Um brindecom elegância

por Redação

Dicas de Etiqueta com Kellen Lopes

Que susto! Quantas taças e copos! Por onde começar? Nada de surpresas. Nos eventos os garçons têm a obrigação de conhecer as bebidas e servir, no mínimo, na taça correta, afinal são os ofícios da profissão. Infelizmente, muitos garçons não sabem o que é etiqueta à mesa e passam bem longe dela, às vezes pela falta de treinamento do próprio buffet onde trabalham. Já presenciei cada cena, de pura gafe.

Etiqueta não é luxo. Ela surge para simplificar a vida das pessoas. E no caso das bebidas, as taças e copos têm finalidades específicas de acordo com a bebida, como manter a temperatura ideal durante o consumo.

Imagine uma festa onde você mesma tem que se servir. No centro da mesa, um suporte repleto de bebidas e a sua frente copos e taças. Chegou a hora de entrar em ação. 

Taça alta e fina, tipo flûte ou tulipa. O formato mantém a efervescência da bebida por mais tempo.

 

O copo é sempre o maior, pode ter ou não haste (lugar onde segura a taça).

 

Será servido na taça menor , por ser consumido gelado a taça menor dificulta que a bebida esquente rápido.

 

 

Servido nas taças maiores e bojudas. Esse bojo deve ser grande para facilitar a entrada de oxigênio e liberar o aroma da bebida. Existem duas taças comuns  para vinhos tintos, uma é Bordeaux e a outra é a Borgonha. A Bordeaux tem o bojo grande e a borda mais fechada evitando a dispersão do aroma. Já a Borgonha tem o formato balão e permite um contato maior da bebida com ar liberando o aroma mais rápido.

 

É o mais fácil de identificar, são os copos baixos e largos para acomodar os gelos.

 

 

Em tulipas, com base curta evitando que a bebida esquente. Têm modelos que não possuem base. No caso do chopp, pode ser servido na caneca, mas isso é recomendável, no caso do casamento, só depois de algum tempo quando os convidados já invadiram a pista de dança.

 

 

 

Copo tipo baloon. Esse modelo de copo tem uma haste super curta.

 

 

Esses são os copos básicos e comuns de encontrar em um casamento. Agora que você já sabe, tin- tin!

 

Você também vai gostar