O uso de mantilhas
por Thaisa Dalmut

A mantilha é uma peça de origem no vestuário espanhol, usado por todas as mulheres, principalmente em eventos religiosos, touradas e na dança flamenca.
Antigamente, era muito comum as noivas usarem mantilhas, depois o uso do véu ganhou força e popularizou-se em as noivas sendo usado e preferido por grande parte delas.
Antigamente, era muito comum as noivas usarem mantilhas, depois o uso do véu ganhou força e popularizou-se em as noivas sendo usado e preferido por grande parte delas.
O véu é confeccionado em tecido leve, pode receber bordados e/ou aplicações e ser mais armado ou não. Apresenta comprimentos variados, do mais curto ao longo de 3 a 5 metros e sua função é emoldurar o rosto. Antigamente sua função era cobrir o rosto da noiva, representando a pureza.
A mantilha também possui a mesma finalidade do véu, porém, costuma ser mais pesada, por conta do material nela utilizado. Em razão disso, elas geralmente são presas rente ao rosto e ficam caídas sobre os ombros. Podem ser confeccionadas toda em renda ou ter apenas a borda rendada, como acabamento da mantilha.


Não existem regras sobre o uso de mantilhas ou véus e a escolha é muito pessoal e deve estar em harmonia com o visual da noiva. A mantilha é uma peça extremamente clássica e elegante, ideal para quem quer um toque vintage. Mas, se seu vestido será com muitos detalhes, bordados e renda pesada, o ideal é optar por um véu que é mais leve.






Eu também optei por uma mantilha no meu casamento, já contei sobre meu visual de noiva por aqui, aliás, usei a mesma mantilha que a minha mãe usou.

DBecher Photographers
Aliás, depois encontrei uma mantilha Rosa Clará muito parecida.

Está aí uma ótima opção para as noivas!