoas que mais se amam no mundo se unem, amigos choram de emoção, os passarinhos cantam ao fundo e o mundo parece um lugar melhor por alguns instantes. Você realmente quer compartilhar essa ideia machista de que a noiva é a doida por casar e o noivo o faz por obrigação? Um mito que é fortalecido pela sociedade com piadas e brincadeiras de mal gosto. Não é preciso dizer que ninguém é obrigado a casar e essa união envolve muito amor mútuo, planejamento, conquistas e respeito.
Há quem queira deixar a cerimônia mais divertida e descontraída e existem boas opções para assim fazê-la sem desvalorizar o momento para ninguém (Confira algumas ideias ótimas de plaquinhas aqui e aqui, para daminhas e pajens aqui).
Eu mesma já deixei de publicar fotos lindas aqui por causa dessa plaquinha. Pois é, é uma polêmica! Claro que a opinião, gostos e ideias dos noivos devem prevalecer sempre. Mas, pense com muito carinho nesses fatores de risco para ter segurança em todos os itens do seu grande dia e não se arrepender de nadinha. Falando nisso, aqui tem mais alguns itens que você pode repensar.
A nossa colunista, recém-casada e designer Fernanda Gonçalves, à frente da {fornecedor:1266}, conta:
“Já houve casos em que tivemos que recusar pedidos de plaquinhas, pois continham frases machista ou sexistas. Sempre que possível, aconselho os noivos escolherem parte de um poema ou trechos de músicas. O mesmo acontece quando os noivos solicitam plaquinhas com brasões ou hinos de futebol. O mais assustador é que na maioria dos casos, é a própria noiva que encomenda esse tipo de plaquinha. Nessas horas, é preciso mostra-las que para uma cerimônia ser linda e emocionante o amor um pelo outro deve ser protagonista”
Tente inovar no seu grande dia, deixar tudo a cara dos noivos. Pense em frases ou citações que realmente representem o casal, que signifiquem e agreguem valor a esse momento. Bom, eu não vim aqui jogar um balde de água fria na sua ideia de plaquinha, mas sim mostrar o outro lado disso.
Então, separei algumas ideias de plaquinha de casamento que podem te inspirar! As traduções estão nas legendas (é só passar o mouse em cima da imagem ;))
“para uma cerimônia ser linda e emocionante o amor um pelo outro deve ser protagonista”
Plaquinhas de Casamento para Inspirar
"Tio Brad, aí vem sua garota"
"Tio Josh, aí vem sua garota"
"Vamos logo, eu quero bolo"
"Alguém viu as alianças?"
"Alguém viu as alianças?"
"E eles viveram felizes para sempre"
"Aí vem o amor da sua vida…"
"Aí vem o seu para sempre"
Ah, claro, tem também o segurança das alianças, um clássico sempre muito fofo!
Queremos saber, o que você acha sobre as plaquinhas de casamento? Concorda, discorda? Tem alguma ideia? Conta pra gente!