Dia da mamografia: 3 dicas para se proteger do câncer de mama

por Redação
Hoje, 5 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional da Mamografia e o Dia do Mastologista (o médico que estuda as glândulas mamárias). Para celebrar esse momento, decidimos trazer 3 dicas para você se proteger do câncer de mama, vem saber mais!

3 dicas para se proteger do câncer de mama

1. Prevenção

A primeira dica tinha que ser essa: PREVENÇÃO. 

Independente da sua rotina, é preciso que prestemos atenção na nossa saúde. O nosso corpo é o nosso templo, e precisamos prestar atenção em cada sinal. Por isso, não deixe de fazer um acompanhamento médico. 
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a recomendação é que mesmo sem sintomas, mulheres a partir dos 40 anos façam anualmente o exame clínico das mamas e aquelas entre 50 e 69 anos, no caso de baixo risco, se submetam a mamografia, pelo menos, a cada dois anos.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira, com alta letalidade. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento irregular das mamas, que se multiplicam até formar um tumor maligno. Os médicos não identificaram as causas precisas da doença, mas alertam para o crescente número de mulheres abaixo de 40 anos em tratamento.

(Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia)

Por isso, a intenção da matéria é de alertar as jovens leitoras. Não é porque a mamografia será feita lá na frente que não devemos pensar no assunto. 
Aliás, as dicas de prevenção estão relacionadas com o cuidado da saúde, o que garante não apenas a prevenção do câncer de mama, mas também a de muitas outras doenças.  
Edward Jenner

A mamografia

Você tem dúvidas sobre a mamografia?


A mamografia é uma espécie de raios X das mamas. É um exame simples, mas muito importante para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo, ficando apenas atrás do câncer de pele não melanoma. 
(Fonte: Dráuzio Varella | Confira o link completo: Mamografia)

Outros links com referências relevantes: 
Instituto Nacional do Câncer | Detecção precoce do câncer de mama

Instituto Nacional do Câncer | Prevenção do câncer de mama

2. Exercícios físicos

Só benefícios, gente!
É aquela dica que vale para tudo, não é?

Mas é verdade! Em uma entrevista para o site do Drauzio Varella o médico Sérgio Simon, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), comentou sobre um estudo americano, que demonstrava sobre a importância da prática da atividade física: 
Recentemente um estudo americano demonstrou que a incidência desse tipo de câncer diminui nas mulheres que praticam exercícios regularmente quatro vezes por semana.

Você pode conferir a entrevista completa aqui: Fatores de risco do câncer de mama | Entrevista
Crédito: Andrea Piacquadio
Crédito:  Elly Fairytale | mentatdgt

3. Alimentação saudável

A alimentação saudável também entra na lista de hábitos que previnem o câncer de mama. 
Segundo um estudo publicado na revista Breast Cancer Research, a obesidade pode interferir negativamente no prognóstico do câncer de mama, especialmente em mulheres na pós-menopausa. Os pesquisadores explicam que a obesidade, que afeta mais de meio bilhão de adultos em todo o mundo, é um fator de risco bem conhecido para muitos tipos de câncer, incluindo o de mama.
————– 
 Gostou do post? O que acha desse tipo de conteúdo?
 Conta para a gente!
Você também vai gostar