Como fazer um discurso emocionante para o casamento da sua melhor amiga

por Ana Motta
Continua após a publicidade..

Estamos aqui para te ajudar a emocionar os noivos e os convidados com um belo brinde!

Estamos vendo cada vez mais amigas e amigos sendo os celebrantes do casamento ou tendo um momento especial durante a celebração para dizer belas palavras aos noivos. Caso tenha sido chamada para uma dessas tarefas, não precisa entrar em pânico! Sabemos que falar em público não é uma tarefa fácil, especialmente quando a ocasião é o casamento da sua melhor amiga. Por isso, aqui estamos para compartilhar contigo um guia sobre como fazer um discurso no casamento da sua amiga da melhor maneira possível!

Quanto tempo deve durar um discurso de casamento?

A duração ideal para um discurso é de três a cinco minutos, sendo cinco minutos o máximo absoluto que você deve falar. 

Continua após a publicidade..

Como escrever um discurso de casamento?

Existem algumas regrinhas de storytelling que podem te ajudar no processo da escrita, olha só!

Continua após a publicidade..
  1. Comece com uma afirmação ou pergunta

Sabemos que você poderá estar nervosa, mas ninguém precisa saber disso logo de cara. Por isso, uma boa sugestão é começar contando um fato ou uma pergunta relembrando uma situação divertida do casal. Isso ajuda trazer a sua audiência para perto, além de fazer o seu ritmo cardíaco dar uma reduzida.

  1. Depois da declaração inicial, se apresente

Mesmo sendo um casamento intimista, é bem provável que existam convidados que não saibam qual é a sua relação com os noivos. Por isso, identifique-se. É também um bom momento para contar isso a partir de uma história emocionante envolvendo o casal.

  1. Inclua os convidados no seu discurso

Nesse momento, todos já sabem o quão especial é a sua relação com os noivos. Uma boa estratégia para fazer os demais convidados se envolverem com as suas histórias é incluir a presença deles no seu discurso. Além de ser fofo e gentil, vai fazer com que eles também se sintam queridos por você tê-los incluídos no discurso. 

Continua após a publicidade..
  1. Poucas histórias, mas histórias memoráveis

Sabemos que a vontade de incluir todas as histórias com a noiva ao longo de dez (ou mais) anos de amizade é grande, mas isso pode tornar o seu discurso cansativo. 

Busque contar duas ou três anedotas, brincando com as características que vão fazer os demais convidados se identificarem com elas. Histórias em que os noivos são os protagonistas funcionarão melhor. Esta é uma excelente forma de estruturar o seu discurso e manter o foco da sua mensagem!

O que devo falar no meu discurso de casamento?

Season 1 Speech GIF by Law & Order - Find & Share on GIPHY

Precisa de inspiração? Faça a si mesmo estas perguntas para iniciar o processo de brainstorming!

  1. Você será a primeira a falar? Alguém virá depois de você? Talvez você queira incluir uma referência ao discurso deles, agradecer pela apresentação ou apresentar o próximo orador.
  2. Há alguém a quem você deveria agradecer por tornar o evento possível e convidá-lo para falar?
  3. O que você gostaria de ouvir neste discurso se estivesse na plateia?
  4. Existe uma história ou lembrança favorita que o casal gostaria que você compartilhasse com amigos e familiares?
brinde de casamento gif

Dicas para apresentar um discurso de casamento

Agora que já sabe a estrutura certa para suas palavras, anote estas dicas essenciais para arrasar na fala!

  1. Ensaie muito

Quanto melhor preparada você estiver, mais confiante você estará e melhor será seu discurso. Uma boa regra é praticar o discurso o suficiente para que você possa se lembrar dos pontos que deseja abordar, além de decorar a ordem em que deseja apresentá-los. Dessa forma, você se sentirá segura para poder olhar para os convidados ou para os noivos e fazer contato visual de vez em quando.

  1. Grave-se praticando

Pode ser um pouco desconfortável observar a si mesmo, mas você será capaz de identificar maneirismos que distraem, como as pausas verbais ‘hum’, ‘né’ e ‘daí’.” Também é uma boa ideia praticar seu discurso na frente de outra pessoa. 

  1. Evite álcool

Embora possa ser tentador procurar um pouco de coragem líquida, o álcool definitivamente não lhe fará nenhum favor. Isso pode fazer com que você fale mal e esqueça as falas, então espere até depois do brinde para comemorar. Se você precisa de uma bebida para relaxar, opte por uma taça de champanhe antes de se dirigir aos noivos e convidados. 

  1. Seja você mesma

Lembre-se de que você não está dando um show, apenas compartilhando sua perspectiva pessoal. O foco principal sempre serão os noivos e sua história de amor, portanto, tentar forçar a engraçada pode produzir o efeito oposto ao desejado. 

  1. Regra de ouro:  Nunca envergonhe os noivos
brinde de casamento gif

Não há problema em relembrar a infância e referir-se a algo engraçado, mas lembre-se que esse é um dos dias mais importantes das vidas dos noivos, portanto, histórias de bebedeiras da época da faculdade talvez não sejam legais serem incluídas no discurso. Na dúvida, compartilhe o seu discurso com outras pessoas próximas do casal. 

Gostou das dicas? Conta para a gente!

Season 7 Friends GIF - Find & Share on GIPHY
Você também vai gostar