Serenatas Italianas de Amor
por Sandra Santoro
Uma doce tradição que não sai de moda. As serenatas são, para os italianos a mais pura e sincera oferta de amor que vem sendo replicada há muitas gerações.
Na noite anterior ao casamento, o noivo italiano se dirige à casa de sua futura esposa, para recitar à ela doces parolas de amor. A noiva já o aguarda ansiosa, próxima à janela de sua casa. Ao escutar a voz do amado, ela caminha para lado de fora da sacada, assim como na história de Romeu e Julieta, para apreciar o fundo musical alegre tocado geralmente, pelos amigos do noivo, que o acompanham.
Essa linda tradição iniciou no tempo Medieval, mas se difundiu apenas após a Segunda Guerra, principalmente nas regiões do centro e sul da Itália. Naquela época, a população viu na serenata uma bela oportunidade para se reunir com amigos da vizinhança e compartilhar, com alegria, o momento tão importante do casamento. Ao final da serenata, era de bom grado que a família da noiva ofertasse ao noivo e seus amigos um banquete de jantar, como forma de agradecimento.
Nos dias de hoje, sobretudo na região da Calabria, Sicilia e Campania, a serenata ganhou força e se tornou um gesto de celebração importante replicado também em outras datas especiais. A serenata romântica seria uma bela sugestão para pedidos de casamentos, por exemplo! Uma forma inédita e charmosa para surpreender a amada durante uma viagem ao Sul da Itália.
No caso dos noivos que acham que não encarariam uma serenata de sua autoria, a dica não está perdida! Hoje na Itália já possível encontrar equipes de músicos profissionais para acompanhar o futuro esposo enquanto ele carrega para a amada lindas flores, um anel e um sorriso apaixonado de quem diz “aceita casar comigo?”.
Lindo, clássico e cultural. Apesar de ser uma cultura antiga, as noivas ainda hoje não só a apreciam, como fazem questão de viver seu romantismo! Afinal de contas, sejamos sinceras, como não se apaixonar por uma cena espontânea como esta?
Eu, particularmente, morreria de amores! E vocês?