Como melhorar a rotina de leitura nesta quarentena? No post de hoje vamos te ajudar a melhorar este importante hábito, vem conferir!

crédito: @bookbyana
Livros & Quarentena

crédito: @bookbyana
Em tempos de isolamento social. muitas pessoas estão tentando melhorar velhos hábitos como a leitura.
É claro que competir com a Netflix e a Amazon Prime não é nada fácil, mas dá para encontrar um equilíbrio entre os dois hábitos. Afinal, a leitura traz muitos benefícios, como a melhora do funcionamento do cérebro, estímulo da criatividade e do senso crítico e a empatia.
A leitura não é apenas a visualização de palavras em um papel. Ela te transporta para mundos imaginários, te faz conhecer lugares e realidades distantes da sua, além de aumentar a sua bagagem de conhecimento.
Como faz para melhorar esse hábito? Como trazer a leitura para a sua rotina?
Bom, eu não sou especialista no assunto, mas sou uma jornalista que possui o hábito desde a infância. Atualmente, estou lendo 1 livro por semana, e com base na minha experiência de leitora, posso te ajudar a melhorar nesta tarefa!
1. Como é a sua relação com a leitura?
Essa é a primeira pergunta que você deve responder para melhorar o hábito da leitura, visto que, cada um possui uma relação individualizada com os livros.
Tem aquelas que já chegaram a ler bastante e agora andam meio parados. Aquelas que detestam e só leram os livros obrigatórios do vestibular ou até mesmo as pessoas que leem apenas livros sobre negócios. Saber o ponto de partida pode ser interessante para não desistir de primeira.
2. Não leia muito no começo
Como comentei antes, se você não é uma leitora voraz, não queira ler dez capítulos por dia. Vai com calma, no seu tempo. Tenha a experiência da leitura. Não é uma competição e nem tem o objetivo de passar em uma prova. Leia com prazer.
3. Não comece pelos autores complicados
Se você não tem o hábito, ou quer voltar aos poucos, não comece por Crime e Castigo, de Dostoiévski ou Ulisses, de James Joyce. Não que você não tenha essa capacidade, mas é interessante subir uma ‘escadinha do conhecimento’. É que nem correr uma maratona: você precisar treinar primeiro, antes de partir para uma prova de longa distância.
4. Leitura é um hábito diário
Eu já tive várias fases na vida, e tenho certeza da afirmação acima. Ler um pouco todos os dias faz muita diferença. Você não perde o fio da meada e consegue ter um ritmo mais fluido.
5.Tenha a rotina da leitura
Se você quer melhorar o hábito, tem que colocar isso também como uma prioridade no seu dia. No começo, pode até ser que você se obrigue um pouco, mas é importante para não deixar o ritmo cair.
Deixe o livro na mesa de cabeceira e pegue cinco minutinhos antes de dormir. É um bom substituto do celular, olha só.
6. Os best-sellers podem não ser os melhores livros a serem lidos
Existe um universo a ser descoberto para além da lista dos mais vendidos da Veja. Outra dica legal para você começar a ler mais é procurar livros que tratem sobre lugares que você sonha em conhecer. Eu, por exemplo, adoraria conhecer a Turquia e adoro os romances do Orhan Pamuk!
7. Leia sobre o assunto
Coloque a sua leitura como um dos seus interesses. Leia sobre os melhores livros da história. Siga os perfis literários no Instagram, como @bookbyana, @bookster, @isavichi, @livrada, @lerantesdemorrer.
Quanto mais você inserir o tema na sua vida, mais fácil ele se transformará em um hábito.
8. Fale sobre livros com os seus amigos
Se o lançamento na Netflix é pauta na rodinha dos amigos, porque não o novo livro do Valter Hugo Mãe? O estímulo da leitura também pode partir de você. Ler livros é um hábito importante que não deve ser estigmatizado!
—-
Gostaram do post? O que estão lendo no momento?
Eu estou lendo ‘Pais e Filhos’, do russo Ivan Turguêniev e o livro de não ficção ‘A Terra Inabitável’, do jornalista David Wallace-Wells.