Você já reparou que, assim como no mundo da moda, na decoração as coisas vivem se reinventando?

Você já reparou que, assim como no mundo da moda, na decoração as coisas vivem se reinventando? Tem coisa que hoje é tendência e daqui a 10 anos vai ser a coisa mais brega do mundo. Só que com o tempo irão redescobrir essa coisa e ela poderá ser a tendência do momento de novo! Pode se acostumar. Esse ciclo acontece quase sempre e justamente por isso, eu vou te apresentar um velho conhecido: o tijolo à vista! Sim!!! Ele, que foi moda nas fachadas antigas, agora voltou todo descolado e cheio de novidades nos ambientes internos.


Todo mundo já deve ter conhecido uma casa, uma estante ou um sofá feitos de tijolos à vista na infância. Mas, hoje esse material voltou com uma proposta bem diferente. Seu propósito é ser um elemento de destaque, por isso deve ser usado com cautela, apenas em alguns pontos, para não carregar demais o ambiente.
Muito versátil, o tijolinho à vista é um dos principais elementos de uma decor que está super em alta nos últimos tempos, que é a decoração industrial. Ela remete a espaços mais contemporâneos, com um ar jovem, mas que ao mesmo tempo não deixam de ser aconchegantes. Da mesma forma, ele também é perfeito para compor ambientes mais rústicos e femininos. Olha só!




Para fazer a parede perfeita, você precisa saber alguns detalhes sobre os tijolos à vista que farão toda a diferença no seu projeto: os tipos de assentamentos e acabamentos.
Assentamento
Junta cheia: Esse tipo de rejuntamento preenche todo o espaço entre os tijolos, deixando a argamassa e os tijolos no mesmo nível. Ou seja, usando essa junta, você terá uma parede plana.
Junta frisada: Nesse caso, é removido o excesso de argamassa, deixando os tijolos em evidência.
Junta seca: Ela tem esse nome, porque você não enxerga a argamassa, já que ela é assentada apenas na parte de trás dos tijolos. Assim, a impressão que dá é que os tijolos foram encaixados ou apenas sobrepostos.

Acabamento
Natural: Os tijolos ficam com a sua aparência natural e são apenas impermeabilizados para evitar umidade e sujeira.

Pátina (ou tijolo caiado): Lembra dos móveis com acabamento em pátina? É a mesma coisa! Uma camada de tinta é aplicada nos tijolos e posteriormente lixada, deixando à mostra um pouco da cor natural dos tijolos por baixo da tinta. Esse acabamento maravilhoso combina com ambientes mais rústicos.


Pintado: Diferente dos tijolos caiados, aqui você apenas aplica a tinta e não precisa lixar depois.


Demolição: O reboco é retirado da parede, deixando os tijolos existentes à mostra. O aspecto é mais envelhecido, como se a parede estivesse em ruínas.


Outras soluções
Plaquetas: Elas simulam os tijolos, mas têm uma espessura muito menor. São bem reais, pois são feitas com material cerâmico e ideais para cobrir paredes que já estão prontas.


Papel de parede: Essa é a opção mais prática e rápida. Mas, cuidado com a escolha do papel e a forma de aplicação, pois ele pode dar uma aparência fake.


Ecobrick: Esse revestimento também simula os tijolos, mas sua composição é plástica. Além de bem real, é de fácil aplicação, não deixa resíduo de obra e também é isolante térmico e acústico. Totalmente ecofriendly.

Acho que você não imaginava que essa escolha tinha tantos detalhes, né?