{Gloria Kalil}Dress Code para convidadas

por Redação

Essa semana fizemos uma pergunta para nossas leitoras no facebook: convidada pode ou não usar preto em casamento? Para nossa surpresa, foi grande o número de pessoas que acha que a cor é inadequada. Pensando nisso, ninguém melhor do que a expert Gloria Kalil para deixar claro que sim, o preto está mais do que liberado para as convidadas! Sinônimo de elegância, só fica inadequado para quem vai estar no altar.

Confira abaixo um texto de Gloria Kalil com as regrinhas básicas de vestimenta para convidadas em casamentos:

——————-

Casamento é uma das cerimônias mais antigas que conhecemos, mas mesmo assim ainda deixa qualquer mulher com os cabelos em pé na hora de escolher a roupa. No entanto, o dress code para casamentos é sempre o mesmo, independentemente das muitas e frequentes mudanças da moda.

Pela manhã

Vestidos: Aire Barcelona

Os casamentos de manhã costumam ser mais simples e pedem roupas menos complicadas. Os tailleurs, vestidos curtos (sem exageros), e até mesmo saias com blusas caprichadas são os que mais combinam. Use cores claras ou estampas delicadas.

Tecidos: crepes, sedas foscas, rendas opacas, linhos e algodões.

Sapatos: sandálias, sapatilhas e escarpins. Esqueça as botas, elas não são uma opção para casamentos!

Bolsa: o tamanho das bolsas vai diminuindo à medida que o dia vai escurecendo, mas de qualquer maneira, casamento não é lugar para cestas, nem para bolsas gigantes!

Chapéus: se a cerimônia for ao ar livre (fazendas, sítios, clubes), se o dia estiver ensolarado e você for louca por um chapéu, saiba que é uma ótima oportunidade de usá-lo.

À tarde ou à noite

Hoje em dia, os casamentos à tarde costumam acabar em festa e podem se estender até altas horas. Por isso, vista-se para um acontecimento noturno. Os vestidos das convidadas podem ser curtos e mais sofisticados ou longuetes. É a hora dos decotes, dos bordados, das bijuterias mais vistosas. O longo, em geral, é para a turma do altar – a não ser que o casamento seja extremamente formal.

Tecidos: tafetás, rendas e os de seda (organzas, chiffons, crepes, shantung…) são os mais indicados.

Bolsa: carteiras mais preciosas.

Sapatos: altos e sandálias noturnas (não é mais hora de saltos de madeira e anabelas de corda ou cortiça).

Chapéus: não são mais usados.

Regras que valem para qualquer horário

Vestidos: Zuhair Murad

Casamento é o evento certo para um pretinho básico, é o uniforme básico das convidadas. Preto só não vai para o altar! Capriche nos acessórios para deixar sua roupa mais sofisticada.

Admite-se terninhos e calças compridas para convidadas, mas capriche no tecido. Seda e tafetá são as melhores escolhas. Agora, se você vai para o altar, prefira os vestidos.

Para o frio: seu vestido é decotado e você não abre mão? Aposte em paletozinhos de pele ou em boleros de tecidos preciosos como veludo, rendas, brocados ou bordados de paetês. As pashiminas e xales também resolvem o problema.

As meias-calças mais indicadas são aquelas mais finas, com alguma transparência. As rendadas podem até ser uma opção, mas apenas se forem bem discretas. Esqueça, por exemplo, as arrastão e as de oncinha.

Não use sapato e bolsa do mesmo tecido ou muito parecidos. Quebre o “conjuntinho” usando cor ou textura diferentes. Exemplo: seu vestido é preto, use-o com sandálias vermelhas e bolsinha preta de lantejoulas. Seu vestido é vermelho, prefira sandálias metalizadas e bolsinha bordada. 

Fonte: Chic Uol

Já para as madrinhas, Gloria explica que o preto está proibido:

Você também vai gostar