Décor No Chão: Pisos Desenhados
por Yasmin Alcaraz
Por vários anos, fazer algum tipo de desenho no piso de casa era quase uma regra. Por isso, as casas mais antigas ainda carregam resquícios dessa época, com seus pisos super elaborados em madeira maciça, que requerem muito cuidado para se manter sempre lindos.
Com o passar do tempo, essa moda deu lugar a uma forma bem mais prática e minimalista de assentamento de pisos, aquela básica que conhecemos em que uma peça é colocada ao lado da outra. Mas, pra quem tem um pezinho e o coração lá no passado, pode ficar feliz, porque os layouts de piso desenhados estão voltando com propostas em novos materiais, bem mais fáceis de manter, trazendo aquele detalhe exclusivo pra qualquer casa.
Alguns dos desenhos que estão super em alta são esses da foto abaixo. Todo mundo já de ter visto um deles na casa de alguma vovó, mas as inspirações que trouxe vão te provar que eles podem ser bem mais modernos do que parecem.
Escama de peixe
O layout em escama de peixe é muito semelhante a “espinha de peixe”, porém, a diferença está no alinhamento das peças. A escama está sempre na diagonal comparada ao ângulo das paredes. Dá só uma olhada nesses ambientes para entender melhor!
Gosto da ideia de usar esse desenho nas paredes também pois possui um formato que permite infinitas composições quando você quiser variar as cores. Usando duas cores ou mais, o efeito é um espaço bem mais informal e moderno.
Espinha de peixe
O layout em espinha de peixe, ao contrário da escama, está sempre alinhado com as paredes. Dessa forma, a instalação é mais fácil e você corre menos riscos do desenho dar errado quando contratar um azulejista que não seja tão habilidoso.
Chevron
O Chevron tem as pontas cortadas em diagonal, o que permite que o encaixe crie um desenho de zig zag. Esse layout é muito versátil e vai bem desde cozinhas até quartos de bebê. Dentre os três, esse é o mais difícil de ser assentado com perfeição. Por isso, se liga! Se quiser esse efeito, contrate um bom azulejista para evitar as lágrimas!
Os nomes e os formatos são tão parecidos, que fica fácil de confundir, né? Eu adoro esses desenhos e o que mais gosto é que hoje, se não quiser usar a madeira, você pode usar o porcelanato como uma alternativa de piso mais fácil de manter.
O que acham dos pisos desenhados? Conta para a gente!