Guia para Casamentos Na Praia
por Ana
Existe algo mágico em relação ao oceano e não é à toa que muitas noivas sonham com um casamento na praia. No entanto, planejar um casamento na praia ainda exige trabalho. Do clima às licenças e à etiqueta, há algumas etapas extras a serem observadas durante o processo de organização do casamento.
É por isso que estamos aqui para ajudá-la a realizar o seu sonho de se casar na praia e garantir que ele aconteça sem problemas! Vem conferir o nosso guia!

Guia para um Casamento na Praia
Passo 1: Estabeleça um orçamento
Como em qualquer casamento, criar um orçamento que funcione para você e seu parceiro ou parceira é o primeiro e mais importante passo a ser dado. Em sua maioria, usar a praia como local de celebração tende a ser mais barato do que os locais tradicionais.
Se você tiver dinheiro para gastar em uma locação à beira-mar (a opção dos sonhos) é possível que hotéis e pousadas ofereçam um planejamento que envolva mais do que a celebração em si. O seu casamento vira um evento de um final de semana inteiro.
Se você quiser economizar dinheiro, um casamento pé na areia pode ser uma opção melhor. Ao se casar em uma praia pública, seus gastos serão direcionados principalmente para licenças e decoração. Vale buscar a prefeitura do local que deseja se casar para verificar as taxas e legislações referentes ao evento.

Crédito: Carol Ritzmann
Passo 2: Escolha o local
Existem centenas de praias incríveis em todo o país. Na hora de decidir o local, considere destinos especiais para você e seu amor ou escolha um lugar que você sempre quis visitar, mas ainda não teve a chance.
Se você tem uma mente aberta quando se trata do destino em si, pense no tipo de local que está procurando. Navegue por hotéis, Airbnbs, praias públicas, confira outros casamento aqui no blog para encontrar as opções que você adora.
Passo 3: Pesquise o clima e escolha uma data
Quando você pensa em um casamento na praia, provavelmente pensa no verão – e esse é normalmente o caso. No entanto, é importante pesquisar o clima para o seu destino. Não queremos que você caia na roubada de reservar um lugar barato porque encontrou boas tarifas e depois descobrir que marcou a festa exatamente no meio da temporada de chuvas.
Embora um pouco de chuva nunca faça mal a ninguém, é aconselhável ter um plano de backup se você souber que há uma chance de uma tempestade.


Passo 4: Obtenha as permissões necessárias
A menos que você vá se casar em uma propriedade particular, provavelmente precisará de uma autorização para se casar na praia. Verifique as licenças da cidade local para ver o que é necessário para eventos maiores. Aqui vale ter a participação de um organizador de casamentos. O investimento pode valer a pena!
Passo 5: Tenha um plano B para o mau tempo
A menos que você saiba que não há uma única chance de chuva – o que é altamente improvável – ter um plano B é vital. Isso significa fazer um pouco de espaço extra no orçamento para uma tenda ou outras opções internas de cerimônia e recepção.
O casamento da Mariana e Murilo choveu, mas o casal conseguiu dar a volta por cima e a celebração foi linda!
Etiqueta de casamento na praia
1. Quando você deve enviar save-the-dates?
Se a praia de sua escolha exigir viagens para seus convidados, quanto mais cedo você puder notificá-los, melhor. Isso lhes dá tempo para reservar voos, hotéis, tirar uma folga do trabalho e orçamento para todas as viagens também. Em um plano ideal você deve enviar esses save-the-dates com pelo menos seis meses de antecedência.
2. Precisa reservar passagem aérea e hotel para os hóspedes?
Você não é financeiramente responsável pelas viagens, acomodações ou refeições de seus convidados durante a viagem. No entanto, vale conversar com hotéis e pousadas da região para parcerias ou descontos exclusivos. Isso garante que eles estejam perto do seu local e estejam fazendo o melhor negócio possível.
Também recomendamos descrever as melhores maneiras de chegar e sair do aeroporto, algumas empresas de aluguel de carros na área e serviços de balsas aqu
áticas, se necessário. Isso é especialmente útil em locais mais remotos.
áticas, se necessário. Isso é especialmente útil em locais mais remotos.
Vestidos florais combinam super bem com a vibe da praia!
3. Como você deve dizer aos seus convidados para se vestirem?
Embora os casamentos na praia tendam a oferecer um traje mais descontraído e casual para os convidados, o código de vestimenta para o seu casamento depende inteiramente de você. Não importa o código que você escolher, você deve avisar no convite.
Na verdade, colocá-lo no site do seu casamento ajudará a evitar dúvidas. Lembre-se que a menção de ‘casamento na praia’ é algo muito amplo e vale explicar direitinho se a celebração é pé na areia ou apenas com vista para a praia.
Se você planeja fazer todo o casamento – tanto a cerimônia quanto a recepção – ao ar livre, considere oferecer protetor solar, óculos de sol e chinelos como mimos. Dessa forma, eles podem estar preparados caso esqueçam de algo!

Crédito: Mary Castelgrande
Gostou do post? Conta para a gente!