Vale a pena decorar apartamento alugado?

por Thaisa Dalmut

Mora em um imóvel alugado e não sabe se deve ou não decorar?

Continua após a publicidade..

Desde que eu saí da casa dos meus pais, sempre morei em apartamentos alugados. No começo eu pensava: “não, não vou pintar a parede ou colocar uma prateleira porque depois terei que fechar esse buraco e pintar a parede de novo pra entregar o apê“. Eu me limitei a viver naquele bloco branco e decorar apenas com alguns vasinhos de plantas pra evitar ter gastos desnecessários na hora de entregar a chave de volta para a imobiliária.

decoração para apartamento alugado

Pois bem, na hora de fazer a vistoria de devolução do apartamento, a surpresa: eu deveria pintar as paredes MESMO ASSIM. O imóvel dever ser entregue com pintura nova, independente de eu ter mudado algo ou não. Ou seja: os dois anos que vivi naquele apartamento poderiam ter sido muito mais agradáveis se eu tivesse me permitido decorar e deixar o ambiente um pouco mais aconchegante e com a minha carinha. Depois dessa experiência, eu decidi que faria de qualquer lugar que eu fosse, o mais agradável e bonito possível.

Como decorar um apartamento alugado?

Claro que você não deve fazer uma reforma em um apartamento alugado, derrubar paredes e mudar a estrutura está fora de cogitação – a menos que o proprietário esteja de acordo e você tenha negociado isso. Mas você pode pintar paredes, pendurar prateleiras e quadros, plantas, espelhos… tudo dentro das possibilidades reversíveis de decoração, ou seja: coisas que podem ser facilmente desfeitas e cobertas com a pintura nova que você terá que fazer na hora de entregar o imóvel. O importante é entregar o apartamento como você recebeu e com a pintura nova.

Continua após a publicidade..

O segredo também é investir em móveis soltos, tapetes, quadros, itens decorativos, roupas de cama, cortinas… itens que você pode levar consigo na mudança!

Muitas pessoas pensam que não vale a pena, já que aquele lugar não é seu. Mas veja bem: faz quase 15 anos que eu moro em apartamentos alugados. Não sei se em algum momento vou comprar o meu próprio. Deveria esse tempo todo viver no bloco branco e sem vida, apenas porque aquele espaço não está em meu nome na escritura? Viver bem onde moramos e nos sentirmos aconchegados é muito especial. Tornar o espaço onde vivemos agradável faz bem para nossa mente e saúde!

Continua após a publicidade..
@thaisadalmut

Eu sempre morei de aluguel. Em alguns apartamentos fiquei menos de um ano. E NUNCA deixei de decorar e deixar o ambiente o mais aconchegante possível, dentro das possibilidades. A gente precisa se sentir confortável no nosso lar AGORA 🙂 por isso investimos em decorações e móveis soltos, plantas, itens que possam me acompanhar por onde eu for. É assim que funciona pra gente. E pra você? #casaedecor #rotina #apartamento #aluguel #sacada #decor #varanda

♬ som original – Thaisa Dalmut

Na entrega das chaves era sempre a mesma história: devolver com pintura nova. Como isso já não era uma surpresa pra mim, já me planjeava pra arcar com esse custo. Sempre haverá despesas na hora de devolver um imóvel alugado, então, por que não fazer do tempo em que você esteve nele o melhor possível?

E você, é do time que adora decorar o imóvel ou prefere deixar o mais intocável possível? Se estiver buscando formas de começas a decorar sem mexer no imóvel, recomendo usar essas plantas!

Você também vai gostar