Conhecendo a Ilha do Mel: dicas de viagem, custos e roteiro completo

por Mariana Lo Turco
Procurando uma praia incrível para conhecer no Brasil? Localizada no estado do Paraná, a Ilha do Mel é um destino incrível para o verão. Além de ter muita história para contar, a ilha é o destino perfeito no sul do Brasil para aventureiros e pessoas que querem desligar um pouco do mundo. Vem conhecer a Ilha do Mel

lugares para viajar na pandemia
Crédito fotos: @mariloturco

Destino de viagem: Ilha do Mel

Sem sombra de dúvida, a Ilha do Mel tem as praias mais lindas do Paraná. Localizada no Oceano Atlântico Sul, a Ilha fica pertinho do Porto de Paranaguá e também da cidade de Pontal do Paraná. Há muitas histórias envolvendo a origem de seu nome, desde que havia uma família de origem alemã com o sobrenome “Mehl”; que as cores da água do mar lembravam mel e até mesmo que os índios Carijós – que habitavam a região – eram verdadeiros apicultores. Independente da origem do seu nome, a ilha é realmente encantada! 

A Ilha do Mel é a viagem perfeita para casais, famílias e até jovens que estão em busca de aventura e de contato com a natureza; pode ser o destino perfeito para sua lua de mel! A ilha é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná, e apenas 200 dos seus 2700 hectares têm permissão para uso, já que o restante é uma reserva ecológica tombada como Patrimônio Histórico em 1975. 
Por ser uma área preservada, em alguns lugares não é permitida a entrada de visitantes e há um limite para o número de hóspedes em toda a ilha – 5 mil pessoas. Mas, por conta da pandemia, agora só são permitidos 2500 hóspedes, o que faz da Ilha do Mel um dos melhores destinos de viagem durante a pandemia – na minha opinião. As praias são tranquilas e sem aglomerações, diferente do que vemos no litoral do Paraná e de Santa Catarina. Todos os cuidados estão sendo tomados pelos donos de pousadas e de restaurantes, com direito a muito álcool em gel, distanciamento e máscara.  
melhor destino de viagem durante a pandemia
Eu, Mariana, fui para Ilha do Mel para ficar mais perto da natureza – e descansar!

O que você precisa saber antes de ir para a Ilha do Mel

Não tem luxo, é tudo rústico!

A graça da Ilha do Mel é ir para curtir a natureza e se desligar do mundo. Por isso, não espere hotéis 5 estrelas, restaurantes super sofisticados e passeios caros. A essência da ilha é o rústico, e o contato real com a natureza. Você vai encontrar sim boas estadias, comidas deliciosas e ótimos passeios; mas com uma pegada roots. Ah, e não tem iluminação pública! 
Se prepare para as trilhas 
Carros não são permitidos na ilha, por isso, qualquer trajeto que você precisar fazer vai ser a pé ou de barco. Então se você quiser explorar a Ilha do Mel, se prepare para fazer trilhas no meio da natureza, passar por algumas pedras e ter fôlego para algumas subidas/escaladas. 
Cuide da natureza 
A Ilha do Mel é muito bem preservada e limpa, então nem pense em ir para lá e estragar isso, né? Não deixe lixo para trás e cuide da natureza! 
Tudo que é consumido na ilha, é de lá! 
A pesca é uma prática comum na Ilha do Mel, e é isto que dá sustento para as famílias que moram lá. Achei muito bom saber que os pescadores têm muito respeito pela natureza, e pescam apenas o que é necessário. Então, quando pedir um peixe em algum restaurante, saiba que ele é da própria ilha. Um dos mais comuns é o paru, que é feito em forma de moqueca ou frito. Uma delícia! 
ilha do mel

O que levar para a Ilha do Mel

Tem alguns itens que você não pode esquecer de levar para a Ilha do Mel. Por ser uma ilha, nem tudo é de fácil acesso e não tem muitas lojas nem farmácias. Então,prepare a sua necessaire!

  • Kit primeiros socorros e remédios – É sempre bom viajar com band-aids, antialérgicos, e alguns outros remédios básicos. Nunca se sabe o que pode acontecer, então esteja sempre preparado! 
  • Protetor solar – Item indispensável na vida e, principalmente, na praia. Proteja a sua pele! 
  • Muito repelente –   Você não vai se esquecer em momento algum que está em uma área preservada da Floresta Atlântica, porque as mutucas vão te lembrar sempre disso. Elas são um tipo de pernilongo, que picam que é uma beleza. Eu recomendo levar um repelente com icaridina – achei que protegeu mais que o comum. 
  • Moletom –  No final da tarde – quase sempre – faz um friozinho na Ilha do Mel. Para não passar frio, não se esqueça de levar um moletom ou uma blusa, combinado? 
  • Lanterna –  A Ilha do Mel não tem iluminação pública , para se ter noção, a energia elétrica só chegou em 1998. Então, para fazer passeios noturnos e ir da pousada até algum barzinho, a lanterna é indispensável. 
  • Dinheiro físico – Se eu já falei que a ilha é bem rústica, você pode imaginar que não tem banco nem caixa eletrônico por lá, né? A maioria dos lugares que fui tem maquininha de cartão, mas acho importante levar um pouco de dinheiro em mãos para não passar nenhum apuro. 
como chegar na ilha do mel

Como chegar na Ilha do Mel

Tem duas formas de chegar até a ilha. Uma delas é por Paranaguá e a outra pelo distrito de Pontal do Sul – em Pontal do Paraná. A última opção é mais rápida, já que a distância entre pontal e a Ilha do Mel é de apenas 4km. 

Nas duas cidades você vai encontrar a balsa ou ainda barcos para fazer a travessia. Pela balsa saindo de Pontal, você vai pagar em média R$35 ida e volta; e a travessia demora meia hora. 
Eu optei ir de barco com uma empresa de táxi naútico de lá, chamada Maninho House. A travessia foi super rápida (7 minutos, por aí) e custou R$45 ida e volta. Na minha opinião, compensa mais que a balsa. 
Saindo do continente, são duas opções de paradas: ou Encantadas ou Nova Brasília.  

Lugares para ficar na Ilha do Mel

Os dois lugares mais conhecidos e com maior número de pousadas é Encantadas e Nova Brasília. Eu fiquei em Encantadas, mas os dois lugares tem seus benefícios. Ambas tem vários restaurantes e em Encantadas eu vi vários mercados. Em Nova Brasília, eu vi mais trilhas e mais opções de praia.  
praia para conhecer no Brasil
Essa é uma porta de uma igrejinha em Encantadas. Eu amei!

Praias na Ilha do Mel

A Ilha do Mel tem muitas praias lindas e bem compridas – com uma boa faixa de areia. Algumas são bem famosas entre os surfistas (como a Praia do Miguel) e outra ficam bem pertinho das atrações turísticas (como a praia do Farol). 

  • Praia de Encantadas – Como muitos barcos passam por lá – por causa do trapiche – a água não é tão limpinha. Mas se você for mais longe do trapiche, a água fica mais clara e boa para o banho de mar. 
  • Praia de Fora –  Pensa em uma praia grande! A praia de Fora é pertinho da Gruta das Encantadas e é bemmm comprida. É por lá que você pode ir até o morro do sabão ou curtir a praia.
  • Praia do Miguel – Considerada uma das praias mais bonitas, a Praia do Miguel é deserta porque é mais longe. Nela, você vai ver o panelão de ferro (uma pedra diferentona), e pode aproveitar para surfar! 
  • Praia Grande – Nessa praia você vai encontrar algumas pousadas. Uma ótima opção se você quiser ir para a Ilha do Mel para curtir a praia em paz. 
  • Praia das Conchas – A praia das conchas é mais movimentada, mas isso não tira seu encanto. Fica próxima ao Farol das Conchas também! 
  • Praia do Farol – Como o nome já diz, na praia do Farol você vai estar bem pertinho do Farol das Conchas. O mar é bem calmo e quase não tem ondas. Ah… e a praia é bem grande também! 
  • Praia do Istmo – Ah… é legal falar que a praia do Istmo é a parte mais estreita da ilha, e já tiveram épocas em que a água do mar atravessava de um lado ao outro. Mas hoje, isso não acontece mais! 
  • Praia da Fortaleza – A praia do forte tem uma areia clarinha e é praticamente intocada – já que tem poucas pousadas. 
  • Praia de Brasília – Assim como a praia de encantadas, a praia de Brasília também tem um trapiche. Por isso, a água é um pouco mais escura. Mas, uma coisa que eu achei bem legal, é que a água é quentinha porque é próxima ao mangue. Por isso, tome cuidado ao entrar no mar para não pisar em nenhum caranguejo!  
ilha do mel
Vista do Farol das Conchas
pontos turísticos na Ilha do Mel
Praia do Miguel
passeios na Ilha do Mel
Panelão de ferro

Lugares para conhecer na Ilha do Mel

  • Bacia da Sereia –
    Fica bem próxima ao trapiche de Encantadas (5 minutos andando) e é um bom lugar para ver o pôr-do-sol. Mas tome cuidado com as pedras: elas são bem escorregadias! 
  • Gruta das Encantadas – Não tem como ir para a Ilha do mel e não ver a Gruta das Encantadas. Várias lendas falam sobre como os marinheiros eram atraídos por sereias nesta região, e os nativos também contam que a lenda das sereias começou porque a gruta era esconderijo para tesouros.

    De Encantadas para a Gruta levam 15 minutos, numa trilha muito tranquila e que pode ser feita de chinelo!

  • Farol das Conchas –  O Farol foi inaugurado em 1º de abril de 1872 e pode ser visto de quase todos os pontos da ilha. Para mim, o Farol das Conchas tem a vista mais incrível da Ilha do Mel! Vale muito a pena subir os 150 degraus para chegar até lá. 
  • Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres – Também conhecido como forte, ele é o único monumento militar do século XVIII no Paraná. Suas paredes têm um metro e meio de espessura e tem vários canhões e trincheiras de pedra. A Fortaleza foi concluída em 23 de abril de 1769 e se chega lá por trilhas (são mais de 3km saindo de Nova Brasília) ou por barco.

    Na Fortaleza você também pode ir até o mirante, que tem uma vista linda e até um labirinto. A trilha até o mirante é bem íngreme, e tem partes de paralelepípedo e outras de areia e pedra. Se conseguir ir de tênis, é melhor. Mas eu consegui fazer de chinelo! 

  • Baía dos Golfinhos –  Se você decidir fazer um passeio de barco (vou falar mais no próximo tópico), você pode ir até a baía dos golfinhos e ver vários deles no mar. Dependendo da época, eles são mais tímidos e se assustam facilmente com o barco. Mas, ainda assim, você vai conseguir vê-los nadando livremente.  
pontos turísticos na Ilha do Mel
Farol das Conchas
farol das conchas ilha do mel
Vista do Morro das Conchas
atrações turísticas ilha do mel
Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres

Passeios na Ilha do Mel

Uma das opções que você tem na Ilha do Mel é fazer um passeio de barco completo pela Ilha, para poder conhecer vários cantinhos, de forma menos cansativa, mais rápida e ainda, ter a experiência de andar de barco. Vários destes passeios são feitos por nativos, que conhecem como ninguém o mar e, até por conta disso, não são feitos passeios de barco de noite ou com tempo de chuva; segurança em primeiro lugar, sempre! 

Geralmente, os passeios completos de barco vão dar a volta inteira na ilha. A primeira parada é a Fortaleza, em que você pode ficar lá por até uma hora. Depois, você passa na baía dos golfinhos em direção a Ilha das Peças, onde é feita uma parada de duas/três horas para almoçar.
O passeio completo na Ilha do Mel custa, em média, R$100 por pessoa. Eu achei que compensa muito, já que é uma ótima experiência! 
*Atenção: não é preciso fazer reserva no restaurante para conseguir almoçar, ok? O dono do barco falou que se não reservasse, não tinha como almoçar na Ilha das Peças. Mas eu e meus amigos resolvemos arriscar e adivinhe? Achamos um restaurante mais barato do que ele havia indicado – e a comida estava ótima! 
Mas além desse passeio completo, você também pode ir de barco de Encantadas até Nova Brasília (e vice-versa) e poupar algumas horinhas andando. A passagem custa R$20 ida e volta.  
pontos turísticos ilha do mel

Alimentação na Ilha do Mel

Tá aí um assunto que todo mundo quer saber quando viaja: comida e valores!

Passei 4 dias na Ilha do Mel e todos os dias almocei e jantei fora, aproveitando alguns restaurantes e barzinhos. Gastei em média de R$50 por refeição e não passei vontade. Os pratos na ilha são muito bem servidos, e geralmente, quando o restaurante fala que serve 2 pessoas, o prato vai servir 3 pessoas! Comi camarão na moranga, moqueca de peixe, lanche e sobremesas deliciosas. 

Mas lembrando: essa foi a minha experiência em Encantadas. Não comi em Nova Brasília, e por isso, não sei se é mais caro por lá. Mas acredito que não vá fugir muito disso! 
Experimente na Ilha do Mel 
Não deixe de provar o “Whisky Caiçara”, que chama Cataya – uma pinga com especiarias. AH… e uma sobremesa bem gostosa na Ilha do Mel é o maracolate, uma espécie de sorvete de mousse de maracujá com chocolate! 
o que comer na ilha do mel
O famoso maracolate e um banoffee (que tava maravilhoso também!)

Preços na Ilha do Mel

Normalmente, na época de férias, os preços na praia ficam nas alturas e dá até medo de ir viajar, né? Mas quero aproveitar este post para dizer que achei os preços na Ilha do Mel muito justos. Por exemplo: compramos um fardo de cerveja em Pontal do Sul por 35 reais. Na ilha, o mesmo fardo estava 10 reais mais caro no mercado. Por conta da logística, e dos alimentos/bebidas terem que vir de barco, é normal que os preços sejam um pouco mais altos; por isso, achei justo o fardo da cerveja estar 10 reais mais caro. O preço da água na praia estava ok (4 reais) e só achei caro o chopp em restaurantes (chegava a 17 reais). 
viagem para ilha do mel
Doida para voltar!
Crédito das fotos: @mariloturco


Você conhece a Ilha do Mel? Tem vontade de ir para lá? 
Comenta e tira as suas dúvidas sobre essa praia incrível no Paraná
Você também vai gostar