Vaso Auto Irrigável: Praticidade, Beleza e Sustentabilidade Para Sua Casa
por Thaisa Dalmut
Se você me acompanha no Instagram provavelmente já me viu falando sobre os vasos auto irrigáveis. Uma alternativa sustentável e prática para os vasos tradicionais! Como eu viajo bastante, precisava de uma maneira de manter minhas amadas plantas hidratadas. A melhor forma de fazer isso foi trocando meus vasos comuns pelo vaso auto irrigável da Plantiê.
Como funciona um vaso auto irrigável para plantas
Desde que plantei a primeira planta em um vaso desses e percebi o quão feliz ela ficou, já troquei quase todas as plantas da minha casa por vasos da Plantiê. Isso porque você só precisa encher o reservatório de água de tempos em tempos e a própria planta vai sugando a quantidade de água que necessita. Isso evita problemas com falta ou excesso de água! Ótimo também pra quem acha que não tem sorte com as plantas, ou o famoso dedo verde haha
O fato de o reservatório ficar fechado com uma tampinha também garante que sua planta não vai atrair mosquitos!
Um dos idealizadores, o Mateus, me contou que o processo é super simples: “A cordinha tem uma propriedade física que se chama capilaridade. A capilaridade é quem transfere a água para a planta nas condições que a planta apresentar”.
Olha que legal como funciona o vaso auto irrigável:
Vasos para plantas de material reciclado
Não bastasse toda essa beleza e praticidade, os vasos são 100% reciclados! Isso quer dizer sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente. “O vaso é feito para as pessoas que sabem o quão gratificante é ter dentro de seu próprio lar uma infinidade de plantas. Elas nos trazem um sentimento de pertencer a natureza de alguma forma, nos sentimos contribuintes com o ciclo natural da vida. A diferença é que a Plantiê faz isso tirando materiais que iriam se tornar lixo nos oceanos e transforma em seus produtos“, conta Mateus. Falando em sustentabilidade, a Plantiê também inovou recentemente dando um novo destino às cascas de arroz.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil. A casca do arroz não tem utilidade nenhuma no processo, ela é um passivo ambiental. Pensando nisso, foi desenvolvido um novo vaso, muito bonito e rústico, misturando a casca de arroz com a matéria prima dos vasos. O resultado segundo Mateus foi “uma resistência maior no produto e uma textura rugosa que evidencia nosso trabalho com materiais de descarte”.
Se você gostou dos vasos e quer um pra chamar de seu – já aviso que você vai querer comprar mais de um depois de conhecer – a novidade é que estamos vendendo essas maravilhas na lojinha do meu outro blog, o Te Inspira! É só clicar aqui.