Decorando com efeito granilite
por Yasmin Alcaraz
Granilite, marmorite, terrazzo, vários nomes para falar da mesma coisa, um composto de uma massa de cimento branco, água, areia e várias pedrinhas coloridas (como granito, mármore e quartzo) que podem revestir diversos tipos de superfície.
Essa técnica antiga, que vem lá dos anos 40, voltou a ser febre há alguns anos através de versões que imitam esse efeito pintadinho em materiais mais contemporâneos como os porcelanatos e papéis de parede. Vem conferir!


No piso, o granilite é super marcante. Por isso, é preciso ter bom senso para não pesar na composição com outros materiais. Se usá-lo em grandes superfícies, busque unir materiais de acabamento mais uniforme e neutros, sem muita textura ou estampas, para não carregar demais.


Nas bancadas de cozinha ou banheiro eles podem ser usados com tranquilidade já que são resistentes à umidade. Procure utilizar o material com resina, para menor absorção de água ou as imitações em porcelanato, que são ótimas para bancadas e vem ganhando espaço no mercado nos últimos anos.


Sem limites para a imaginação, a estampa chegou aos papéis de parede e adesivos, o que permite levar esse efeito para outros ambientes da casa também.




Mas, não é só de piso, parede e bancada que vive o granilite! Olha que charme esses objetos menores!
As pintinhas coloridas podem fazer composição com elementos nas mesmas cores e as peças podem ser fabricadas até em plástico.




Confesso que no começo fui resistente à essa tendência. Mas, já me rendi aos encantos desse velhinho totalmente repaginado!