Devo deixar os convidados levarem crianças no meu casamento?

por Ana Motta
Seu casamento será algo familiar ou somente para adultos? Sabemos que esta não é exatamente uma pergunta fácil para os casais responderem, mas é algo que você provavelmente terá que responder. E afinal, é errado deixar de convidar as crianças para o seu casamento?

A gente também sabe que você não quer ofender nenhum de seus convidados, mas a ideia de ter bebês, crianças pequenas ou até as mais velhas na cerimônia e recepção de seu casamento pode apresentar alguns desafios. 
Confira tudo o que você precisa saber sobre a decisão de ter ou não crianças na festa de casamento
convidar criança no casamento

1. Tome sua decisão com antecedência

Vocês dois precisam resolver bem esse assunto antes de começar a escrever seus convites de casamento, pois este é um assunto que tende a dividir as pessoas. Além disso, é uma dúvida que pode surgir entre seus convidados mais próximos, como familiares, madrinhas e padrinhos. Isso pode complicar um pouco mais no caso de Destination Weddings, por exemplo. 

Portanto, já comece a pensar sobre o assunto para organizar a situação dos pequenos da melhor maneira possível. 
convidar criança no casamento
não convidar criança no casamento

2. Coloque as crianças no orçamento

Você também precisa pensar em como ter filhos presentes afetará o orçamento do seu casamento. 

Existem fornecedores especializados em cuidar de crianças em festas de casamento (mais um custo) ou até mesmo dedicar um espaço do local da recepção para eles. Vale a pena trocar uma ideia com a sua assessoria para ver quais são as melhores opções para o seu casamento! 

3. Avise se optar por não ser uma festa aberta para crianças

Chegamos na parte que ninguém queria. Sim, se optar por não liberar crianças no seu casamento, terá que encontrar uma maneira de informar seus convidados sobre a decisão. No entanto, isso não precisa ser algo sofrido, tampouco mal-educado. 

Apenas escreva que o casal deseja que os convidados, aqueles que são pais e mães, também merecem aproveitar o máximo da festa e que por isso a celebração será apenas para os adultos. 
Caso convide apenas os pajens e daminhas, explique de maneira divertida que eles “terão uma missão muito importante a ser realizada no grande dia”.  

Pontos que devem ser considerados em um casamento familiar

Ok. Vocês optaram por liberar crianças no casamento. Vamos às nossas considerações! 

Já mencionamos a possibilidade de contratar um serviço de Day care” / Recreação para os convidados mirins, mas existem dois outros tópicos que valem a pena serem considerados pelos noivos. 
O primeiro diz respeito ao espaço. Veja com a sua decoradora se é possível montar um lugar específico para as crianças ficarem. Uma mesinha baixa, ou até mesmo alguns brinquedos que podem deixar as crianças entretidas. 
O segundo é em relação ao menu. Veja se existem opções de menu kids ou algo que possa causar alguma alergia (isso também vale para os adultos!). Temos certeza que os pais irão agradecer!  
E se você precisa de ideias de como entreter as crianças no casamento, nesse post aqui, compartilhamos algumas dicas!
recreação criança no casamento
recreação criança no casamento
Neste post do Instagram, algumas noivas compartilharam a opinião delas sobre convidar ou não crianças.

E já conversamos com a Silvia Baldi Wedding Planner sobre esse assunto nesta outra matéria aqui, que super vale conferir também.

E como deu para perceber, realmente esse é um assunto que divide opiniões! E que não tem lado certo ou errado. Há apenas o que faz sentido para os noivos, por isso é bom pensar bem sobre essa decisão.


— 
Você tem alguma dúvida sobre o assunto?
Comente com a gente!  
Você também vai gostar