Guia Completo – Tudo o que você precisa saber para realizar um Elopement Wedding

Sonha em fugir para casar? Então vem conferir o guia completo do Elopement Wedding!

Só você e o amor da sua vida, já pensou em celebrar o amor dessa forma? Assim é o Elopement Wedding, um casamento a dois e sem convidados, considerado o formato de casamento mais íntimo e romântico! O Elopement é um casamento como outro qualquer, em que geralmente há a troca de votos, alguém que celebre e alguém que registre esse momento para você.

Mas como organizar um elopement wedding? Onde fazer um elopement wedding? Quanto custa um elopement wedding? E será que esse é mesmo o formato ideal para vocês?

Respondemos todas essas dúvidas nesse post. Vem conferir tudo o que você precisa saber para planejar um elopement wedding inesquecível!

elopement wedding
Foto: Gustavo Franco Fotografia

O que é um Elopement Wedding?

Apesar de muito comum em outros países, no Brasil o Elopement Wedding só se tornou mais conhecido de 2020 pra cá, por conta da pandemia da COVID-19, já que esse formato é considerado a alternativa mais segura e também, mais econômica para casar. Mas por que o nome “Elopement Wedding”?

Elope” significa “fugir”, e Elopement Wedding em tradução livre seria: fugir para casar. O termo veio das famílias antigas, quando os casais apaixonados tinham que fugir para casar longe de tudo e todos, por não haver consentimento dos pais e familiares.

Hoje em dia, é claro, os motivos para “fugir” são outros, esse formato de casamento é ideal para noivos que buscam economizar, querem casar de forma mais íntima possível ou para aqueles que querem celebrar o amor a dois novamente, como a Renovação de Votos.

Mariée
Foto: @amyjaynephotographer

Outra maneira que vimos alguns casais fazendo durante a pandemia, é realizar o Elopement Wedding no dia que seria o casamento, mas que teve que ser adiado, e realizar uma cerimônia maior depois. Um jeito de não deixar a data escolhida passar em branco e não deixar de celebrar o amor.

Não confunda Elopement Wedding com um ensaio de casamento!
o que é elopement wedding
Foto: Gustavo Franco Fotografia

Como funciona um Elopement Wedding?

O elopement wedding geralmente é realizado em um lugar especial com cenário e decoração incrível, onde acontece a celebração, troca de votos, e claro, tudo lindamente registrado pelo fotógrafo e videomaker para você ter esse dia eternizado.

Apesar de ser um casamento a dois, isso não quer dizer que você não possa convidar ninguém. É claro, que em essência, um elopement seria composto apenas dos noivos, mas nada impede que você convide algumas pessoas. Vemos muitos casais que optam pelo elopement wedding, convidando poucos membros da família e melhor amigo para participar desse dia especial. Lembre-se que o casamento é de vocês, são vocês que decidem o que for melhor!

Mariée
Foto: @adventureinstead

O mais legal do elopement wedding é que não há muitos protocolos a serem seguidos e as opções dos lugares para casar são bem maiores, pois por não haver convidados e equipe grande de profissionais envolvidos, não precisa ser um lugar com muita estrutura. Por isso esse formato é o preferido dos noivos que buscam algo mais livre de regras e mais fácil e rápido de organizar.

Mariée
Foto: Jordan Jankun 

Quanto tempo dura um elopement wedding?

A duração de uma cerimônia de elopement wedding varia entre 30 e 40 minutos. Ela geralmente é mais breve do que dos casamentos tradicionais, pois não há o cortejo e entrada das alianças, e o discurso do celebrante acaba sendo mais curto, por focar mais nos noivos. Mas como não haverá convidados, você não precisa se preocupar tanto com isso.

casamento sem convidados
Foto: ALE BIGLIAZZI FOTOGRAFIA

Momentos para tornar o Elopement Wedding inesquecível!

Além da troca de votos, há muitos outros momentos para tornar esse dia ainda mais especial. Como o making of (preparação dos noivos), first look, ensaio pós wedding, almoço ou jantar a dois, primeira dança, enfim, são diversas as possibilidades!

Acreditamos que vale muito fazer o ensaio pós wedding e um almoço/jantar a dois. Afinal, ter aqueles registros de “Enfim, casados!” e ter um momento para brindar a união vão tornar o dia ainda mais inesquecível!

Mariée
Foto: @chrisandruth

Como organizar um Elopement Wedding? Quais Fornecedores contratar?

Por ser um casamento bem menor e não haver tantos fornecedores envolvidos, não é preciso muita antecedência para organizar um elopement wedding. Uns 3 meses pode ser o suficiente para organizar tudo, mas sempre recomendamos começar o quanto antes. Principalmente se você for realizar o elopement em outra cidade ou país, aí o recomendável seria começar a planejar com mais meses de antecedência.

“Escolher os profissionais que irão fazer parte do seu casamento ganha um peso ainda maior quando você está planejando um elopement. É um casamento que, por si só, já é bem diferente, alternativo e que abre um enorme leque de ideias e inspirações. Os fornecedores precisam entender a sua proposta e não simplesmente encaixarem seu sonho em um modelo tradicional de casamento”, o fotógrafo ALAN VIEIRA – FOTOGRAFIA DE CASAMENTO explica.

Confira abaixo o passo a passo para organizar o seu elopement wedding!

1. Contrate uma assessoria

Apesar de ser mais fácil de organizar um elopement, acredite, ter uma assessoria irá facilitar demais todo esse processo de planejamento! Além de cuidar de toda a organização e planejamento, eles vão poder te ajudar a encontrar e negociar com os profissionais ideais para vocês. E sabe aquelas partes chatas e burocráticas? Pode deixar que eles vão cuidar de tudo!

Conheça as assessorias que indicamos clicando aqui!

Mariée
Foto: @herrerasebastian

2. Escolha um cenário especial

Ao começar a organizar o elopement, vocês provavelmente já devem ter algum local em mente, né? O legal desse formato de casamento, é que você pode se casar em praticamente qualquer lugar! Numa praia, no meio de uma floresta, no alto da montanha, no campo, no alto de um edifício ou até mesmo em casa.

Mariée
Foto: @julio.fotografias

3. Defina uma data

Após definido o local, é hora de definir a data! Você tem preferência por casar em alguma estação e período do dia? Se vocês forem casar em um local que recebe muitos visitantes ou turistas, pesquisem um período em que é mais tranquilo. Com a data e local definidos, vocês já podem cuidar de outros detalhes!

4. Defina o estilo de decoração

Por mais que o elopement wedding não precise de uma mega estrutura, vale a pena investir numa decoração bem incrível para o altar, já que o foco do elopement é a troca de votos. Se vocês forem fazer um almoço ou jantar após a cerimônia, cuide da decoração desse momento também, para que tudo fiquem a cara de vocês! Como a Beatriz e o Alexandre fizeram na renovação de votos! 

Neste post aqui você encontra dicas de como decorar o seu elopement! 

Mariée
Foto: @lighthousephotography_gr

5. Contrate um bom fotógrafo

Sempre falamos da importância de contratar um bom fotógrafo, afinal, os registros são o que fica. Ele vai ser o responsável por registrar cada detalhe do momento íntimo e especial do casal; além disso, são as fotos que vão eternizar o elopement wedding!

No Guia de Fornecedores Mariée indicamos os melhores fotógrafos! Clique aqui para conhecer! 

Mariée
Foto: @rafaelfontanaphotography

6. Não se esqueça do vídeo!

Além da fotografia, ter um filme desse dia tão importante fará toda a diferença. Você poderá ter seus votos eternizados, rever e compartilhar com as pessoas importantes para vocês! <3

Conheça os profissionais de vídeo que indicamos aqui!

Dá o play nesse vídeo emocionante que a VALIENTE fez de um elopement wedding na praia! 

7. Elopement precisa de celebrante?

A troca de votos entre os noivos é o principal momento do casamento a dois, mas ter um(a) celebrante para guia e dar rumo a cerimônia fará toda a diferença. Como não é algo religioso e regrado, você não precisa chamar um padre ou um pastor para esse momento, mas é interessante ter alguém para celebrar o seu casamento.

O celebrante é um profissional que tem o dom de contar a história dos noivos de forma íntima e poética, e tornar a celebração ainda mais emocionante!

Conheça os celebrantes que indicamos clicando aqui! 

Mariée
Elopement Wedding {Thaíse & Arthur} – Foto: Atelier Art & Luz

8. Escolha os looks

Siga o seu estilo e personalidade e arrase num look bem lindo para celebrar com o amor da sua vida. Capriche também na maquiagem e penteado!

Mariée
Foto: @karencastorphoto

9. Escreva os votos

Os votos são um dos principais momentos dos elopement wedding. Você precisa preparar os seus votos com muito cuidado, amor e carinho para que vocês façam suas promessas um ao outro. Lembre-se que esse momento será íntimo, já que será um casamento sem convidados, então aproveite para dizer tudo o que você realmente tem vontade de dizer, sem medo de ser piegas!

Mariée
Foto: @karencastorphoto

Nesse post aqui você encontra dicas para escrever os seus votos

Confere essa sequências de fotos dos votos de casamento da Thai e do Arthur que o ALAN VIEIRA – FOTOGRAFIA DE CASAMENTO registrou!

votos em elopement wedding

elopement wedding na praia

casamento no pôr do sol

Como comunicar a família sobre o elopement?

Apesar de muita gente conhecer, o elopement ainda é um formato de casamento muito novo, pode ser difícil para sua família e pessoas mais velhas que te cercam entenderam porque você está indo tão longe se casar e fazendo um casamento sem convidados. Por isso tenha muita calma na hora de contar e se for preciso diga que não quer uma festa casamento, diga que só vai sair para dizer os votos e tirar lindas fotos. O que for melhor para vocês!

Você pode escolher comunicar antes ou depois do casamento. Uma ideia que curtimos é fazer cartões com uma foto do elopement wedding, comunicando que estão casados! Com certeza, eles ficarão felizes pela felicidade de vocês <3

E se caso for muito importante para a família de vocês, vocês podem convidar algumas pessoas. Ou até mesmo realizar uma outra celebração com eles depois do elopement. Há casais que escolhem fazer duas celebrações, o elopement apenas com os noivos, e uma celebração maior, com a família e amigos!

Mariée
Foto: @dugunumuzvar
fotos de elopement wedding
Foto: RAFA RAMOS FOTOGRAFIA

Lugares para Elopement Wedding

Há uma infinidade de lugares incríveis para dizer o tão esperado “SIM”. Ainda mais aqui no Brasil, que é repleto de praias paradisíacas e lugares com vistas incríveis! Uma dica importante é escolher um lugar mais tranquilo e isolado, para garantir um momento com maior intimidade.

“Imagine a possibilidade de realizar seu casamento em qualquer lugar do mundo e sem a preocupação de ter que encontrar maneiras de levar todos os seus convidados ou agradar a maioria. Sim, é possível! Em um elopement você pode se casar em um local que fez parte da sua história e é importante para o casal ou simplesmente viajar e escolher um cenário dos sonhos para ser parte do seu casamento. Quer casar a dois no alto de uma montanha ou conhecer um local paradisíaco e trocar seus votos em frente ao mar? Quem vai escolher é você e o seu amor. Por isso, não tenha medo de ousar e vá atrás daquilo que fará seu coração mais feliz.“, o ALAN VIEIRA – FOTOGRAFIA DE CASAMENTO dá a dica!

Além disso, pesquise o clima, a cultura e conheça realmente o destino do elopement wedding, como nos alertou o Gustavo Franco Fotografia! “Tem alguns lugares que as mulheres não podem usar roupas abertas, por causa da cultura. Se os noivos escolheram uma montanha no frio para casar, pensem como vão fazer para subir aquela montanha com vestido de noiva!”

Mariée
Foto: @robdight

Elopement Wedding no Exterior

Se seu sonho é casar em outra cidade ou país e realizar um Destination Elopement Wedding, você vai precisar se planejar bem antes, pois além de organizar o elopement, é preciso cuidar de vistos, passagens e hospedagens. O melhor de realizar um casamento fora, é que você pode emendar sua lua de mel!

Se for fazer o seu casamento no exterior, lembre-se: é necessário que o casal também faça o casamento civil, ou pelo menos, viva em uma união estável. 

Mariée
A Thamiris e Daniel contaram com a ajuda da Wedding Planner Suellen Fernandes para se casar na Itália. Confira aqui!  

Mariée

Para quem quer realizar um elopement no exterior, conheça a Pop up Weddings, projeto que realiza casamento em todo o mundo!

Mariée
Foto: @phantienphotography  
Mariée
Foto: @thewildoneswedding

Quanto custa um Elopement Wedding?

Assim como um casamento tradicional, o custo de um elopement wedding varia muito!  Mas é claro, um elopement pode ser bem mais barato que um casamento tradicional, já que você não terá convidados, que é o que mais pesa no orçamento.

O que você precisará incluir no seu orçamento é basicamente os itens que listamos acima: Assessoria, celebrante, fotógrafo, filmagem, gastronomia, doceria, vestido, beleza da noiva, traje do noivo, decoração, papelaria e outros fornecedores que você escolher contratar. 

Se você for realizar um elopement em outra cidade ou no exterior, aí o custo pode aumentar, já que você precisará gastar com deslocamento, alimentação e estadia.

elopement wedding
Foto: ANA CORREA

Vale a pena fazer um Elopement Wedding?

Mas e aí, será que vale a pena fazer um elopement wedding? A maior diferença entre um elopement e um casamento tradicional é a ausência de convidados, se isso não for problema para vocês, o elopement pode ser perfeito!

Uma das maiores vantagens é que será apenas você e a pessoa amada, o que permite um nível maior de intimidade, e por isso, é considerado uma celebração mais intensa e romântica. Outra vantagem é a economia! Por não ter convidados, o custo do casamento poderá ser bem menor.

Caso você ainda tenha receio, por deixar a família e amigos de fora desse dia, você pode fazer como alguns casais fazem, que é realizar mais de uma celebração, conhecido também como Sequel Wedding.

E uma opção, para aqueles que já se casaram, é realizar um Elopement de Renovação de Votos! Assim como a nossa diretora Thaisa fez, clique aqui para conferir e se inspirar!

Mariée
Foto: Sweet Sail

Noivos que fizeram Elopement Wedding

Nas histórias reais já contamos histórias de casais que fizeram um Elopement Wedding. Confira:
elopement wedding na praia
Foto: ALAN VIEIRA – FOTOGRAFIA DE CASAMENTO

Gostou das dicas? Seu sonho é fazer um elopement wedding?

Conta pra gente aqui nos comentários!

Siga-nos no

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Compartilhe

Previous
Ideias Para Decor De Casamento Com a Cor Pantone 2022
Guia Completo – Tudo o que você precisa saber para realizar um Elopement Wedding