Os Vestidos Sustentáveis da Meeck Atelier

Dá para casar com um vestido sustentável sim! Vem saber mais sobre a Meeck Atelier!

Se você pensa que o universo de casamento é tudo igual, que os vestidos de noiva podem ser mais atuais, pensados de maneira sustentável, precisa conhecer o trabalho da MEECK! O atelier da estilista Marcela Abdalla apresenta uma nova proposta. Os vestidos são feitos a partir de um processo artesanal, com materiais sustentáveis de alta qualidade, sem deixar de lado o bom gosto e a sofisticação! Quer saber mais? Vem conferir a nossa entrevista com a estilista!

vestido de noiva sustentável e vegano meeck atelier
vestido de noiva sustentável e vegano meeck atelier

1. Para além do tradicional

Mariée
Mariée
Mercado, mudança, padrões: palavras que fizeram Marcela voltar o seu olhar para além do disposto à sua frente. Em um mercado marcado por tradicionalismo, a estilista decidiu fazer diferente:

“Eu sempre quis ter um atelier de noivas, só que conforme eu fui estudando esse mercado, eu fui percebendo como era preconceituoso e muito “mais do mesmo”. Eu não vejo muita diferença de um atelier para o outro, as propostas são sempre as mesmas.”


“Daí então eu tive a ideia de expandir, eu comecei a pegar as pessoas a minha volta:  tenho uma amiga que nem em um bilhão de anos eu a vejo casando de vestido, e aí ela não tem como fazer algo personalizado? “

“O terno dela tem que ser um comprado ou alugado? E o homem que quer casar de vestido? Porque não sabe? Porque não mudar esses “padrões?”
vestido de noiva sustentável e vegano meeck atelier
vestido de noiva sustentável e vegano meeck atelier
“O universo dos casamentos em si produz muito lixo, é tudo jogado fora, tudo para aquele um dia. Fui por pontos, primeiro, o que eu podia fazer dentro do atelier para melhorar essa questão?”

“Quando você faz qualquer roupa, sobra muito retalho, que é jogado fora, eu pego esses retalhos e crio acessórios do dia a dia que possam substituir os sacos plásticos, como um estojo pra levar os talheres, guardanapo, um porta hashi, ou porta canudo reutilizável, sacos para ir à feira, entre outras coisas.”
“Esses sacos vão de brinde para as noivas que vem me visitar. Acredito que assim, eu “planto uma sementinha” em cada um.”
“E agora o que eu posso fazer com o depois do casamento? Você usa aquela roupa uma vez, não vai sair por aí andando com um vestido branco na rua, não é?”
“Aí criei a parte de impressão botânica e do upcycling do traje! Você vai para o casamento, depois volta no atelier e transforma aquilo com impressão botânica ou tingimento natural, em uma roupa que você pode usar durante sua vida.”
“São muitas coisas dentro de um espaço pequeno, mas já que era para criar mais uma marca, porque ser “mais do mesmo” se eu posso ser tudo isso que ajuda o mundo?”

“Porque não mudar?”

Mariée
Mariée
“A minha proposta é quebrar tabus do casamento tradicional e inspirar os noivos a serem mais sustentáveis. Eu fiz um ensaio lindo agora, nada usando animal! Você pode ter aquele casamento lindo sem o meio ambiente sofrer por isso.”

“Eu quero fazer as pessoas adquirirem esse olhar, de que o casamento é para todos, que o que importa é amar e ser amado, e que você pode fazer tudo isso de uma maneira ecológica.”
vestido de noiva sustentável e vegano meeck atelier
vestido de noiva sustentável e vegano meeck atelier

2. Materiais sustentáveis

E para quem pensa que um material sustentável é inferior ao tradicional, está muito enganado! Marcela conta que a qualidade dos tecidos pode ser inclusive superior em comparação com as demais:

“Eu tenho todos os materiais de um atelier normal “comum”, como crepes, tules, rendas artesanais. A única diferença é que eu escolhi os tecidos com bases de poliéster! Você fala em polistes e todo mundo acha que é um tecido “pobre” que fica feio, mas a qualidade do meu tecido é muito maior que as que já comprei com animais na composição e importadas.”

vestido de noiva sustentavel ecologico vegano meeck atelier
vestido de noiva sustentavel ecologico vegano meeck atelier
“As rendas não são as rendas “comuns” são artesanais, algumas levam composição de pet reciclado, são únicas, lindas e delicadas”
vestido de noiva vegano sustentavel meeck atelier
vestido de noiva vegano sustentavel meeck atelier
“Eu quis escolher fornecedores brasileiros. É importante para mim investir no comércio no brasil, principalmente num mundo em que a gente ama comprar coisas de fora. Os tecidos são de alta qualidade, como eu falei muito melhor do que qualquer importado que eu vi, além de me atenderem muito mais rápido. “

“O Brasil tem muito a oferecer, nossos produtos são bons, falta um pouco de oportunidade, acredito. O processo de produção é todo no atelier e todo feito basicamente por mim. Eu sou muito perfeccionista, então tudo passa pelas minhas mãos.”
colecao de vestidos veganos sustentaveis ecologicos meeck atelier
colecao de vestidos veganos sustentaveis ecologicos meeck atelier

3. Produção artesanal

Além da qualidade do material, a MEECK produz vestidos de maneira artesanal, como conta Marcela:

“Tudo aqui é feito à mão e sob medida. Eu estudei fora do brasil, me formei em Milão, e vi de perto as grandes fábricas de moda.”


“Todos os looks que eles fazem são feitos a mão, do bordado no detalhe do vestido, ao grande bordado de predaria, do véu ao vestido inteiro, tudo tem uma área artesanal. Foi assim que eu fui entendendo os preços exorbitantes, tudo é de alta qualidade, feitos artesanalmente com muito cuidado.”
Com essas referências, Marcela trouxe para o seu atelier a expertise italiana:
“O meu processo vai de primeiro conhecer as noivas, entender suas histórias, tema do casamento e etc., acho importante eu entender tudo isso.”

“Na hora do desenho gosto de transmitir isso, de alguma forma colocar a música deles na roupa, o primeiro encontro, o pedido, eu quero que o traje conte toda essa história.”
vestidos de noiva veganos e sustentaveis
vestidos de noiva veganos e sustentaveis
“O meu processo sob medida é feito no corpo do cliente, então ela vem ao meu atelier, traz uma legging e uma blusa de gola e manga justo, e eu começo a modelar com tecido no corpo, assim eu garanto que vai ficar perfeito.”

“O processo não demora muito, as pessoas procuram um atelier com 1 ano, eu quero que venham com menos tempo, uns 6 meses, mais perto do casamento, assim você já está mais certo do que quer.”

“O processo inteiro não leva muito tempo, então temos essa vantagem de ser mais rápidos.”
vestidos de noiva veganos sustentaveis meeck atelier
vestidos de noiva veganos sustentaveis meeck atelier

As noivas da Meeck Atelier

vestidos de noiva veganos sustentaveis
“Meu público alvo são pessoas com essa mentalidade mais ampla, que vê todos ao seu redor como iguais, não necessariamente vegetarianos, mas que se preocupam com o mundo e o impacto que suas atitudes têm nele. “

“Acho que acima de tudo você tem que ser livre de preconceitos, eu não tolero nenhum tipo de preconceito dentro do atelier. São “jovens de espirito”, estão ligados a natureza, vão se casar porque amam, porque querem celebrar o amor, querem inspirar um mundo de mais amor.”

“Eu tenho muita dificuldade em definir meu público, porque eles mesmo não têm uma definição, é essa fluidez, é esse prazer na vida, é estar em constante mudança, não estar fechado para o que vem no futuro, é o tudo e o nada.”
vestido de noiva vegano sustentavel
vestido vegano de noiva sustentavel
Demais! 
E você? O que acha da proposta da MEECK?
Siga-nos no

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Compartilhe

Previous
Chá de noiva e educação sexual é com a Entre Lençóis
Os Vestidos Sustentáveis 
da Meeck Atelier