Dias de folga após o casamento: você tem direito a licença casamento?

por Thaisa Dalmut
Você sabia que após o seu casamento você tem direito a dias de folga? Simm! Se você trabalha com carteira assinada, a CLT te garante esse direito. Mas, quantos dias de folga tenho direito após o casamento? É cumulativo com as férias? E se eu casar duas vezes? Vem descobrir como funciona!
quantos dias de folga tenho direito após o casamento? licença-gala

O que é Licença-gala, os merecidos dias de folga após o casamento

Nem sempre é possível conciliar o casamento com as férias. Se você está começando a organizar um casamento já deve ter notado que é uma verdadeira maratona, um segundo emprego. Ninguém quer casar e trabalhar no dia seguinte e a CLT sabe disso. Por isso foi criada a Licença-gala ou Licença casamento. Para garantir um pequeno descanso ao trabalhador que acabou de se casar. Mas, cada caso é um caso!

Quem tem direito à licença-gala, ou folga após o casamento?

Todos os trabalhadores com carteira assinada do regime CLT têm direito a Licença de Casamento.

Quantos dias de folga tenho direito após o casamento?

Geralmente são três dias úteis de folga após o casamento e o direito começa a contar no primeiro dia útil após o enlace. Ou seja, se você se casou no sábado, não vai precisar trabalhar na segunda, terça e quarta. 

Mas, a quantidade de dias de folga depois do casamento pode variar de acordo com a sua categoria. Funcionários públicos e professores, por exemplo, podem conseguir de 7 a 8 dias de folga. Por isso, se informe com seu sindicato!
quantos dias de folga tenho direito após o casamento? licença-gala

Como solicitar a licença-gala

Para solicitar a licença-gala, você deve informar sua empresa com o máximo de antecedência possível, lembrando que cada empresa possui suas políticas internas. Após o casamento, você deve apresentar para o empregador o comprovante legal do matrimônio.

Posso acumular os dias de folga após casamento com as férias?

Não, o direito não é cumulativo. Então, caso você programou sua troca de alianças para acontecer durante as férias, você não tem direito a adicionar uma folga após o casamento. A não ser que você tenha agendado seu casamento para alguns dias úteis antes das férias, aí pode ser possível emendar 🙂

Vou casar primeiro no civil e depois no religioso. Tenho direito a licença-gala duas vezes?

Se você vai casar primeiro no civil e outra data no religioso, não tem direito a duas licenças! Mas parabéns pelas duas celebrações! haha Eu vou fazer isso no meu casamento, contei melhor aqui.

Você vai tirar licença ou vai casar nas férias? Conta pra mim nos comentários!
Você também vai gostar