Como praticar autocuidado durante o banho?

Confira 5 dicas simples de como tornar o seu banho um verdadeiro ritual de autocuidado!

Com a enxurrada de informações que recebemos todos os dias, precisamos – muitas vezes – de um momento a sós, para cuidar de nós mesmos, não é? É ótimo para a sua saúde mental e física, ter um momento para relaxar, ouvir uma música, cuidar da pele e deixar todo aquele dia estressante para trás. E para isso, a ação mais cotidiana do seu dia, que é tomar banho, pode virar um verdadeiro ritual de autocuidado! Mas como? Confira as dicas que preparamos para você!  
cuidados na hora do banho
Foto: Thaisa Dalmut

Como praticar o autocuidado?

Cuidar de si deve ser prazeroso e comum no nosso dia-a-dia. Passamos por vários momentos estressantes ao longo do dia e, por isso, é importante se desligar um pouquinho para não deixar de lado o seu maior presente: você! 

Por isso, uma dica para começar a praticar autocuidado é desligar o celular. Sim, é isso mesmo que você leu. Mas calma, você não precisa desligar seu celular por um dia inteiro – se não quiser. O ideal é que você se desconecte dele por pelo menos 20 minutos do seu dia, para se dedicar a você mesmo. 
Acredite: o mundo não vai acabar se você ficar offline por apenas 20 minutos. E a sua saúde mental agradece! 
Algumas outras práticas que vão te ajudar a cuidar melhor de si: 
  • Dormir bem 
  • Consumir alimentos nutritivos e saudáveis
  • Praticar atividade física 
  • Meditar 
  • Ter hobbies 
  • Cuidar da pele e do cabelo 
Mas lembrando: o autocuidado pode ser diferente para cada pessoa, já que uma atividade que é prazerosa para você, pode não ser para mim – e vice-e-versa!  
cuidados na hora do banho
Crédito: Glowsly

Autocuidado na hora do banho

Como vimos nastendências de beleza para 2021, a hora do banho promete se tornar um grande ritual de autocuidado. E para te ajudar neste momento a relaxar de verdade e cuidar de si mesma (seja mentalmente ou fisicamente), confira o que separamos de dicas para tornar o seu banho mais relaxante!  

APERTE O PLAY
Ouvir música faz muito bem! Por isso, não pode faltar a sua música preferida na hora do banho. Cantar no chuveiro então… nem se fala: é uma ótima tarefa para espantar todos os males. Então monte uma playlist bem incrível e aproveite este momento que é só seu! 
ritual de autocuidado
Crédito: Hello Glow

ESCOLHA UM CHEIRINHO ESPECIAL

Na hora do seu SPA caseiro – ou SPA no banho -, os aromas podem te ajudar a ficar ainda mais relaxado. Alguns óleos essenciais que podem ser ótimos neste momento são: Lavanda, Camomila, Ylang Ylang, Eucalipto e Manjerona.

Mas nada de aplicar estes óleos diretamente na pele, ok? Você pode usar os óleos essenciais em um difusor elétrico ou pingar algumas gotinhas na água da banheira ou no box do chuveiro!  

ESFOLIE O CORPO
A esfoliação é um passo essencial em uma rotina de cuidados com a pele. Mas nem sempre lembramos de esfoliar o nosso corpo, não é mesmo? Por isso, separe um dia da semana, durante o banho, para esfoliar suas pernas, pés, costas, braços e barriga. A sua pele agradece!  
SPA caseiro
Crédito: Frank Body

MOMENTO MINDFULNESS
Praticar atenção plena durante o banho é uma ótima maneira de relaxar e de começar a incluir a meditação na sua vida. Por alguns instantes, preste atenção apenas na sua respiração. Depois, perceba qual a textura do xampú que está usando, qual a temperatura da água e como ela escorre por toda a sua pele. Essas ações simples já vão te ajudar a ter mais foco no momento presente e assim, vão reduzir o estresse e a ansiedade.
APOSTE EM ÓLEOS CORPORAIS 
O momento certo de usar um óleo corporal é quando o corpo ainda está úmido, já que o óleo vai criar uma barreira, evitando que sua pele perca água. Então use e abuse de óleos corporais no final do banho, para ficar com a pele mais bonita e hidratada.  
ritual no banho
Crédito: Vogue

__

O seu banho é um ritual de autocuidado para você?
Conta pra gente!  
Siga-nos no

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Compartilhe

Previous
Casa & Décor: Formas de reformar a cozinha sem reforma
Como praticar autocuidado durante o banho?