Casar ficou mais caro?
por Ana Motta
Você acha que o custo de uma festa de casamento aumentou? Será mesmo que casar ficou mais caro?
Vem conversar com a gente sobre o assunto!
Vem conversar com a gente sobre o assunto!
Devido à pandemia, muitos casais tiveram de desmarcar e remarcar várias vezes a tão sonhada festa de casamento. Com a chegada da vacina e do fim das restrições, a expectativa para 2022 é positiva. No Brasil, a previsão é de chegar a 1,6 milhão de casamentos, segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta).
Flores, vestido de noiva, bolo, buffet: quanto tá custando tudo isso?
Igreja e espaços de festa liberados, agora, como fica o resto da festa? Se fazer um evento já era caro, agora, pode custar até o dobro do valor no período anterior da pandemia. De acordo com a Abrafesta, em média, um casamento está 30% mais caro que antes da pandemia.
A origem do preço alto pode ser explicada pela inflação em si, mas também precisamos levar em consideração outros fatores como a demanda reprimida e o fechamento de empresas fornecedoras no período. Com demanda alta e menos oferta, infelizmente, os preços ficaram lá em cima.
Northwest Focus Co.
E agora? Como faz para casar?
Com esses valores, você deve estar imaginando que tem muita gente desistindo do sonho do casamento. Mas é justamente o contrário: a vontade de casar está maior ainda!
O que as noivas estão fazendo nessa situação é modificar a festa para caber no orçamento. E é aqui que a gente pode te ajudar!
Rachael Emmily
COMO REDUZIR O CUSTO DO CASAMENTO?
Existem algumas possibilidades para o orçamento não ficar no vermelho.
1. Reduza o número de convidados
A primeira coisa é reduzir a lista de convidados. Uma tarefa complicada, mas nada impossível. A gente já falou sobre o assunto aqui no blog, no post Como diminuir a lista de convidados de casamento: Dicas práticas para realizar esta difícil tarefa. Inclusive, com um número reduzido de convidados é possível escolher por um cardápio mais elaborado, ou opções de bebidas mais caras.
2. Busque fornecedores com pacotes de serviços
Existem empresas no mercado que oferecem local, alimentação, bebidas e decoração em um mesmo pacote. Isso ajuda a reduzir os custos de maneira individual e ainda podem dar um desconto maior pelo plano escolhido.
Northwest Focus Co.
3. Opte por finger food
Uma opção super bacana e mais acessíveis é apostar em finger food! Além de deixar a recepção vai dinâmica, você consegue oferecer um cardápio mais elaborado por menos!
Rachael Emmily
4. Converse com os fornecedores
A situação é geral, por isso, escolha profissionais que podem te ajudar nessa tarefa de reduzir custos. Ninguém deve desistir do sonho do casamento, então bora fazer acontecer! Se por acaso sonhar com uma decoração específica, busque referências aqui no blog da Mariée e mostre para a sua decoradora reproduzir algo similar.
Aqui no blog temos várias referências de Mini Wedding e casamento DIY!
5. Opte por um local mais acessível
O que acha de realizar um casamento em casa? Muitas pessoas optaram por esse estilo nos últimos meses e acreditamos que essa tendência veio para ficar!
6. Pesquise muito!
Já ouvimos falar de muitas noivas que compraram o vestido de noiva depois de verem a foto no Instagram. Outras, compraram de sites internacionais. Nem sempre o vestido ideal vai estar na vitrine da loja dos sonhos. Vale a pena ir atrás de marcas que estão disponíveis na internet!
_____________
Gostou do post?
Como está sendo a organização do seu casamento? Conta para a gente!