CATEGORIAS

 

30/07/17

20 Itens que estão em baixa nos casamentos e que você deveria repensar

Dicas importantes para que o seu grande dia não tenha nenhum momento deselegante.
Fale com quem entende

PRÓXIMO

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Organizador De Eventos

ANTERIOR

Anel de Noivado e Aliança de Casamento - Saiba as Principais Diferenças

@khristiansnyder
Assim como tudo na vida, casamento também evolui e muda com o tempo - ou então os casamentos de hoje em dia seriam exatamente iguais aos de nossos avós. Comportamentos, moda, etiqueta... tudo muda e é por isso que achamos importante escrever uma matéria realmente informativa sobre os itens que estão em baixa ou em desuso nos casamentos atuais. Afinal, só se casa uma vez e você não é obrigada a saber de tudo. Essa matéria foi inspirada nessa aqui publicada em 2014 por uma expert em casamentos, a Silvia Baldi, e gerou bastante polêmica! Atualizamos alguns itens para 2017 e queremos saber se você concorda!

Nada te impede de fazer qualquer um ou todos os itens dessa lista. Se você fizer, ninguém terá o direito de te julgar, a felicidade dos noivos é a única regra se tratando de casamento. Nossa intenção não é ditar regras, mas informar e conversar sobre comportamentos que estão deixando de ser tradição e você pode ou não optar em fazê-los. Essas dicas podem funcionar para alguns casos e não para outros - se alguns desses itens não te agradam, podem agradar outros noivos e é nossa função passar essa informação!

Alguns dos itens citados aqui não podem ser considerados "fora de moda", mas, dependendo do casamento, podem deixar os convidados constrangidos, ou atrapalhar o evento, por isso, são dicas de coisas que valem ser repensadas com bastante cuidado de acordo com cada casamento! Espero que possam levar as dicas para o lado positivo e avaliar se cabem no seu grande dia ou não! Vamos começar pelos itens que realmente são considerados pela maioria dos profissionais em baixa:

1. Levar os presentes na festa

Não, isso não é uma festa de aniversário e dificilmente a decoradora preparou uma mesa para colocar presentes! O presente deve ser comprado em uma das lojas informadas provavelmente no site dos noivos, onde a entrega toda é combinada previamente por eles.
em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes
Presente não se leva na festa do casamento!

2. Informar a lista de presentes no convite

O ideal é o casal montar um site dos noivos para essas informações e deixar o convite mais elegante e sem "cobranças", entende? Uma opção para quem não tem como fazer o site dos noivos é anexar uma tag ao convite.

3. Colocar só presentes caros na lista de casamento

Muitos de seus convidados vão precisar gastar um dinheiro que não estava em seu planejamento para poderem estar presentes no seu grande dia. Alguns deles não estão em condições, mas não querem perder esse momento tão importante. É de muito bom tom que sua lista de presente de casamento tenha valores bem variados!

4. Exageros de qualquer natureza no casamento

Exageros na decoração, nos decotes, na grinalda, na maquiagem, nos arranjos da igreja, arranjos de mesa de convidado, no convite e até mesmo exageros na bebida! Tudo em exagero faz mal e pode dificultar ou tirar um pouco da beleza do seu grande dia.

Beber em excesso
é até "normal" - muitos noivos esperam tanto por este dia que acabam perdendo as estribeiras e enchendo a cara. Bom, o dia é deles e quem não gosta de uma festinha, né? No entanto, os noivos provavelmente vão se arrepender se no dia seguinte não lembrarem de nada do próprio casamento. Não lembrarem da cerimônia, de todos os detalhes planejados há meses, não lembrarem do discurso engraçado dos tios ou da vó dançando em cima da cadeira  se bem que tem coisas que as vezes é melhor esquecer
Uma montagem para mostrar as reais possibilidades de se beber demais no casamento, acredite: tinham fotos bem piores. Experimenta pesquisar por "Bride and groom drunk" no google :(
em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes
Too much.

5. A noiva atrasar

Foi-se o tempo em que a noiva se atrasar era legal. Para as igrejas é entendido como desrespeito e as cerimônias, nesse caso, são proporcionalmente reduzidas. Na prática, as noivas têm antecipado o horário no convite e no salão onde elas se arrumam. Atrasos são deselegantes em qualquer momento do casamento

É inadmissível deixar os seus queridos convidados e familiares esperando mais de 15 minutos depois da hora marcada. Esse atraso é um tanto indelicado e ela não vai poder reclamar se metade dos convidados estiverem dormindo na hora da cerimônia.

6. Passar a gravata de mesa em mesa

Ok, essa é polêmica e bastante pessoal. A grande preocupação dos anfitriões é que essa antiga tradição de passar a gravata de mesa em mesa pode, eventualmente, constranger seus convidados - muitos não levam dinheiro a um casamento.

Lembre: seu convidado já gastou uma grana para comparecer lindamente e comprar o seu presente. Muitos deles quebraram o cofrinho da tatuagem ou da próxima viagem, fizeram muito freela/bico e pararam de ir pra balada só pra poder ir no seu casamento. Pense neles. Além de que muitas pessoas não levam dinheiro nesse tipo de evento.

Solução: se vocês estão precisando de dinheiro, pensem na opção de incluir "cotas" na sua lista de presente virtual. Muitos sites oferecem esse serviço!

Dica: Você pode fazer a gravata de uma maneira mais informal, sem passar de um em um.
cortar a gravata, em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes

7. Adereços de pista de gosto duvidoso

É super divertido no meio da balada receber aqueles acessórios divertidos e bonitinhos - tiara de flores, pulseiras e colares neon, plaquinhas engraçadas... mas, ninguém quer ficar ridículo nas fotos, por isso, o bom gosto vale também para estes adereços! 
adereços bregas, em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes
Bom gosto vale para todos os momentos!

8. Lembrancinha de casamento de gaveta

Nada de lembrancinhas de encher gaveta. É muito mais interessante terem em sua festa uma cabine de fotos ou presentearem com algo para comer no dia seguinte!

Aqui nesse post tem algumas ideias super legais de lembrancinhas!

9. Fogos indoor no casamento

Atenção: existem opções seguras de fotos indoor se você estiver em um espaço grande, rolar um show ou algo do tipo.
Mas, é preciso muuuita pesquisa e profissionais de confiança. Nem precisamos dizer que é por questão de segurança, certo?! Tudo certo pra dar errado!

Dica: que tal levar todos pra fora para um show de fogos? Ou então, aposte nos sparklers - ficam lindos na foto!
fogos indoor, em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes

10. Noiva de luvas!

Agora, alguns itens sobre moda. É importante lembrar: a moda é cíclica e vai e vem! Quando se fala em casamentos, a regra é sempre pensar na atemporalidade. Pode ser que daqui uns anos as luvas estejam em alta - não estamos vivenciando a volta da até então odiada pochete? eu estou comprando a minha

Não gostamos muito de falar sobre moda para noivas, porque isso muda tanto! Mas, se tem uma coisa que dificilmente fica bem e atemporal, essa são as luvas. (Nem pro motorista do carro da noiva, quem dirá para a noiva)

A não ser que o tema do casamento seja vintage, aí as luvas funcionam bem!
luvas, em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes, fora de moda
luvas, em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes, fora de moda

11. Maquiagem e penteado da noiva pesados demais

Se a noiva é acostumada a usar maquiagem pesada, um cabelão produzido e tem um estilo mais chamativo, ok! Mas, um grande erro de muitas noivas é querer fazer tudo no casamento, sabendo que normalmente não fazem. Querem maquiagem "tudo", cabelo "tudo", vestido "tudo, e acabam virando outra pessoa. Sinta-se linda, mas reconhecível pelo seu noivo no altar! Você não vai querer olhar para as fotos e não se reconhecer, né? 

Falando nisso, aqui tem vários penteados lindos para você se inspirar.

12. Terno do noivo fora de moda

Alguns noivos ficam sem saber o que vestir (rolam muitas dúvidas) e acabam ficando nas mãos de lojas ou profissionais totalmente desatualizados com a moda. O resultado? Nem sempre é bom! Existem tendências masculinas sim e detalhes que ficam fora de moda. Pesquise e se informe com bons profissionais pra que ele também possa se sentir lindo no grande dia. O noivo também merece se sentir estiloso, elegante e moderno!

Confere aqui nossas matérias feitas sobre moda para eles!
terno brilhante do noivo, em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes, fora de moda
A noiva tá lindíssima! Mas muitas pessoas questionaram o terno do noivo.

13. Bolo maior que os noivos

Lembra quando falamos que tudo em exagero é ruim? O bolo também não deve passar dos limites.


Atualização: Como tudo na vida a moda vem e vai e o bolo grande está voltando a cena. Mas a ideia de que tudo em exagero é ruim permanece viva.
bolo gigante, em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes, fora de moda

14. Casamento Ostentação

O casamento é celebração do amor, união de duas famílias. O foco do casamento são os noivos e esse amor! Não há nada de errado em você investir bastante no seu casamento e querer que ele seja o mais lindo do mundo (toda noiva quer e merece) mas, quando o foco passa a ser o número de atrações, a quantia de flores e cristais, o valor de cada profissional, a quantidade de caviar do cardápio... pode ficar um pouco brega. O cuidado aqui para quem quer fazer um casamento super chique é - evite exageros, sempre! Menos é mais :)
casamento ostentação, em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes, fora de moda
ATENÇÃO: Agora vão alguns itens que são mais dicas para você repensar e ver se cabe ou não no seu grande dia. Pode funcionar para diferentes tamanhos de casamento. Avalie!

15. Fila pra tudo

Já se foi o tempo que os pais cumprimentavam os convidados na entrada da festa e também serviços de aparadores com longas filas. Não há problema algum com serviço à americana, mas com filas sim! Por isso, avalie o tamanho da sua festa para escolher os melhores serviços e evitar as filas quilométricas. 
fila, em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes, fora de moda

16. Noivos passarem de mesa em mesa em casamentos grandes

Noivos passarem de mesa em mesa, em especial em festas médias e grandes, pode matar sua festa - isso vai demorar horas e horas. Procure cumprimentar sim os mais velhos e depois faça da pista e dos lounges um verdadeiro local de encontro. Se o seu casamento for um mini-wedding ou algo mais íntimo, aí não tem problema nenhum!

17. Fazer os convidados esperarem após a cerimônia

Seja esperar para o casamento civil quanto para as fotos com os padrinhos. 

Geralmente a cerimônia leva um bom tempo e depois os noivos vão tirar fotos. Isso costuma levar mais um bom tempo e enquanto isso seus convidados estão esperando no salão - muito provavelmente com fome. Os convidados devem ter um serviço de buffet contínuo e independente dos noivos, assim garante que sejam mais bem atendidos!

Se você preferir que todos comam juntos, providencie finger food para o momento em que eles esperam, mas não os deixe na mão, ok? 

18. Menu sem opções vegetarianas

Não comer carne é direito básico de qualquer pessoa (você já assistiu Okja? nem eu quero comer carne depois disso). É muito chato quando tuuudo tem carne, até a salada leva bacon! Na hora de montar o seu menu, pense também em deliciosas opções vegetarianas e seus convidados agradecerão!
comida para os profissionais, buffet vegetariano, em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes, fora de moda

19. Não servir comida para os profissionais

Gente, esse assunto é muito sério. Seus profissionais devem ser tão bem tratados no grande dia quanto seus convidados. Se você discorda, sugiro que leia esse post aqui.

20. Plaquinhas e topo de bolos machistas

Por mais engraçada que você queira sua cerimônia, a famosa placa com o dizer: "Foge que ainda dá tempo" é um item a ser pensado com cuidado. Noivinhos de topo de bolo onde a noiva está carregando o noivo, então? Repense! Aqui explicamos melhor esse item.
plaquinha machista, foge que ainda dá tempo, em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes, fora de moda
topo de bolo machista, noivo amarrado, em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes, fora de moda

Importante:

O item mais delegante de todos esses é você ficar se preocupando com tudo isso no dia do seu casamento. Você tem todo o processo de organização pra se "preocupar". No dia do seu casamento, ficar emburrada porque um arranjo está fora de lugar, porque uma convidada está usando branco ou por qualquer outra coisinha é a coisa mais em baixa do mundo. SORRIA, aproveite esse dia, viva esse dia, ele é único, não deixe nada estragar isso!
casamento elegante, sem gafes, foge que ainda dá tempo, em baixa nos casamentos, brega, fora de uso, o que não fazer, gafes, fora de moda
Veja também o que nós (as editoras) achamos sobre o assunto nos vídeos abaixo! Ah, Inscreva-se no canal pra não perder nenhuma dica sobre casamentos <3
Parte 2:
Como todos nós seremos convidados para outros casamentos, vale a pena você ler também esse post aqui, que fala sobre as principais gafes cometidas pelos convidados e como evitar.

-

O que achou da nossa lista, lembrou de mais algum item? Compartilhe com a gente nos comentários!

Lembrando que são apenas algumas dicas de quem trabalha com casamentos para nada dar errado, porém, casamento é a realização do desejo do casal e são estes que devem saber o que será melhor para seu grande dia!

DICA:

Começou a organizar o seu casamento e se viu perdida nesse mundo cheio de possibilidades? Criamos um ebook com o passo a passo resumido e organizado pra te ajudar nesse processo. Clique aqui para ver!

Share Post.

00

00

00

00

Tags.

#baixa #deselegante #itens

AUTOR

Thaisa Dalmut

Editora Mariée

Deixe Seu Comentário.
Publicidade

ANTERIOR

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Organizador De Eventos

PRÓXIMO

Anel de Noivado e Aliança de Casamento - Saiba as Principais Diferenças