Madrinha ou Dama de Honra?

por Mariana Lo Turco
São tantas coisas para decidir quando se está planejando um casamento; e uma delas é quem vai estar com você no altar! E aí aparecem as dúvidas: sua BFF vai ser sua madrinha? E a sua irmã? Vem descobrir qual é a diferença entre madrinha e dama de honra! 
dama de honra e madrinha
Se você sempre pensou que é a mesma coisa, você está enganada! Embora não seja uma tradição brasileira, tem diferença sim.
dama de honra

O que é ser dama de honra?

O termo original para damas de honra é “demoiselle”. O termo vem desde a Idade Média, e segundo a tradição, as damas de honra são as amigas da noiva que entram antes dela, para confundir os “maus espíritos”, ou qualquer vibração ruim que possa cercar a noiva. 
A dama de honra pode ser sua irmã, ou aquela amiga de infância que sempre esteve junto com você. Antigamente, a dama de honra tinha que ser solteira, para que ela estivesse 100% compromissada com a noiva. Mas hoje em dia, nós sabemos muito bem que não é preciso ser solteira para assumir o compromisso de ajudar a amiga no casamento, não é mesmo? A dama de honra zela pela sua felicidade em todos os momentos! 
Geralmente, as damas de honra usam vestidos iguais ou parecidos, além de usarem buquê, como a noiva. Justamente, porque elas estão ali para confundir os “maus espíritos”, lembra? 
dama de honra

O que é ser madrinha?

Depois das damas de honra é a hora das madrinhas e dos padrinhos. 

As madrinhas também são pessoas importantes para você e seu noivo, e que podem/devem te ajudar nos preparativos do casamento. Em uma cerimônia brasileira, diferente das damas de honra, as madrinhas entram aos pares. Os padrinhos e as madrinhas podem ter um laço afetivo e amoroso, para serem um bom exemplo de relacionamento. Ou também, podem ser aqueles amigos que sempre estiveram com vocês – na alegria e na tristeza não é?
Hoje em dia, a tendência é que as madrinhas usem o mesmo tom de vestido, assim como as damas de honra. Em alguns casamentos, elas chegam a entrar com o buquê também. Por isso, é importante lembrar que só estamos falando sobre algumas diferenças entre as damas de honra e as madrinhas, mas tudo é válido! 
Lembre-se: o casamento deve estar de acordo com o que vocês – casal – querem! 
madrinhas
Agora você já sabe que dama de honra e madrinha não são a mesma coisa né? 

Quer ter ideias de como convidar seus amigos para estarem ao seu lado no grande dia? 
Você também vai gostar