Receita: Papillotte de salmão

por Elizeo Garcia

Para você que está prestes a iniciar a vida a dois, nada melhor do que aprender a preparar um bom jantar romântico e delicioso, certo? Então, segue mais uma receita muito saborosa, fácil de preparar e pra lá de saudável preparada pelo fotógrafo formado em gastronomia Elizeo Garcia. Essa receita é baseada no conceito francês de cocção no vapor, ou seja, todos os ingredientes trocam os aromas e sabores durante a cocção, conferindo um sabor suave e único. Agora, a grande surpresa é quando se abre o papillotte e todos os aromas se revelam! Isso, combinado a um bom vinho branco ou espumante, fica fantástico! Mãos a obra:

Papillotte de Salmão 

Ingredientes:

Limão confit:
1 limão siciliano
200ml de água
2 colheres de sopa de açúcar

Papillotte:
1 filé de salmão já limpo (100g), ou merlusa, ou camarão
1 tomate picado em cubos
8 azeitonas pretas
½ limão siciliano
Sal
Pimenta do reino moída na hora
Coentro em grãos
Folhas de manjericão
Folhas de salvia
Azeite extra-virgem

Modo de preparo:

Limão Confit: Corte a casca do limão siciliano em juliennes (tiras bem finas). Ferva 2 vezes em uma panela de água. Na segunda vez, cozinhe confit (cozinhar bem devagar) por 20minutos com 200ml de água e 2 colheres de sopa de açúcar.

Papillotte: Misture o salmão cru cortado em tiras aos seguintes ingredientes: sal, pimenta do reino (moída na hora), tomate cortado em cubos, azeitonas pretas, coentro em grãos, folhas de manjericão e sálvia e azeite de extra virgem. Para uma maior acidez, exprema ½ limão siciliano sobre a mistura. Coloque em papel manteiga específico para culinária. Acrescente por cima o limão confit. Feche cuidadosamente o papillotte para o vapor não escapar pelo cozimento. Leve ao forno pré aquecido a 180°C por 10 minutos. Leve o papillotte a mesa ainda fechado, sirva cada prato e deixe para cada convidado abrir o seu e descobrir os aromas que se revelam. Finalize com um bom azeite.

Prontinho! Pode ser servido com uma salada.

Imagens: área51 
Você também vai gostar