5 Dicas para Fazer um Casamento Sustentável

Algumas atitudes simples podem tornar o seu casamento eco-friendly.

A sustentabilidade parou de ser apenas uma tendência e, mais do que nunca, se tornou uma necessidade. E isso fez com que se tornassem mais populares os casamentos sustentáveis (eco-wedding), que produzem menos lixo e emitem menos CO2 na atmosfera. Mas como planejar um casamento eco-friendly? Confira 5 dicas para ter um casamento eco!  
casamento eco
Sabia que festas de casamento são responsáveis pela emissão de 63 toneladas de CO2 e podem chegar a produzir de 400 a 600 toneladas de lixo?* É… como convidados ou até como noivos, nós podemos não perceber o impacto da celebração de um casamento no meio ambiente, mas ele existe – e é muito significativo!

*Dados fornecidos pelo The Green Bride Guide*   
casamento eco-friendly
Por isso, a busca por casamentos sustentáveis vem aumentando! Para te ajudar a planejar um casamento eco-friendly, separei 5 dicas que vão te ajudar na hora da organização do casamento.

1. Reduza a lista de convidados

Além de reduzir os custos do seu casamento, enxugar a lista de convidados é uma ótima estratégia para ter um casamento mais sustentável. Afinal, quanto menor o número de convidados, menos lixo o seu casamento produzirá! 

 Aproveite que os mini-weddings estão e faça uma cerimônia intimista e eco-friendly!  
eco wedding

2. Repense a papelaria

Existem várias opções para convites ecológicos. Você pode usar um papel ou um tecido reciclável, ou ainda papel semente – que seus convidados vão poder plantar depois. E se você preferir, pode deixar o convite físico de lado e criar um convite virtual!  
casamento eco-friendly

3. Reutilize flores ou escolha flores secas

Flores são muito usadas na decoração do casamento mas, normalmente, são jogadas fora depois do evento. Mas isso não quer dizer que você precisa fazer um casamento sem flores. 
No casamento daAna Luisa e do Luciano, eles usaram flores de vaso, plantadas, e raízes de árvores caídas para decorar o casamento.  
casamento sustentável

4. Escolha fornecedores locais para o buffet

O transporte de alimentos é responsável por altas taxas de emissão de carbono. Por isso, ao preparar o menu do seu casamento, converse com o seufornecedor para descobrir onde eles fornecem os alimentos e veja se você consegue manter o menu sazonal! 

5. Aposte no DIY

Nós da Mariée amamos umcasamento DIY, e o meio ambiente só tem a ganhar com isso. Você não precisa comprar tudo novo para decorar o seu casamento e não precisa jogar nada fora! Aproveite objetos e itens de decoração que você já tem em casa e dê uma repaginada neles para criar a decoração do seu casamento. 
eco wedding
Você já tinha ouvido falar em Casamento Sustentável
Siga-nos no

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Compartilhe

Previous
Kombucha: a bebida queridinha da vez
5 Dicas para Fazer um Casamento Sustentável