Você Sabe Qual é O Papel Do Celebrante No Casamento?

por Ana Motta
Você sabe qual é o papel do celebrante no casamento? Se você pensou em um representante religioso, a resposta está quase certa! Na verdade, a cerimônia é o momento de celebrar o amor e a união do casal e a pessoa escolhida para este momento não precisa ser necessariamente de uma religião específica. Em tempos modernos, o celebrante consegue trazer as palavras certas e a emoção para este momento tão especial. E, para falar sobre o assunto, convidamos a Isabela Nicastro da {fornecedor:1525} para contar um pouco sobre o papel de um celebrante no casamento! Vem conferir!
sem travas no coracao 21d5d39007f222207254
Olivia Strohm Photography
1- Como começou a Sem Travas no Coração? 


Bom, sempre digo que a {fornecedor:1525} começou por força do destino. Eu trabalhava como jornalista em uma empresa, mas estava descontente com o trabalho. Mantinha o meu blog de relacionamentos, o Sem Travas na Língua, como um hobby, mas queria que a escrita sobre relacionamentos fosse além disso. 
isabela nicastro celebrante de casamento da coracao sem travas
Foi aí que uma amiga do meu primo veio falar comigo que iria se casar e estava atrás de um celebrante, mas só encontrava pessoas muito formais, que tinham cerimônias prontas e muito ritualísticas. Comentou comigo que gostava muito dos meus textos do blog e se eu topava o desafio de ser a celebrante do casamento dela. 
celebrante sem travas no coracao
Achei a ideia incrível e aceitei na hora! Com esse convite, me despertei para o que eu queria de fato fazer: celebrar o amor. Pude, finalmente, continuar escrevendo sobre relacionamentos, mas agora de uma forma mais efetiva, emocionante e acompanhando de perto as melhores histórias. 


Mais do que isso, ajudando a construir um dos momentos mais importantes da vida desses casais. Foi assim que a empresa começou, com muito amor e com o objetivo principal de destravar muitos corações por aí!
isabela nicastro celebrante de casamentos
isabela nicastro celebrante de casamentos
2- Para você, qual é o papel de um celebrante em um casamento?


Os papéis de um celebrante em um casamento são, primeiramente, o de celebrar e o de selar a união e o amor dos casais. E isso, vai além do que simplesmente exercer uma função. É preciso um olhar apurado, uma escuta atenta e, principalmente, o coração aberto. Para o amor, não há regra ou formato definido. A cada cerimônia, eu redescubro o seu significado, suas cores e sabores.

sem travas no coracao b16563c027e196968128
Chris and Ruth Photography

“Para o amor, não há regra ou formato definido. A cada cerimônia, eu redescubro o seu significado, suas cores e sabores”

3 – Qual é o diferencial do seu trabalho?


Com certeza, é a personalização. Cada cerimônia é única. Se cada casal tem sua própria história, não tem porque as cerimônias serem todas iguais, com o mesmo ritual de sempre. A beleza está em descobrir o que há em cada história de amor. É isso que torna uma cerimônia emocionante, que encanta e emociona tanto os noivos, quanto os convidados presentes. 

Cada celebração da {fornecedor:1525} é pensada junto com o casal, de acordo com a história e a identidade deles. Quando eles estiverem no altar, irão se reconhecer nas minhas palavras, rir, chorar, de fato, se emocionar. 
sem travas no coracao 31c5f30017612790f650
Tim Williams Photography
4 – Por que decidiu ser celebrante?


Tornar-me celebrante foi uma realização entre unir a paixão pelas palavras e o prazer em descobrir e revelar as histórias por trás dos relacionamentos. 

É escolher uma profissão que é mais paixão do que trabalho. Quer algo mais gratificante do que celebrar o amor? Comemorá-lo a cada cerimônia? Além disso, puder unir o Jornalismo, que foi a minha escolha na graduação e aplicá-lo a cada entrevista com os noivos, a cada processo para a construção do texto.

“Quer algo mais gratificante do que celebrar o amor?”

Paris Hawken Weddings
5 – Como funcionam as cerimônias personalizadas? 

As cerimônias personalizadas não acontecem só no momento da celebração no dia do casamento. Há todo um processo antes do dia. É isso que garante que cada uma delas seja especial e única.Para começar, me encontro com os noivos para conhecer mais sobre a história de amor deles e para planejar a cerimônia. 


O segundo passo é agendar uma conversa individual com noivo e noiva para ouvir a versão de cada um sobre o início daquela história de amor, o que pensam sobre o casamento, família, valores, etc.


Depois, possivelmente, peço o contato de um padrinho/madrinha ou amigo mais próximo, para tentar entender um pouco mais da história de um outro ponto de vistaAí, finalmente, crio o texto da cerimônia e realizo a celebração na data e local marcados pelos noivos. É a hora de deixar que o coração conduza a razão e as palavras sejam a demonstração mais clara desse sentimento. Sem Travas no Coração!
cerimonia de casamento com celebrante
Janneke Storm
5- Qual é o perfil da noiva que contrata o seu serviço? 


A noiva que me contrata é alguém que quer que o dia do casamento tenha exatamente a sua identidade, a sua cara! Ela quer chegar e se reconhecer em cada detalhe. Isso passa pela decoração, pela música, pela escolha do vestido e não podia ser diferente com a cerimônia. 

Ela quer uma cerimônia que retrate a sua história, que converse com ela e com seu noivo, em outras palavras, que fale a sua língua! É uma noiva antenada, moderna e, ao mesmo tempo, muito romântica. Ela quer se emocionar, mas não mais em contos de fada e sim com a sua própria história de amor. 
cerimonia de casamento moderno
Georgia Verrells
cerimonia de casamento moderno
Georgia Verrells
6 – Conta para a gente uma história que te inspirou a celebrar casamentos!


Gostaria de contar a história que me inspira a continuar sendo celebrante: o casamento dos meus pais. Casados há 28 anos, o amor dos dois ultrapassa obstáculos, o tempo e a doença do meu pai, uma doença neurodegenerativa. Amor é isso. É detalhe, é cuidado, é parceria. É a maçã que eles dividem toda noite enquanto ele mexe, cuidadosamente, nos pés dela. A roupa que ela ajuda ele a escolher. 

O silêncio que ela faz enquanto ele dorme. As caminhadas de fim de tarde, em que eles saem para espairecer. Amor é meu pai e minha mãe. Na minha caminhada como celebrante, busco celebrar amores genuínos e torço para que sejam duradouros como o deles. 

“Que nunca faltem casais apaixonados, que nunca falte amor. E que as minhas palavras continuem ajudando a eternizar cada história!”

sem travas no coracao 018593f0c7b129a21004
Acorn Photography & Cinema
E é claro que não poderíamos deixar de pedir para a Isabela um trecho que ela disse em um casamento! Prepare-se para suspirar:


“Quando você menos esperar, é aí que vai acontecer. Vocês sempre ouviram essa frase, quando se questionavam sobre o momento em que o amor surgiria. A regra parecia clara: esteja distraído e sem expectativas e, só assim, o amor florescerá. No entanto, vocês estão aqui, nesse dia, para provar o contrário. Estiveram atentos e nada indiferentes à possibilidade do amor. Mais do que isso, foram em busca dele.”


“Em terra de aplicativo de relacionamento, foram os sortudos da vez. Reencontraram-se digitalmente, para se entregarem, pessoalmente, de alma e coração. Há três anos, compartilham alegrias, dores e conquistas. Eternizam, hoje, o amor, ao lado das pessoas que estiveram com vocês quando tudo parecia desmoronar.”
sem travas no coracao 2135530017111968c629
Scott Surplice Photography
sem travas no coracao f175f37007015938f603
Scott Surplice Photography
Quem aí não adorou conhecer o trabalho da {fornecedor:1525}? Conta para gente o que achou!
Você também vai gostar