Dicas para quem tem cabelo ruivo – ou para quem sonha com ele!

Contei a minha experiência como ruiva para te ajudar a cuidar dos seus cabelos ruivos. Vem comigo!

Vamos ser bem sinceras: um cabelo ruivo chama a atenção por onde passa! Seja um tom acobreado, ou mais avermelhado, o ruivo ganhou o coração de várias pessoas; inclusive o meu. E por isso, para te ajudar caso você já seja ruiva(o) – ou quer ser – vou contar toda a minha experiência e todos os cuidados que você deve ter com o cabelo ruivo. 
Acredite: no meu conselho você pode confiar. São mais de 9 anos tingindo o cabelo e tentando ter o cabelo da Marina Ruy Barbosa. 
Vem conferir! 
dicas para cabelos ruivos
Fotógrafo: Bruno Shazan 

Minha experiência como ruiva

Quando eu falo que meu cabelo é forte, é verdade verdadeira viu! Desde pequena (com uns 12, 13 anos) eu já adorava pintar meu cabelo de várias cores. Já tive o cabelo rosa, inspirado na Avril Lavigne, assim como loiro com preto (é…eu fiz isso). Mas quando cheguei aos 14 anos, uma musa que me inspirava muito era a Hayley Williams, vocalista no Paramore. Ela, nos altos de seus 1,57 de altura, tinha um cabelo todo desfiado e ruivo, que ia mudando de tonalidade conforme cada música lançada. 

E lá foi a Mariana, em 2011/2012, arriscar em um tom novo de cabelo. A primeira vez, confesso, não ficou nem perto do da Hayley. Pintei o cabelo com a tinta 6.66 de uma marca qualquer, e o resultado foi um vermelho bem intenso, mas bem fechado. É… não era o tom que eu queria, mas era um começo.
A partir daí, comecei a minha saga atrás do ruivo ideal para o meu tom de pele. E, com o passar do tempo, fui percebendo que o que eu mais queria, era um ruivo natural, que não fosse muito vibrante – à la Marina Ruy Barbosa
Já adianto: não foi fácil. Não foi na primeira vez que pintei o cabelo – como já falei – e nem na segunda. Foi cerca de um ano para começar a achar uma tonalidade que eu gostasse. Mas depois que eu achei… nunca mais mudei!  
dicas para cabelos ruivos
cabelos ruivos
Na foto da esquerda, meu cabelo já está bem mais desbotado. Na da direita, meu cabelo estava recém-pintado.

Tinta para cabelos ruivos

Atualmente, as tintas que eu uso para o meu ruivo ideal são a 8.77 e a 9.4 da Igora. Eu misturo duas tintas para, justamente, dar uma quebrada no acobreado tão intenso, e deixar meu cabelo um pouco mais loiro. Essa foi a solução que achei – junto com minhas cabeleireiras – para ter um ruivo com cara de natural. 

Mas já quero deixar avisado: o tom que dá certo em mim, pode não dar em você – na maioria das vezes. Eu sou muito branquinha, tenho um tom de pele que não é muito frio, mas que também não é muito quente… enfim, eu sou diferente de você. Por isso, é muito importante procurar um bom colorista para entender qual o tom de ruivo certo para a sua pele.  
Mariée

O melhor tonalizante para cabelos ruivos

Não adianta! Eu já testei vários tonalizantes para conseguir manter o tom de ruivo brilhoso e bonito, mas nenhum foi tão incrível quanto o da Kamaleão Color. Eu uso o ‘Carpa’, mas as ruivas podem apostar no ‘Raposinha’ e no ‘Flamingo’. A fixação é ótima e ele dá uma ajudada na hidratação dos fios. 
Mariée

5 Dicas sobre Cabelos Ruivos

Vamos para o manual básico de “O que você precisa saber antes de pintar seu cabelo de ruivo?” 
  1. Procure um bom profissional para pintar seu cabelo pela primeira vez de ruivo. É um tom meio complicado, pode manchar e você não vai gostar do resultado final 
  2. Posso pintar meu cabelo em casa? Olha… poder pode, mas eu não recomendo – pelo menos, não deu certo comigo. Vou repetir: o ruivo é um tom meio complicado, pode manchar… 
  3. O ruivo desbota. E desbota muito! É normal, o problema não é você nem o seu cabelo. Mas por isso, é importante ter produtos específicos para cabelos ruivos – ou tingidos – e ter como melhor amigo um bom tonalizante. 
  4. Vou precisar pintar as sobrancelhas? Depende. Por 2 anos, eu não pintei minha sobrancelhas mas estranhava muito quando a coloração estava recente. Achava que ficava estranho e que não combinava. Foi aí que comecei a pintar, usando o mesmo tom que passo no cabelo, e deu certo. Hoje, não consigo mais não pintar. Mas lembra: converse com o sua cabelereira! 
  5. A manutenção do cabelo ruivo vai depender do seu nível de desapego. Meu cabelo é um loiro escuro, então a raiz dele não fica mega escura quando tá maiorzinha. Por isso, fico uns 2, 3 meses só tonalizando o cabelo, sem pintar a raiz nem nada. Mas… se você se incomodar com a raiz aparecendo, talvez tenha que fazer a manutenção uma vez por mês. 

Como cuidar do cabelo ruivo?

Hidratação e nutrição são importantes para qualquer tipo de cabelo. Ainda mais, se você for ruiva tingida. Então não se esqueça de incluir na sua rotina bons tratamentos capilares, usar muito protetor térmico – se você é adepta a chapinha, babyliss ou secador -, e usar produtos para cabelos ruivos.

Aqui vão alguns que eu já usei, amei e indico:  
Mariée

Inspirações de cabelo ruivo

Vamos conferir algumas inspirações de cabelos ruivos incríveis de criadoras de conteúdo e/ou atrizes.
inspirações de cabelos ruivos
inspirações de cabelos ruivos
inspirações de cabelos ruivos
inspirações de cabelos ruivos
inspirações de cabelos ruivos
inspirações de cabelos ruivos
inspirações de cabelos ruivos
inspirações de cabelos ruivos
Amy Adams, Julianne Moore; Gabi Lopes, Karol Queiroz; Julia Petit, Mari Maria; Marina Ruy Barbosa, Sophie Turner. 


Você sonha em ser ruiva(o) ou já faz parte do time das ruivas(os)? 
Me conta nos comentários para a gente trocar figurinhas! 
Siga-nos no

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Compartilhe

Previous
Inspiração: Vestidos de Noiva Para Casamentos Intimistas
Dicas para quem tem cabelo ruivo – ou para quem sonha com ele!