Recebi um email de uma noiva, e, por se tratar de uma dúvida comum, achei que o tema merecia um artigo. A noiva disse assim: “Ficamos noivos e já colecionei centenas de fotos de casamentos que nos encantaram. Já sabemos várias coisas que queremos e não queremos. Como saber se estamos sonhando demais? Como realizar esse sonho sem virar um pesadelo e nos endividar?“
Casar é sonho e planejá-lo é preciso! A frase que diz “no final dá tudo certo”, para eventos é mito. Em tempos de tanta conectividade e tantos acessos a casamentos muitos charmosos, criativos e deslumbrantes, quem não fica encantado e cheio de idéias?! Sonhar e planejar a festa é tão bom quanto a festa. Acredite!
Vamos a um passo a passo dos primeiros passos rumo aos preparativos com os pés no chão:
1) Saber o que quer.
Noivos, conversem entre vocês dois sobre o que imaginam para o dia do casamento com relação às prioridades e os sonhos que existem. Onde querem chegar. Escrevam!
2) Qual é o Budget.
Definam quanto podem reservar financeiramente para o evento e se as famílias vão colaborar ou não. Sem saber a verba, fica impossível planejar a “viagem” com sucesso.
3) Façam a lista de convidados e estabeleçam os critérios.
A quantidade de convidados impacta totalmente no financeiro e nas escolhas de locais de cerimônia e recepção.
4) Façam um planejamento financeiro detalhado do casamento com um bom check list.
Nessa etapa, se possível, contrate um profissional assessor de casamentos (ou cerimonialista). O objetivo maior é avaliar se o que será investido no casamento esta compatível com o padrão sonhado. Se não puder ter assessoria agora, façam orçamentos de todos os produtos e serviços, conversem com amigos que se casaram, pesquisem para ver se seu planejamento financeiro está na direção correta.
5) Recalcule a Rota, se preciso for.
Se necessário ajustar ainda mais a planilha do sonhado casamento, avalie o que pode ser reduzido OU se algo pode ser eliminado. Se mesmo assim, ainda não equilibrar as contas, infelizmente terá que reduzir número de convidados. Ser condizente com a realidade financeira é a decisão mais acertada. E tem muitas outras opções criativas que podemos solucionar e ainda economizar. Calma, não desista!
8) Escalando o time para o seu casamento.
Com a planilha pronta, valores ‘teto’ decididos para cada item, a data e local definidos, vocês estão prontos para começar a escalar o time de profissionais para o casamento. Nada substitui o ‘olho no olho’ com esses profissionais (se possível) e, claro, uma referência de outros casais e profissionais da área que são da sua confiança é fundamental!
Dica: Leia os contratos antes de assinar e confira se todos os itens estão devidamente descritos. Não tenha vergonha de solicitar ajustes e tirar dúvidas. Esses contratos regem o dia do seu casamento e tudo deve estar muito bem detalhado.
Um bom planejamento e um bom time garantirão a paz que vocês precisam (e merecem) para sentir a emoção desse dia na sua plenitude. Sonhem sim, mas com planejamento.
Não deixe de ler o artigo “O que vale mais que altas verbas no seu casamento”.
Até a próxima segunda!