Celebrante para o casamento: como funciona e os tipos de cerimônias

O profissional Paulo Godoy dá algumas dicas e conta mais sobre o trabalho do celebrante!

Assim como tudo, os casamentos seguem o curso da modernidade, com a onda dos casamentos ao ar livre e a grande diferença de crenças e religiões, a procura por celebrantes vem aumentando. Você quer entender um pouco sobre o celebrante e a importância dele? Então dá uma olhada nesse post, por que o CELEBRANTE PAULO GODOY nos contou um pouco sobre esse trabalho incrível e alguns tipos de cerimônia que você pode escolher pro seu grande dia!
Mariée
Mariée
O celebrante Paulo Godoy
Mariée
Uma cerimônia celebrada pelo expert Paulo Godoy
dicas-para-encontar-seu-celebrante
Uma cerimônia celebrada pelo expert Paulo Godoy

Como funciona a cerimônia

Mariée
Chris and Ruth Photography
“Hoje os tempos são outros”, já diziam nossos pais. As gerações que sonhavam com casamento de Igreja já deram passagem para esses novos tempos. Então, qual é o “tempo” dos dias de hoje? Será que o “amor” e o “felizes para sempre” dispensaram as antigas tradições? 

Basta observar o movimento dos cartórios, especialmente aos sábados pela manhã, para percebermos que a procura pelo casamento com oficialização civil, em nada parece ter diminuído. As Igrejas tradicionais também não apontam que o casamento clássico esteja fora de moda. O que acontece é que as estatísticas oficiais apontam para um constante aumento no número de casamentos. 

O que mudou então no comportamento dos noivos?
Mariée
Eric keley Photography
Mariée
Hello Blue Photography
Por atenderem casais de religiões diferentes, divorciados, pessoas do mesmo sexo, ou simplesmente por realizarem uma cerimônia descontraída e prática no mesmo local da festa e possuírem discursos mais pertinentes aos interesses dos noivos, os celebrantes de casamento estão na moda!
Ainda sonham com o casamento perfeito, desejam celebração e festa com pompa e valorizam acima de tudo o amor. Mas muitos casais atuais buscam também conforto e liberdade para suas famílias e convidados. Sem nenhum preconceito, desejam cerimônia civil, social e religiosa no mesmo local onde receberão os convidados para o jantar e festa. Desejam que seus convidados sintam-se como na própria casa dos noivos e que nada os afrontem por diferenças de fé e religiosidade. Que os convidados ainda possam ir a apenas um endereço para participarem de todos os ritos celebrativos sem nenhum incômodo. 

Por estas razões e por atenderem casais de religiões diferentes, divorciados, pessoas do mesmo sexo, ou simplesmente por realizarem uma cerimônia descontraída e prática no mesmo local da festa e possuírem discursos mais pertinentes aos interesses dos noivos, os celebrantes de casamento estão na moda!
CELEBRANTE PROFISSIONAL
Mas, auto lá! Não basta se dizer celebrante e sair por aí distribuindo cartões de visitas, falando de amor, companheirismo, romantismo, fazendo conotações simbólicas à fé e à crença no casamento. Tendo formação Premium na Escola de Celebrantes da HV7 Cerimonial e Treinamentos, em São Paulo, o Profissional Celebrante aprofunda-se em uma metodologia científica experimentada e aprovada por mais de 25 anos. Como nos contou o Celebrante Paulo Godoy, as ferramentas de escrita de discursos e poesias Coach HV7-ISOR, privilegiam a coerência e a lógica.
Mariée
The image is found

Cerimônias Mais Procuradas

Mariée
Whitney Heard Photography
Mariée
Next Exit Photography
Cerimônia das Areias

Bastante pedida quando o casamento é na praia, que consiste basicamente em três vasos transparentes no altar sendo dois menores com areias e um maior vazio. Os menores estarão com areias de cores diferentes um vaso com uma cor para a noiva e um para o noivo. Os noivos pegam seus respectivos vasos e vão despejando as areias no vaso maior. A medida que o Celebrante de Casamento vai dizendo o simbolismo desse ato. Que é exatamente a união do casal. 

 “As pessoas não são feitas pela metade, mas sim inteiras; ao se encontrarem elas se completam, se envolvem, invadem com permissão a vida, a intimidade um do outro, elas se misturam… Nos pensamentos, nos corpos… E assim juntas, se fortalecem…”. 

Essa cerimônia pode ser feita também com a participação dos padrinhos no altar, além dos vasos dos noivos, existe um vaso para cada padrinho e madrinha ou para casal de padrinhos e madrinhas. Pode ser com uma cor para cada casal, ou do lado do noivo, cor da areia do noivo, do lado da noiva, cor da areia da noiva. Eles se deslocam até o altar e despejam a areia no recipiente maior, podemos usar para cada padrinho e madrinha, o simbolismo original de cada cor, ou uma virtude que não pode faltar no casamento, por exemplo, cumplicidade, união, diálogo, amizade, cartão de crédito (brincadeira). Por fim os noivos que colocam as suas areias. 
Mariée
Cerimônia do Vinho
Os padrinhos e madrinhas escrevem, com antecedência, cartas com votos de felicidades para os noivos e levam no dia do casamento em envelopes lacrados. Deixamos em cima da mesa, 01 caixa (BAÚ), 01 garrafa de vinho, 02 taças e o cadeado. No decorrer da Cerimônia o celebrante de casamento explica o significado de casa objeto colocado no altar. A caixa (BAÚ) representa o casamento (cotidiano), o vinho representa o amor, significando que um bom vinho sempre melhora com o tempo, assim como um grande amor; e as taças representam os noivos. 

O Celebrante convida os noivos a depositarem na Caixa o vinho e as taças e logo em seguida convida os padrinhos e madrinhas (individual ou casal) para depositarem os votos também na caixa (casamento). Fecha a caixa com um cadeado e marca o dia de abrir (recomendo na bodas de madeira – 05 anos). Convidando pais e padrinhos a recordarem esse momento juntos, abrindo esse vinho e repartindo esse amor entre eles. Essa cerimônia funciona tipo uma capsula do tempo.
Mariée
The image is found
O CELEBRANTE PAULO GODOY conta: “Acredito que o meu diferencial seja o cuidado e atenção que eu dedico para os meus noivos. Desde o meu primeiro contato, a atenção e a dedicação são plenas e totais. Costumo me reunir com casal, onde através de uma entrevista e um bate papo informal, eu procuro saber detalhes da historia de amor deles, e procuro também, conhecer suas ideias, seus desejos e suas necessidades, para poder criar um momento único e inesquecível não apenas para os noivos, assim como para suas famílias e amigos. 

Outra característica do meu trabalho é que procuro usar a emoção para criar um clima de amor e romance nas cerimônias que realizo, levando os convidados a vivenciar junto com o casal a historia de amor deles.
Tudo isso de uma maneira leve, natural e descontraída”.
Mariée
The image is found
E ai você também se encantou pelo jeito que o Paulo trabalha? Então venha conhecer mais sobre o trabalho dele aqui > CELEBRANTE PAULO GODOY
Mariée
Siga-nos no

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Compartilhe

Previous
Dicas para Decorar um Casamento Industrial
Celebrante para o casamento:
como funciona e os tipos de cerimônias