Tipos de Lareira
por Yasmin Alcaraz
O outono mal começou e você já está congelando? Agora, imagine você e o seu amor em casa tomando um vinho em frente à lareira para fugir do frio rigoroso do inverno! Se o único item da frase que está faltando na sua vida é uma lareira em casa, hoje eu vou te ajudar a tirar todas as dúvidas sobre essa maravilha, e provar pra você que nem sempre é preciso quebra-quebra para se esquentar no inverno!
A famosa lareira à lenha hoje divide espaço com outros modelos mais modernos e que prometem esquentar da mesma forma. Confira agora os principais modelos de lareiras que você pode ter na sua casa ainda neste inverno:
Lareira à lenha
A lareira à lenha é o modelo mais conhecido de todos! Apesar de muito decorativa e imponente, ela carrega algumas desvantagens que considero importantíssimas na hora da decisão do modelo ideal. Ela precisa ser construída com mão de obra especializada (em alvenaria ou metálica), gera fumaça e necessita de um duto de exaustão para a saída dela. Além disso, uma limpeza constante precisa ser feita para não deixar as superfícies pretas e juntar insetos nas lenhas armazenadas. Ou seja, é linda, mas muito complicada!
Lareira a gás
Esse tipo de lareira é ótimo para quem não quer perder tempo limpando a sujeira da lenha queimada. Para sua instalação será preciso ajuda de um profissional especializado e você deverá ter disponível um ponto de gás e um ponto elétrico, pois ela é acionada através de controle remoto. O modelo a gás também dispensa o uso de chaminés, quando o seu tamanho chega a até 1,70m, e os tipos de gás utilizados são o gás natural e o GLP (botijão de cozinha). Mas, fique sempre atento! Se você quer tranquilidade, compre sempre modelos que tem sistemas de segurança segundo a NBR 13.103.
Lareira elétrica
A lareira elétrica necessita apenas de um ponto de energia para funcionar, mas, justamente por isso, irá subir a sua conta luz no inverno. Apesar de super prática, pois funciona apenas ao apertar um botão no controle remoto, um ponto ruim da lareira elétrica é a sua aparência artificial. Ela até simula a chama queimando a lenha através de uma imagem, mas qualquer um percebe que aquilo não é real. Se você não se importa com isso, ela é um modelo perfeito para quem quer, acima de tudo, praticidade!
Lareira ecológica
Esse tipo de lareira é o mais ecofriendly de todos, pois funciona a base de etanol (álcool combustível), uma substância renovável e menos poluente. Suas vantagens são grandes, pois além de ter um visual bem contemporâneo, é possível comprar modelos portáteis. Assim, você pode usa-la em qualquer ambiente da casa, incluindo as áreas externas. Além disso, ela não faz fumaça, não necessita de chaminé e não vai aumentar sua conta de luz. O único ponto negativo, para os mais preguiçosos, é que o seu acionamento é manual, diferente dos modelos a gás e elétrico que funcionam através de controle remoto.
Agora ficou mais fácil decidir o melhor modelo para cada casa. Se o frio que prometem vier com tudo, temos que estar preparados!