Você Sabe Qual é O Papel Do Celebrante No Casamento?

por Ana Motta
Você sabe qual é o papel do celebrante no casamento? Se você pensou em um representante religioso, a resposta está quase certa! Na verdade, a cerimônia é o momento de celebrar o amor e a união do casal e a pessoa escolhida para este momento não precisa ser necessariamente de uma religião específica. Em tempos modernos, o celebrante consegue trazer as palavras certas e a emoção para este momento tão especial. E, para falar sobre o assunto, convidamos a Isabela Nicastro da {fornecedor:1525} para contar um pouco sobre o papel de um celebrante no casamento! Vem conferir!
Olivia Strohm Photography
1- Como começou a Sem Travas no Coração? 


Bom, sempre digo que a {fornecedor:1525} começou por força do destino. Eu trabalhava como jornalista em uma empresa, mas estava descontente com o trabalho. Mantinha o meu blog de relacionamentos, o Sem Travas na Língua, como um hobby, mas queria que a escrita sobre relacionamentos fosse além disso. 
isabela nicastro celebrante de casamento da coracao sem travas
Foi aí que uma amiga do meu primo veio falar comigo que iria se casar e estava atrás de um celebrante, mas só encontrava pessoas muito formais, que tinham cerimônias prontas e muito ritualísticas. Comentou comigo que gostava muito dos meus textos do blog e se eu topava o desafio de ser a celebrante do casamento dela. 
celebrante sem travas no coracao
Achei a ideia incrível e aceitei na hora! Com esse convite, me despertei para o que eu queria de fato fazer: celebrar o amor. Pude, finalmente, continuar escrevendo sobre relacionamentos, mas agora de uma forma mais efetiva, emocionante e acompanhando de perto as melhores histórias. 


Mais do que isso, ajudando a construir um dos momentos mais importantes da vida desses casais. Foi assim que a empresa começou, com muito amor e com o objetivo principal de destravar muitos corações por aí!
isabela nicastro celebrante de casamentos
isabela nicastro celebrante de casamentos
2- Para você, qual é o papel de um celebrante em um casamento?


Os papéis de um celebrante em um casamento são, primeiramente, o de celebrar e o de selar a união e o amor dos casais. E isso, vai além do que simplesmente exercer uma função. É preciso um olhar apurado, uma escuta atenta e, principalmente, o coração aberto. Para o amor, não há regra ou formato definido. A cada cerimônia, eu redescubro o seu significado, suas cores e sabores.

Chris and Ruth Photography

“Para o amor, não há regra ou formato definido. A cada cerimônia, eu redescubro o seu significado, suas cores e sabores”

3 – Qual é o diferencial do seu trabalho?


Com certeza, é a personalização. Cada cerimônia é única. Se cada casal tem sua própria história, não tem porque as cerimônias serem todas iguais, com o mesmo ritual de sempre. A beleza está em descobrir o que há em cada história de amor. É isso que torna uma cerimônia emocionante, que encanta e emociona tanto os noivos, quanto os convidados presentes. 

Cada celebração da {fornecedor:1525} é pensada junto com o casal, de acordo com a história e a identidade deles. Quando eles estiverem no altar, irão se reconhecer nas minhas palavras, rir, chorar, de fato, se emocionar. 
Tim Williams Photography
4 – Por que decidiu ser celebrante?


Tornar-me celebrante foi uma realização entre unir a paixão pelas palavras e o prazer em descobrir e revelar as histórias por trás dos relacionamentos. 

É escolher uma profissão que é mais paixão do que trabalho. Quer algo mais gratificante do que celebrar o amor? Comemorá-lo a cada cerimônia? Além disso, puder unir o Jornalismo, que foi a minha escolha na graduação e aplicá-lo a cada entrevista com os noivos, a cada processo para a construção do texto.

“Quer algo mais gratificante do que celebrar o amor?”

Paris Hawken Weddings
5 – Como funcionam as cerimônias personalizadas? 

As cerimônias personalizadas não acontecem só no momento da celebração no dia do casamento. Há todo um processo antes do dia. É isso que garante que cada uma delas seja especial e única.Para começar, me encontro com os noivos para conhecer mais sobre a história de amor deles e para planejar a cerimônia. 


O segundo passo é agendar uma conversa individual com noivo e noiva para ouvir a versão de cada um sobre o início daquela história de amor, o que pensam sobre o casamento, família, valores, etc.


Depois, possivelmente, peço o contato de um padrinho/madrinha ou amigo mais próximo, para tentar entender um pouco mais da história de um outro ponto de vistaAí, finalmente, crio o texto da cerimônia e realizo a celebração na data e local marcados pelos noivos. É a hora de deixar que o coração conduza a razão e as palavras sejam a demonstração mais clara desse sentimento. Sem Travas no Coração!
cerimonia de casamento com celebrante
Janneke Storm
5- Qual é o perfil da noiva que contrata o seu serviço? 


A noiva que me contrata é alguém que quer que o dia do casamento tenha exatamente a sua identidade, a sua cara! Ela quer chegar e se reconhecer em cada detalhe. Isso passa pela decoração, pela música, pela escolha do vestido e não podia ser diferente com a cerimônia. 

Ela quer uma cerimônia que retrate a sua história, que converse com ela e com seu noivo, em outras palavras, que fale a sua língua! É uma noiva antenada, moderna e, ao mesmo tempo, muito romântica. Ela quer se emocionar, mas não mais em contos de fada e sim com a sua própria história de amor. 
cerimonia de casamento moderno
Georgia Verrells
cerimonia de casamento moderno
Georgia Verrells
6 – Conta para a gente uma história que te inspirou a celebrar casamentos!


Gostaria de contar a história que me inspira a continuar sendo celebrante: o casamento dos meus pais. Casados há 28 anos, o amor dos dois ultrapassa obstáculos, o tempo e a doença do meu pai, uma doença neurodegenerativa. Amor é isso. É detalhe, é cuidado, é parceria. É a maçã que eles dividem toda noite enquanto ele mexe, cuidadosamente, nos pés dela. A roupa que ela ajuda ele a escolher. 

O silêncio que ela faz enquanto ele dorme. As caminhadas de fim de tarde, em que eles saem para espairecer. Amor é meu pai e minha mãe. Na minha caminhada como celebrante, busco celebrar amores genuínos e torço para que sejam duradouros como o deles. 

“Que nunca faltem casais apaixonados, que nunca falte amor. E que as minhas palavras continuem ajudando a eternizar cada história!”

Acorn Photography & Cinema
E é claro que não poderíamos deixar de pedir para a Isabela um trecho que ela disse em um casamento! Prepare-se para suspirar:


“Quando você menos esperar, é aí que vai acontecer. Vocês sempre ouviram essa frase, quando se questionavam sobre o momento em que o amor surgiria. A regra parecia clara: esteja distraído e sem expectativas e, só assim, o amor florescerá. No entanto, vocês estão aqui, nesse dia, para provar o contrário. Estiveram atentos e nada indiferentes à possibilidade do amor. Mais do que isso, foram em busca dele.”


“Em terra de aplicativo de relacionamento, foram os sortudos da vez. Reencontraram-se digitalmente, para se entregarem, pessoalmente, de alma e coração. Há três anos, compartilham alegrias, dores e conquistas. Eternizam, hoje, o amor, ao lado das pessoas que estiveram com vocês quando tudo parecia desmoronar.”
Scott Surplice Photography
Scott Surplice Photography
Quem aí não adorou conhecer o trabalho da {fornecedor:1525}? Conta para gente o que achou!
Você também vai gostar