Devo usar ou não o sobrenome do marido depois do casamento?

por Redação
Já era o tempo em que as mulheres precisavam adotar o sobrenome do marido depois de casadas. Inclusive, hoje é possível o marido adotar o mesmo sobrenome da esposa. Ou até mesmo manterem os sobrenomes de nascimento. E até misturar os dois. 

Muita coisa, né? Vamos falar mais sobre como você pode assinar após o casamento nesse post. 
Vem com a gente!
Devo usar ou não o sobrenome  do marido depois do casamento?
Little Boat Photography
E aqui vai uma informação legal importante: o artigo 1.565 do Código Civil de 2002 define que “Qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro”. 
Abaixo uma explicação mais teórica sobre a adoção de sobrenome após casamento: 
Portanto, a decisão é sua. 

Normalmente, no momento em que for fazer o registro de casamento no cartório, o profissional irá perguntar à noiva se há interesse em adotar o sobrenome do marido. Sim, falamos noiva, pois, apesar da lei ser igual para todos, a cultura ainda permanece em questionar apenas a mulher.
Em entrevista à Exame, a historiadora Mary Del Priore comentou que a mulher, mais do que ser de posse do marido, pode indicar que ela é incapaz de gerir a sua própria vida. 
A cultura permanece, mas talvez não será por muito tempo. Segundo levantamento divulgado pelos Cartórios de Registro Civil, nos últimos 20 anos ocorreu uma redução de mais de 24% no número de mulheres que adotam o sobrenome do marido depois do casamento.
Antes, ostentar o sobrenome do marido era um símbolo de status. Hoje, manter o nome de solteira é uma maneira de manter a sua individualidade.
devo usar ou no o sobrenome do marido depois do casamento e1f616d66170784246b6
Larsen Photo


E para aquelas que desejam adotar o sobrenome do marido?
Como comentamos acima, a decisão é sua. Sem julgamentos por aqui. Afinal, muitas noivas também optam pelo sobrenome do marido para ter o mesmo nome dos futuros filhos. 
De maneira prática, a pessoa que deseja alterar um nome deve providenciar a alteração de todos os documentos pessoais. É também possível apresentar a certidão de casamento toda vez que tiver que mostrar um documento de identificação.
E se por acaso houver divórcio? 
No momento do divórcio, o casal deve voltar ao nome original. É possível manter o nome do ex-cônjuge se desejarem (por exemplo, Gabriela Pugliesi, que mesmo depois de divorciada, continuou usando o sobrenome devido à sua fama, apenas é preciso que o ex-marido autorize.
Ficou com alguma dúvida?
O assunto é um pouco complexo e aqui vai uma lista de sites que foram utilizados durante a nossa pesquisa. Vale ler com calma! 
Você também vai gostar