Guia Prático de Como Fazer um Mini Wedding

por Mariana Lo Turco
Quer fazer do seu casamento uma cerimônia intimista para os convidados mais especiais? Não quer gastar muito no casamento mas ainda assim não quer deixar de ter um casamento incrível? Então vem conferir o nosso Guia para Mini Wedding, para ter o casamento do seus sonhos gastando pouco
Guia de Como Fazer um Mini Wedding
Foto: {fornecedor:1243}

Mini Wedding ou Casamento Intimista

Nos últimos anos, nós da Mariée percebemos o quanto vem crescendo o número de casais que optam por fazer um casamento para poucos convidados. Seja porque querem só as pessoas realmente mais especiais ao lado ou para economizar no casamento, o Mini Wedding virou uma tendência. 
AFINAL, O QUE É UM MINI WEDDING?


Mini Wedding ou uma Cerimônia Intimista é um casamento de 10, até 100 convidados! Os com 10 até 30 convidados também são chamados de micro wedding
Foi o estilo que a Thalita Franco, sempre por dentro das tendências, escolheu para o seu casamento intimista em 2016. Hoje, três anos depois, os Mini Weddings estão em alta ainda! 

Fazer um Mini Wedding é mais barato?

A Mayara da {fornecedor:1608} sabe tudo sobre Mini Weddings, e disse que um dos benefícios dos casamentos intimistas é a economia!
casamento intimista
Foto: {fornecedor:1463}


Um casamento para poucos convidados pode reduzir em até 40% o valor total do casamento. Isto porque, como o número de convidados menor, os gastos com buffet e fornecedores são menores.
casamento para poucos convidados
Foto: Wiliam Perin


Por isso, não se esqueça: quanto mais convidados, mais itens a serem comprados e, portanto, mais gastos – como falamos nesta matéria aqui.
QUANTO TEMPO DEMORA PARA ORGANIZAR UM MINI WEDDING?


Outra razão para muitos noivos escolherem uma cerimônia intimista – e já contamos alguns casos no histórias reais – é pelo tempo de organização do casamento. Muitos noivos conseguem organizar um Mini Wedding em 40 dias

Muitos benefícios, não é?

Lugares para fazer Mini Wedding

O lugar é um fator decisivo para fazer um Mini Wedding.

Algumas opções podem ser: restaurantes, bistrôs, sítios, adegas ou até mesmo em casa! O ideal é que o lugar não seja muito amplo, para não ter muitos espaços vazios. 
O Mini Wedding é feito para ser acolhedor: um ambiente menor e aconchegante é o suficiente!

Lista de convidados

Já falamos que um Mini Wedding pode ter de 10 até 100 convidados. Ao mesmo tempo que é ótimo para a economizar no casamento, pode ser um problema na hora de organizar a lista de convidados.


E para este momento primordial, vamos usar os princípios que a Ana aconselhou na hora de escolher os padrinhos e madrinhas: a lista deve ser especial, e ter pessoas que se importam com o casal! 
Cerimônia intimista
Foto: {fornecedor:1372}


Depois disso, para não deixar ninguém magoado, faça como a Cinthia e o Gustavo. Com a ajuda da Isa do {fornecedor:1525}, o casal escreveu uma carta à mão aos convidados, falando que todos seriam convidados caso a festa fosse maior! 
E deu super certo. 
cerimônia intimista

Fornecedores para um Mini Wedding

Separamos alguns fornecedores essenciais para você organizar um Mini Wedding
, de acordo com os casamentos intimistas que contamos no blog. É claro que, com o dinheiro que você está economizando na organização do casamento, você pode adicionar alguns detalhes a mais. 

Mas esses são alguns dos fornecedores que não podem faltar!

Decoração para Casamento Intimista

Nenhum casamento tem cara de casamento sem uma decoração incrível! 

“Nesta proposta de casamento, você consegue pensar em cada convidado e em cada detalhe. Você pode personalizar mais ainda na decoração.“, conta a Mayara da {fornecedor:1608}
E olha que detalhes lindos na decoração que a decoradora fez em dois Mini Weddings!
mini wedding
decoração para mini wedding
decoração para casamento intimista
mini wedding
QUE TAL DECORAÇÃO DIY? 



Por ser um casamento intimista, os noivos e os convidados acabam se envolvendo mais com a celebração. E é aí que a decoração do it yourself para casamentos entra em jogo. Você pode fazer um porta guardanapo de crochê ou usar alguns objetos pessoais na decoração do casamento. Além de ficar lindo, também personaliza o Mini Wedding e deixa o ambiente mais aconchegante! E isto a Mayara já percebeu.

Sinto que os noivos se emocionam muito mais e se sentem mais parte daquilo tudo quando se envolvem no processo. É bastante cansativo, mas a satisfação de ver tudo lindo no dia, e saber que você fez parte de cada detalhe é muito mais gratificante.”

Comidas para Mini Wedding

Se você fizer o casamento intimista em um restaurante ou em um bistrô, provavelmente você terá opções de pratos para servir para os seus convidados. Mas em outros lugares, como em casa, você pode optar pelas finger foods para um mini wedding. 


Sabe aquelas comidinhas para pegar com as mãos? É exatamente esse o conceito das finger foods. Uma mesa de frios ou essas mesas que separamos de inspiração podem compor o seu Mini Wedding. 
finger foods for mini wedding
buffet para mini wedding
comidas para mini wedding
OUTRAS OPÇÕES

Mas você ama comida japonesa ou pizza? E porque não servir os convidados com os pratos preferidos dos noivos? Essa pode ser uma ótima opção para um casamento com poucos convidados!

Mesa de doces e bolo de casamento

O bolo e os docinhos de casamento são itens que além de deliciar os convidados são itens da decoração também. Olha essas inspirações que separamos das nossas histórias reais! 
mini wedding
mesa de doces casamento intimista
mesa de doces de um casamento intimista
Fotos: {fornecedor:1463} / {fornecedor:1421} / Wiliam Perin

Fotógrafos e Videomakers

Todo casamento precisa de fotos para deixar o grande dia inesquecível. Além delas, um filme de casamento emocionante também é a recordação que você precisa para este dia! 

Por isso, temos fornecedores de fotografia e de vídeo especializados em todos os tipos de casamento, e claro, em Mini Weddings. 
fotógrafos para mini wedding
mini wedding
Foto: {fornecedor:1421} / {fornecedor:1313}


Lembra que uma Cerimônia Intimista além de acolhedora é econômica? Muitos fotógrafos podem fechar um contrato com preços menores devido ao tempo de duração do seu casamento – que em mini weddings costuma ser menor! 
Pesquise e ache aquele fotógrafo e videomaker que é a cara do seu casamento.
mini wedding
casamento para poucos convidados
Foto: {fornecedor:1280} / {fornecedor:1463}


Não tem como não amar o vídeo de casamento incrível que a {fornecedor:1271} fez do Mini Wedding na Praia da Geo e do Juan!

Vestido de noiva para Mini Wedding

A {fornecedor:1559} fez o vestido de noiva da Daiane, que fez um Mini Wedding Vintage! Para essa ocasião, o vestido da Dai foi midi, o que pode ser uma opção para as noivas que querem fugir dos vestidos longos. 


Também separamos algumas opções de vestido de noiva para um casamento com poucos convidados!
vestido de noiva para mini wedding
vestido de noiva para mini wedding
Foto: {fornecedor:1313}


Apesar do vestidos de noiva de princesa serem maravilhosos, não fica tão legal usar um no ambiente de um casamento intimista. Opte por vestidos de noiva fluídos, com uma pegada boho ou minimalistas.
vestido de noiva para mini wedding
vestido de noiva para mini wedding
vestido de noiva para mini wedding
vestido de noiva para cerimônia intimista
vestido de noiva para mini wedding
vestido de noiva para casamento com poucos convidados
Os dois vestidos de noiva abaixo são da Jenny Packham. São ótimas opções para Mini Wedding. 

Eu amei!
vestido de noiva para mini wedding

vestido de noiva para mini wedding

Mini Weddings na Mariée

Depois desse Guia Prático de como organizar o seu Mini Wedding, vem se inspirar nas nossas histórias reais

– Mini Wedding na Serra Gaúcha {Renata & Rodrigo}








Agradeço a parceria da querida Mayara da {fornecedor:1608} que me ajudou a fazer essa matéria completinha para vocês! <3 
Ainda tem dúvidas sobre Mini Wedding? Manda pra gente!
Você também vai gostar