Listei nessa matéria os passeios e experiências que você precisa fazer na sua visita à Gramado e Canela!
Está pensando em viajar para a Serra Gaúcha e conhecer Gramado e Canela? Ou você chegou a esse post pela ideia inusitada que tivemos de fazer uma viagem de despedida de solteira mãe e filha? Bom, essa matéria é sobre as duas coisas! Em janeiro de 2019 fiz uma viagem com a minha mãe que decidimos chamar de nossa despedida de solteira mãe e filha! A experiência foi muito legal e bastante gente veio me pedir dicas sobre a região. Por isso, vou listar nessa matéria o que fazer em Gramado e Canela, nossos passeios e experiências preferidos!


O que fazer em Gramado e Canela
1. ANDAR A PÉ PELO CENTRO DE GRAMADO
Tanto Gramado quanto Canela são cidades muito seguras, por isso, andar pelas ruas é muito tranquilo. O centro de Gramado é recheado de atrações, seja restaurantes, casas históricas, cafés, lojas, artesanatos, feiras… tudo é muito interessante! Tem a rua torta, os museus de imigrantes… é um passeio lindo!
Ah, se você está procurando uma lista legal das melhores pousadas em Gramado, sugiro a leitura desse link!

2. ALMOÇAR NA RUA COBERTA
A rua coberta fica no centro de Gramado, um lugar que você com certeza vai querer visitar no seu passeio ao centro da cidade. É uma rua coberta com muitas plantas, bistrôs, cafés e lojas. Tudo é uma delícia! Na primeira vez que fomos lá, almoçamos no Bistrô Pastaciutta e comemos um delicioso spaghetti 4 formaggio com cogumelos. Bom demais!


Gostamos tanto da rua coberta que voltamos no dia seguinte para almoçar no restaurante Neni, que nos surpreendeu pela beleza e sabor dos pratos. Um melhor que o outro, recomendo muito que você conheça na sua ida a Gramado!



3. JANTAR FONDUE
Apesar da colonização alemã e italiana, Gramado também tem muito da Suíça. Você vai encontrar muitos restaurantes de fondue de alta qualidade e preços variados. Eu tive o prazer de conhecer e me apaixonar pelo Petit Brasil, que tem uma vibe boa para grupos de amigos e famílias, com música ao vivo e transporte para os clientes. Além disso, o preço é ótimo!


4. JANTAR PIZZA
Tá, Thaisa, você só fala de comida? É que Gramado é um lugar perfeito para quem ama comer bem, assim como eu! Se você andar a noite pelo centro de Gramado vai perceber um grande barco pirata – sim, isso mesmo que você leu! A pizzaria Cara de Mau é uma das mais badaladas da cidade, seja pela decoração temática ou pela premiada pizza. Lá também é ótimo para ir com crianças pelo espaço recreativo. Uma noite divertida e gostosa!
Mas existem muitos lugares para comer pizza por lá. Nas minhas últimas idas a Gramado jantei pizza na II Placere e, honestamente, foi a melhor pizza que já comemos. Recomendo!

5. TOMAR UM LEGÍTIMO CHOPP ALEMÃO
Mais uma vez no centrinho de Gramado pode-se encontrar diversos pubs de chopp e cervejas artesanais. Nós provamos uma Rasen e achamos que vale a pena estar nessa lista!


6. FAZER UM CITY TOUR
Nessa viagem fizemos um city tour com a Brocker Turismo que nos apresentou ruas e atrações super legais. Eles possuem diversos pacotes de passeios para todos os gostos!
Fizemos um city tour Gramado e Canela e vou citar nossas atrações preferidas nessa matéria também. Mas vale mencionar que o passeio com o guia de turismo é muito interessante! Fizemos um tour pela Avenida das Hortênsias, que se inicia no Pórtico de Nova Petrópolis, atravessa Gramado e chega em Canela.
Na parte central você passa por atrações como Museu do Perfume, Museu do Chocolate, Museu Medieval, Dreamland (museu de cera), o Harley Motor Show (um bar com muitas motos Harley), o Holywood Dream Cars (um museu de carros antigos)… Nessa avenida também fica o Belvedere, um mirante simples. Do Belvedere a Canela são 6,2 Km de pista dupla e com calçada nos dois sentidos, permitindo um passeio de uma hora a pé ou 10 minutos de carro.


7. CONHECER O LAGO NEGRO
Uma paisagem linda e agradável que atrai observadores e quem deseja fazer uma gostosa caminhada ao ar livre é o lago negro. Lá tem pedalinhos, hortênsias, um restaurante… algumas opções para um passeio light e muito gostoso de contemplação. O curioso é que o parque do Lago Negro foi construído após um incêndio que acabou com a natureza do lugar. Para compensar, foram trazidas árvores da floresta negra diretamente da Alemanha, por isso o nome, Lago Negro. O visual é lindo demais!


8. VISITAR O MINI MUNDO
No Mini Mundo os visitantes vivem toda aquela vibe da infância em um mundo dos sonhos. O Parque, que é uma das atrações mais tradicionais de Gramado, apresenta inúmeras maquetes de cidades e monumentos do mundo todo até 24 vezes menores que o tamanho real. A perfeição é tanta que alguns dos projetos são feitos pela equipe de arquitetos do parque a partir das plantas das construções reais.

9. VISITAR O LE JARDIN PARQUE DE LAVANDAS
O Le Jardin é um parque de lavandas com um jardim muito bonito aberto para os visitantes. Lá fica uma lojinha com diversos produtos a base de lavanda e um café onde você pode comer um strudel e tomar um chá! O lugar é perfeito para quem quer um passeio tranquilo, uma caminhada entre as flores e admirar o visual. É lindo demais!




10. CONHECER UMA FÁBRICA DE CHOCOLATE
Não é a toa que Gramado é conhecida por ser a cidade do chocolate! Andando por lá você vai encontrar muitas, muitas lojas e fábricas de chocolate. Mas a maioria delas não são simples lojas: cascatas de chocolate, castelos… são atrações à parte! Um dos lugares mais famosos para conhecer é o Mundo do Chocolate Lugano, onde você encontra um ambiente geladinho com várias miniaturas e grandes esculturas do mundo todo feitas de chocolate. Outras opções super legais são o Reino do Chocolate e a Chocolate Prawer.

11. SE AVENTURAR NA SNOWLAND
Eu ainda não conheci esse parque, mas ele merece estar na lista pela engenharia e a possibilidade de, em qualquer estação, oferecer uma pista de neve aos turistas. Lá você pode aprender a patinar, esquiar no gelo ou simplesmente curtir a neve artificial e a temperatura negativa.

12. CONHECER A MINA E MUSEU DE PEDRAS PRECIOSAS
Na região existem várias lojas “A mina”. Visitando qualquer uma delas você ganha ingressos cortesias para conhecer a sede, onde fica uma reprodução de mina e museu de pedras preciosas. Você vai andar por um túnel reproduzindo uma mina de verdade, com pequenos riachos e cascatas e pedras reais por toda a tarde. Lá ficam expostas diversas pedras históricas maravilhosas de encher os olhos!


13. VISITAR E SE ENCANTAR COM O PARQUE DO CARACOL
Já em Canela, o Parque do Caracol é onde se localiza a maior cachoeira do RS, sendo assim, é um dos maiores pontos turísticos do estado. A Cascata do Caracol tem 131 metros de altura, rodeada por natureza. É possível contemplar o visual pelo elevador panorâmico (pago à parte) e conhecer os mirantes.

Nós subimos o elevador e a vista valeu a pena! Você também pode escolher dentre as trilhas disponíveis no parque, perfeitas para quem gosta de passeios para observação da natureza.

14. ANDAR DE BONDINHOS E EAGLE NO PARQUES DA SERRA
Ao lado do parque do Caracol fica o Parques da Serra, onde é possível fazer um passeio de bondinho e ter a visão total da cascata do Caracol bem de frente. Nós fizemos esse passeio e é realmente maravilhoso!


Além disso, é possível fazer o Eagle, uma espécie de tirolesa muito legal!

15. COMER UM APFELSTRUDEL NO CASTELINHO DO CARACOL
O castelo do Caracol na verdade foi uma das primeiras casas da região, em estilo alemã e construída em madeira, sem pregos, apenas com encaixes em seu primeiro andar. Hoje é um museu de utensílios e móveis antigos utilizados na época áurea da casa. Mas a maior atração fica por contra do apfelstrudel servido no café, conhecido como um dos melhores do Brasil!

16. VISITAR O PARQUE ECO SPERRY E ALMOÇAR NO BÊRGA MOTTA
O Eco parque Sperry não é um dos passeios mais tr
adicionais, porém foi um dos que eu mais amei. Localizado oito quilômetros de distância do centro de Gramado e a dez quilômetros do centro de Canela, o Parque Ecológico fica em meio a Mata Atlântica, com trilhas onde você encontra mirantes, cascatas, cachoeiras, cânions e animais locais. Você ainda pode fazer tirolesa e outros esportes de aventura.
adicionais, porém foi um dos que eu mais amei. Localizado oito quilômetros de distância do centro de Gramado e a dez quilômetros do centro de Canela, o Parque Ecológico fica em meio a Mata Atlântica, com trilhas onde você encontra mirantes, cascatas, cachoeiras, cânions e animais locais. Você ainda pode fazer tirolesa e outros esportes de aventura.
Para almoçar, o parque possui um restaurante fabuloso no meio das árvores que por si só já vale o passeio, o Bêrga Motta. Uma horta enorme ao lado é aberta para os visitantes em um ambiente bucólico e encantado. (me inspirei nessa haha)



17. CONHECER A CATEDRAL DE PEDRA
Construída em 1953 no estilo gótico, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Catedral de Pedra, é um dos maiores cartões-postais de Canela. Ela possui uma torre com 65 metros de altura, onde ficam 12 sinos. Na frente, um amplo jardim para receber os visitantes. É lindo!

18. SE AVENTURAR NO ALPEN PARK
O Alpen Park é perfeito para quem quer um pouco mais de aventura: tirolesa, escalada, arvorismo, cinema 4D, descida de trenó, montanha-russa, passeio de quadriciclo… Não é preciso pagar entrada, porém é pago por atividade e estacionamento.

Onde se hospedar em Gramado
Gramado possui hotéis e resorts maravilhosos para você se hospedar!
Abaixo, os três que eu super recomendo! Clica no nome pra ver a matéria com a minha experiência em cada um deles!
Você já foi pra Gramado e Canela? Tem alguma experiência pra compartilhar? Deixa nos comentários!
Por Thaisa Dalmut