Guia Definitivo Para Organizar o Casamento: Checklist Completo

por Mariana Lo Turco
Ficou noiva e agora não sabe o que fazer? Organizar um casamento não é uma tarefa fácil, mas pode ser muito mais tranquilo se você seguir o nosso checklist completo para o casamento. Saiba quando contratar os docinhos, a banda e muito mais no nosso Guia Completo dos Preparativos do Casamento. Confira! 
preparativos do casamento
História Real: Isabela & Rafael | Foto: Johansson Correia Fotografia
A cada mês que passa o seu casamento está mais próximo. É normal ficar ansiosa e confusa em relação a todos os preparativos para o dia mais feliz da sua vida. Keep Calm! Montamos o passo-a-passo da organização do casamento para te ajudar a não ficar com os cabelos em pé. 
organização do casamento
História Real: Isabela & Rafael | Foto: Johansson Correia Fotografia 

Checklist do casamento: 12 meses ou mais

DEFINA O ORÇAMENTO 

Você e x noivx precisam sentar e conversar sobre as expectativas para o casamento e o quanto estão dispostos a gastar para esse dia. Esse valor vai ser a base para a escolha de todos os serviços e produtos. 

FAÇA A LISTA DE CONVIDADOS 
A lista é muito importante para definir outros itens do checklist, até mesmo o custo do casamento. Se tiver dificuldades neste item (todo mundo têm!), leia essa matéria de Como diminuir a lista de convidados do casamento!
ESCOLHA O ESTILO DO CASAMENTO 
Você sonha em casar ao ar livre ou quer um casamento clássico na Igreja? De dia ou de noite? Decidam qual é o estilo de casamento que vocês querem! 
ESCOLHA SUA ASSESSORA/CERIMONIALISTA 
Para te ajudar nessa árdua tarefa, você precisa de uma assessora. Marque diversas reuniões com profissionais diferentes e veja qual tem o perfil ideal para atender às suas expectativas. 
ESCOLHA O LOCAL 
Pesquise e ache o lugar ideal para o seu casamento. Não se esqueça de verificar o que você precisa contratar para o local: gerador, segurança, vallet,cobertura, louça, cristais entre outras coisas. 
PROCURE FOTÓGRAFOS E VIDEOMAKERS 
Busque referências de outros casamento e, então, escolha os profissionais que vão eternizar o seu grande dia. Leve em conta o estilo e também a afinidade com os fornecedores.
preparativos do casamento
História Real: Muriel & André | Foto: Yellow Estúdio

Checklist para o casamento: 8 meses ou mais

VESTIDO DE NOIVA

Vestido de noiva sob medida, comprado pronto ou alugado? Está na hora de definir um orçamento para o seu vestido e procurar por fornecedores que vão atender a todas as suas expectativas. Pesquise muito sobre moda noiva e entenda qual o seu estilo preferido de vestido. 

DEFINA A DECORAÇÃO 
Está na hora de dar a cara do casal para o casamento. Conheçam os estilos de decoração que mais se identificam e pesquise pelo trabalho de bons decoradores. Nossas histórias reais podem te ajudar! 
Finger foods, serviço à francesa ou à americana? Está na hora de escolher que tipo de serviço você vai querer no seu casamento e contratar o buffet. Não se esqueça de fechar a alimentação para os profissionais do dia também! 

CONTRATE MÚSICA E ATRAÇÕES ESPECIAIS 
Ache a banda ou DJ para o seu casamento e também pense na música da cerimônia e do jantar. Ah! Anote todas as músicas que precisam estar no seu casamento e avise seus fornecedores; isso é muito importante. 

DEFINA PADRINHOS E MADRINHAS, DAMINHAS E PAJENS 
Essa tarefa pode ser muito difícil. Por isso, fizemos essa matéria de Como Escolher seu
s Padrinhos de Casamento
 
para te ajudar! Depois de escolher, busque referência de convites especiais para os padrinhos e as madrinhas, além de decidir a cor do traje deles.
CONTRATE O SERVIÇO DE ILUMINAÇÃO E SONORIZAÇÃO 
Iluminação para a pista, festa, microfones para cerimônia e tudo mais que for precisar! Converse com o fornecedor e veja quais são as necessidades para o seu casamento.  
preparativos para o casamento
História real: Priscila & Lucas | Foto: Yellow Estúdio

Checklist do Casamento: 6 meses ou mais

TRATAMENTOS DE BELEZA E CURSOS DE DANÇA 

Intensifique os cuidados com a pele e com o corpo para se sentir ainda mais incrível no grande dia. Está na hora de ensaiar algumas músicas com o seu par e ficar em dia com a sua saúde. Uma atividade física como a dança vai te deixar preparadx para dançar a noite toda! 

CONTRATE O CELEBRANTE 
Se você não vai casar na igreja, está na hora de procurar alguém que vai expressar em palavras o dia mais emocionante da vida de vocês. Não se esqueça de encontrar um fornecedor que combine com o estilo de cerimônia
CONVIDE OS PAIS, PADRINHOS E PAJENS 
Hora de convidar os amigos mais queridos e/ou familiares para estarem junto com você neste dia. Escolha uma forma bem especial para enviar o convite dos padrinhos e não se esqueça de avisar se o traje vai ser padronizado! 

ENVIE UM SAVE THE DATE 
Não precisa ser nada formal! Avise os convidados para eles se preparem com antecedência para o seu casamento. 
ENCOMENDE OS CONVITES E A PAPELARIA 
Primeiro, defina quais materiais você vai querer para o seu casamento: plaquinhas, menu, cartão de agradecimento entre outras coisas. Depois disso, contrate o serviço e já encomende todo o material. 
DEFINA OS DOCES 
Hummmm, essa hora é uma delícia. Deguste docinhos de casamento com vários fornecedores, faça orçamentos e defina as quantidades. Não se esqueça de escolher o fornecedor que fará as forminhas e que organizará a mesa de doces! 
checklist do casamento
História real: Renata & Rodrigo | Foto: Lucas Lermen Fotografia

Checklist do casamento: 5 meses ou mais

CRIE O SITE DO CASAMENTO 

Ajude seus convidados a estarem por dentro de todos os detalhes do seu casamento: mapa, lista de presentes, traje… Para te ajudar nesse tópico, a Mariée te presenteia com uma site de casamento GRATUITO. 
PESQUISE TARIFAS DE HOTÉIS E SALÕES 
Alguns convidados podem ir de longe para celebrar com você. Por isso, indicar salões de beleza e hotéis para eles se hospedarem é um sinal de carinho. Você pode até descolar um valor especial! 
DRINKS E BEBIDAS 
Hora da degustação das bebidas. Decida se você quer ter um bar de drinks, bartenders e contrate as bebidas. Pesquise várias empresas e veja qual o perfil ideal de fornecedor para o seu casamento.
AGENDE O DIA DA NOIVA 
Momento muito importante! Visite salões, conheça os pacotes específicos para as noivas e pesquise o trabalho das profissionais. Você precisa confiar de olhos fechados em quem vai te preparar para o casamento! 
ESCOLHA O BOLO E O TOPO 
Outro momento delícia! Experimente bolos de casamento e decida qual vai ser o seu; aproveita para definir o topo do bolo. Alguns trabalhos são manuais e precisam ser encomendados com antecedência! 

ESCOLHA SEUS ACESSÓRIOS E A GRINALDA 
Assim como o vestido, decida se você vai alugar, comprar ou encomendar uma grinalda exclusiva. Não se esqueça de escolher os brincos e os anéis.  
checklist do casamento
História real: Manu & Roberto | Foto: {fornecedor:849}

Checklist do casamento: 3 meses ou mais

ESCOLHA AS LEMBRANCINHAS 

Busque por inspirações para lembrancinhas de casamento e capriche na sua escolha. Lembre-se: a lembrancinha tem que ser útil ou gostosa! 
MONTE SUA LISTA DE PRESENTES 
Escolha duas lojas, pelo menos, para montar a sua lista de presentes do casamento. Coloque produtos de vários valores para ajudar seus convidados na escolha. 
HORA DO NOIVO ESCOLHER O LOOK 
Não se esqueça de escolher que o traje do noivo precisa combinar com o horário e o estilo do casamento. Assim como a noiva, decida se o traje vai ser comprado, alugado ou feito sob medida. Ah! Não se esqueça dos sapatos. 
ROUPA DAS DAMINHAS E DOS PAJENS 
Leve as daminhas e os pajens para provar o traje e defina se este será alugado ou comprado. Aproveite e veja um suporte incrível para as alianças
ENVIE OS CONVITES PARA CONVIDADOS DE OUTRA CIDADE 
Seus convidados que vão vir de longe precisam de mais tempo para se organizar. Se não conseguir entregar o convite em mãos, envie por correio. 
ENCOMENDE O BUQUÊ 
Depois de definir a decoração e o vestido de noiva, vai ser uma tarefa fácil escolher o seu buquê de noiva. Encontre referências, defina as flores, cores e faça orçamentos. Aproveite para encomendar as lapelas e outras flores.  
checklist do casamento
História real: Rafael & Matheus | Foto: Rafael Fontana 

Checklist do casamento: 2 meses ou mais

COMPRE O SAPATO 

Compre o seu sapato de noiva ou encomende com antecedência para ele lacear e não machucar o seu pé no dia do casamento. 


FAÇA O ENSAIO PRÉ-WEDDING 
As fotos perfeitas do pré-wedding podem ser usadas para o dia do casamento ou até uma forma de vocês se acostumarem com os flashes! 
ENTREGUE TODOS OS CONVITES 
Tente entregar todos os convites pessoalmente para mostrar o carinho que você tem por cada convidado. Também é uma ótima forma de já comemorar com os amigos! 
RESERVE CARRO E MOTORISTA 
Para o dia da noiva, é ideal que você tenha alguém para levar você para cima e para baixo! Assim você fica mais tranquila e não precisa nem dirigir. 
CONTRATE SEGURANÇAS E VALLET 
Veja quantos seguranças você vai precisar para o casamento e, se necessário, contrate o vallet. 
RECREAÇÃO INFANTIL 
Como você vai entreter os pequetuxos no dia do seu casamento? Contrate uma equipe para ficar com as crianças e faça um espaço kids!  
checklist do casamento
Pré-wedding: Thaisa & Henrique | Foto: {fornecedor:849}

Checklist do casamento: 30 dias!

FAÇA O TESTE DE CABELO E MAKE 

Marque no mesmo dia da prova do vestido, assim fica mais fácil se ver como noiva! Se você não gostar de alguma coisa ou quiser mudar o penteado, ainda vai ter tempo. 

FAÇA UMA REUNIÃO COM O ASSESSOR 
Alinhe os detalhes finais e verifique se está tudo ok para o casamento acontecer; hora de entregar a cópia de todos os contratos. Definam juntos o roteiro para o dia do casamento. 
FAÇA REUNIÕES COM OS RESPONSÁVEIS PELA MÚSICA 
Não se esqueça de relembrar quais músicas são muito importantes para vocês e fale todas as músicas que você NÃO quer que toquem no seu casamento. 
FAÇA REUNIÕES COM OS PROFISSIONAIS DE IMAGEM 
Tenha uma conversa com fotógrafos e o videomaker contando quais cenas e momentos são especiais para você. Além disso, conte se tiver alguma surpresa programada; fica mais fácil para eles não perderem nenhum momento! 
REUNIÕES FINAIS 
Marque uma conversa com todos os fornecedores que você achar importante para alinhar os últimos detalhes. Não se esqueça de relembrar suas expectativas para o grande dia. 
GRAVE AS ALIANÇAS 
Se for usar as mesmas alianças do noivado, leve elas para polir e gravar a data do casamento – ou o que vocês preferirem.  
organização do casamento
História Real: Biancca & Lucas | Foto: {fornecedor:1284}

Checklist do casamento: 15 dias!

RSVP ATIVO 

O serviço de confirmação de presença já deve estar fazendo ligações para aqueles convidados que ainda não confirmaram. Com 15 dias de antecedência, é muito importante informar o buffet a quantidade de convidados confirmados. 
CONFIRME TODOS OS SERVIÇOS 
Dê aquele check final em todos os serviços que você contratou para o seu casamento. Definam os horários para tudo estar perfeito quando o casamento começar. Escolha também quem vai buscar as lembrancinhas, buquê e os itens que precisam ser levados até o local do casamento. 
PROVA DO VESTIDO
Última prova para estar deslumbrante no grande dia! Converse com o estilista e defina se você já vai levar o vestido para casa ou se eles vão entregar no dia. 
ALINHE O ROTEIRO
Informe sobre o protocolo para os convidados especiais: avise o horário que eles devem estar lá e como será a ordem da entrada. 
escolher madrinhas de casamento
como escolher padrinhos de casamento
História Real: Priscila & Lucas | Foto: Yellow Estúdio


Enfim, o dia do seu casamento chegou! Depois de todos os preparativos, está na hora de curtir. 
VIVA OS NOIVOS! 
Confira os fornecedores que podem te ajudar a ter um casamento incrível AQUI!
Como está a organização do seu casamento?
Comente aqui
Você também vai gostar