Etiqueta para amãe da noiva

por Redação

A mãe é a principal fonte de apoio para a noiva nos dias agitados que antecedem o casamento, logo, é uma figura de suma importância, exercer esse papel sem dúvidas não é uma tarefa fácil. Aconselhar e transmitir segurança para a filha são algumas de suas funções, mas cuidado para que o excesso de preocupação não deixe você parecendo intrometida. Por isso, confira a seguir algumas dicas de como cumprir com seu papel da melhor maneira possível.

1 – Não imponha suas vontades

Toda mãe quer que o casamento da filha seja perfeito, porém, os ideais de perfeição de mãe e filha podem ser muito diferentes. É preciso entender que o casamento não é da mãe, por isso, não deve tentar impor sua vontade quando houver divergências de opiniões com a filha. Muitas vezes isso acaba frustrando a noiva e dificultando os preparativos. Impor opiniões pode resultar em brigas ou, na pior das hipóteses, que sua filha não tenha o casamento que ela sempre sonhou. Se por acaso existir algum tipo de tradição familiar ou algo do gênero que você gostaria que ela realizasse, o mais indicado é explicar o quanto aquilo é importante, apresentando como um pedido, mas, respeitando sempre a opinião da noiva.

2- Ofereça ajuda

Logo que os preparativos do casamento começarem, analise em quais detalhes você pode auxiliar, tanto financeiramente como colocando a mão na massa. É importante a mãe estar sempre pronta para ajudar a filha, seja em relação a escolha do vestido e demais quesitos que envolvem a cerimônia, quanto para oferecer suporte emocional como o bom “colinho de mãe” quando o stress bater na porta às vésperas do casamento. Ofereça ajuda.

3 – Aceite um possível NÃO

A mãe deve estar sempre preparada para ouvir um possível não sem guardar ressentimentos. Essa regra também se aplica a lista de convidados. Se os noivos forem arcar com todas as despesas da festa o ideal é que tanto a mãe, quanto o pai esperem que o casal apresente a lista de convidados antes de saírem comentando com toda a família e amigos sobre a união.

4 – Seja realista quanto às suas promessas

É importante lembrar também que, no dia da cerimônia, como  mãe da noiva, você vai estar muito ocupada, por mais que queira ajudar no que puder, nesse dia estará às voltas com todos aqueles familiares e convidados. Por ser uma figura de destaque no casamento, também terá que cuidar de sua própria roupa, cabelo, maquiagem (além de dar suporte à filha no que precisar). Por isso, é importante ser realista e não prometer colaborar em detalhes que não poderá cumprir no dia do evento.

5 – Mantenha relação amistosa com o noivo e sua família

Por último, mas indispensável, a mãe da noiva deve sempre manter uma relação amistosa com o noivo e sua família, mesmo que haja algum tipo de antipatia entre eles, afinal, dentro de pouco tempo todos serão uma única família e a boa relação entre ambos é fundamental para o sucesso da nova união. Caso você tenha alguma opinião desagradável a respeito do noivo ou sua família, guarde para si e não deixe com que eles fiquem sabendo, além disso, trabalhe seu pensamento para poder pensar diferente. Uma maneira interessante da mãe da noiva dar boas-vindas ao futuro genro é presenteá-lo com algo de grande valor sentimental ou que possua relação com a família.

Com tudo isso em mente, aproveite! Aproveite seus familiares e esse momento em família, que deve ser lindo. Esteja pronta para auxiliar sua filha, mas lembre-se que esse dia é muito especial para você também, por isso, encontre um vestido que fique maravilhoso e não tenha medo de dedicar um pouco desse tempo à você e sua beleza, afinal, a mãe da noiva também brilha!

Você também vai gostar