Toda noiva sonha com uma decoração de casamento impecável, daquelas que dá vontade de ficar para sempre na festa de casamento. Contudo, sabemos que para montar uma decoração deste nível custa e na maioria das vezes não é pouco. Mas, nem tudo precisa ser deixado de lado.
Ao alugar peças de decoração, o seu grande dia pode ficar maravilhoso sem gastar muito por isso. Se você está buscando formas de economizar no seu casamento, confira algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora de reduzir os custos sem abrir mão do estilo!

O aluguel de peças de decoração de casamento
Uma das opções mais eficazes é investir em aluguéis acessíveis de decoração para o casamento. Alugar peças de decoração pode ajudar a manter o orçamento sob controle, ao mesmo tempo que ajudam a compor a atmosfera da celebração. Mas como exatamente economizar em aluguel de decoração de casamento? Aqui estão algumas dicas para ajudá-la a fazer escolhas inteligentes e, ao mesmo tempo, garantir que seu casamento seja lindo e memorável! Confira!
1. Contrate um profissional para o planejar o seu casamento
Acabamos de falar em economizar e a primeira dica é a de contratar um profissional a mais? Calma que existe um bom motivo! Contratar um organizador/assessoria de casamentos pode parecer um gasto extra, mas pode, na verdade, economizar muito dinheiro no longo prazo, especialmente quando se trata de aluguel de decoração.
Um bom organizador de casamento tem acesso a uma rede de fornecedores e conhece as melhores opções para otimizar os custos. Eles sabem onde encontrar os melhores preços para itens como tendas, móveis e outros itens que pode ser que sejam necessários, como geradores de energia, por exemplo, além de estar atento às oportunidades de descontos e promoções.
Ter a ajuda de um profissional por perto garante que todos os elementos da decoração, do início ao fim, sejam de qualidade sem estourar o seu orçamento.
-
Leia também: Saiba Como Escolher uma Assessoria de Casamento
2. Considere casar em dias de semana
Depois do preço, o seguinte ponto sensível de qualquer locação é a data. Por isso, recomendamos que casais que buscam economizar considerem celebrar o casamento em um dia da semana. Geralmente, os aluguéis são mais baratos de segunda a quinta-feira, e isso pode até mesmo incluir itens de mesa posta e iluminação.
Além disso, como há menos casamentos nessas datas, os fornecedores geralmente estão mais dispostos a oferecer descontos ou negociar com os casais em dias considerados de ‘baixa demanda’.
Mesmo que não exista nenhum anúncio nas redes sociais do fornecedor ou uma proposta na hora da reunião presencial, não deixe de ligar ou mandar uma mensagem para conferir se ele está disposto a negociar. O fato da locação ser em um dia tranquilo com certeza será um ótimo argumento na hora de negociar.
3. Revele seu orçamento desde o início – e permaneça nele!
Essa dica vale para qualquer momento durante o planejamento do seu casamento: embora os fornecedores nem sempre consigam atender exatamente ao seu orçamento, é fundamental — e vantajoso para ambas as partes — que você compartilhe seu valor disponível desde o início.
Isso permite que o fornecedor apresente opções mais adequadas e realistas, otimizando o tempo dos dois e garantindo que você receba propostas que estejam dentro das suas expectativas financeiras. Além disso, informar o valor do orçamento o ajuda a apresentar as opções mais adequadas para o que você pretende ter na decoração do seu casamento.
4. Faça pacotes de aluguel
Anteriormente neste post comentamos que seria interessante você ter uma conversa mais clara com o fornecedor. Aproveite esse momento para também questioná-lo se ele oferece mais de um serviço e se é possível fechar uma proposta combinada, como por exemplo, um DJ que já oferece um serviço bacana de iluminação ou uma empresa que oferece itens de mesa posta completa.
Fechar ‘combos’ ajudam a reduzir os custos, além de facilitar o planejamento e a comunicação, pois você terá menos fornecedores para gerenciar.
5. Procure por fornecedores tudo incluso
Depois do combo, vem aí o ‘all inclusive’. Nossa quinta recomendação é verificar com o fornecedor se ele oferece pacotes completos. No Brasil, muitos fornecedores de itens de decoração, e até mesmo espaços de eventos, oferecem preços fixos que incluem todos os serviços necessários, como montagem, desmontagem, decoração, cadeiras, mesas, iluminação, pista de dança e até tenda para os preparativos.
A ideia é simples: quanto mais serviços e aluguéis você conseguir reunir em um único pacote, maior será a economia.
6. Priorize os aluguéis que você mais valoriza
Se quer economizar na hora de decorar o ambiente do seu casamento, saiba que infelizmente algum aluguel poderá ficar para trás. Portanto, pare um pouco e reflita com calma sobre todos os itens que pretende alugar. Talvez você não precise mesmo de todos aqueles vasos ou não se importe em montar um lounge completo para seus convidados descansarem durante a festa.
Dito tudo isso, nossa recomendação é a de alugar realmente apenas os itens que realmente fazem sentido para o seu casamento, e deixe o restante de lado. Aproveite também para ver se é possível realizar algum item de forma DIY ou até mesmo pedir para a sua avó se ela empresta aquele móvel lindo da sala dela para decorar o ambiente.
- Se inspire: 50 Ideias de Decoração de Casamento com Velas
7. Opte por simplicidade
Muitas vezes, a diferença de preço entre um copo com borda dourada e um sem pode ser considerável, especialmente quando você está somando dezenas ou até centenas de convidados. Por isso, verifique todas as possibilidades oferecidas pelos fornecedores e entenda se existe uma versão mais barata (e bonita!) do item que você deseja incluir na decoração do seu casamento.
8. Combine aluguel com garimpagens
Nem sempre o aluguel é a opção mais barata. Se você estiver considerando itens como taças de vidro, sousplats, guardanapos de linho ou suportes para velas, pode ser mais econômico comprá-los, seja de um atacadista ou até mesmo pela internet.
E, se você gosta de um bom desafio, procurar a decoração perfeita em brechós ou mercados de pulgas pode ser um momento divertido durante a fase de planejamento, que pode ser bem estressante.
É possível economizar no aluguel de decoração do meu casamento?
Sim! Economizar no aluguel de decoração para o seu casamento é totalmente possível, sem abrir mão de um evento elegante e memorável. Temos certeza que se você aplicar essas dicas, você não só reduzirá os custos, mas também criará um casamento que reflete sua personalidade e estilo! Desejamos sorte na tarefa! <3
Não deixe de conferir também o nosso Checklist da Decoração de Casamento, e veja como planejar cada detalhe do seu grande dia!