Destino Foz do Iguaçu – Pt 2Cataratas e Macuco Safari

por Tanila Dalmut
 macuco safari cataratas video bebê passeio
Pra você que chegou agora, iniciamos a sessão de viagem aqui no blog! E eu, Tanila, estou contando agora um pouco da aventura que fiz com o “time Mariée” em Foz do Iguaçu, confira aqui a parte 1. Sim, nosso primeiro passeio em Foz não poderia ser outro! A primeira coisa a se fazer quando você chegar em Foz do Iguaçu, deve ser conhecer uma das sete maravilhas naturais do planeta. As Cataratas do Iguaçu  estão localizadas no trecho do Rio Iguaçu que faz fronteira entre Brasil e Argentina e são realmente inesquecíveis. 


Dica: se você não quiser se molhar, leve uma capa de chuva! Não bastasse os respingos das quedas d’agua, o dia estava chuvoso então saímos de lá encharcadas! Mas, acredite: lava a alma! É uma consequência que vale muito a pena para essa vista impossível de ignorar!

CURIOSIDADE: Atualmente visitadas por 2,5 milhões de turistas do mundo inteiro, as Cataratas do Iguaçu foram relatadas pela primeira vez em 1542. O explorador espanhol Alvar Nuñez Cabeza de Vaca se deslocava do litoral de Santa Catarina rumo a Assunção, no Paraguai, cidade recém-fundada por expedições anteriores, quando se deparou com essa grandiosidade das quedas d’água.

Eleanor Roosevelt, então primeira-dama dos Estados Unidos, comparou com uma exclamação as Cataratas do Iguaçu com as quedas que o seu país divide com o Canadá: “Poor Niagara!” (pobre Niágara!). 

Um turbilhão de paz #turismonosul

Um vídeo publicado por Thaisa M Dalmut (@thaisamd) em

“Poor Niagara!”
 iguaçu bebê video cataratas passeio
 bebê cataratas video macuco safari fotos
É certamente o que vai pensar qualquer turista que tenha visitado Niágara e depois conheça as quedas do Rio Iguaçu. Maiores e duas vezes mais largas que Niágara, as Cataratas do Iguaçu são únicas e esplendorosas. Suas múltiplas belezas encantam até os mais insensíveis às belezas naturais.

As Cataratas se formam 18 quilômetros antes do Iguaçu desaguar no Rio Paraná. Ali, um desnível do terreno forma quedas de 65 metros de altura, em média, que se estendem por 2.780 metros de largura, a maior parte (1.900 metros) em território argentino. 

As Cataratas do Iguaçu despejam cerca de 1,5 milhão de litros de água por segundo (!!!!), em períodos normais. As Cataratas têm 19 saltos principais, três deles no Brasil e os demais na Argentina, porém voltados para o observador que está no lado brasileiro. O salto que mais chama a atenção dos visitantes é a Garganta do Diabo, uma profunda fenda provocada pela erosão, por onde a parte principal das Cataratas se precipita lateralmente. 
1,5 milhão de litros de água por segundo!!!
cataratas video macuco safari passeio iguaçu
Do lado brasileiro, você pode fazer o trajeto do Parque todo dentro do confortável ônibus panorâmico, ou também pode descer nos pontos indicados e seguir o trajeto pelas lindas trilhas. Minha dica: Vá de trilha e volte com o ônibus, mas não deixe de fazer uma pausa para o almoço no Restaurante Porto Canoas.
 passeio video cataratas macuco safari bebê
O restaurante Porto Canoas, fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na beira do rio, uma das paisagens mais belas do mundo em um ambiente onde o ar puro da floresta se confunde com aromas suaves de uma cozinha com várias opções de pratos, entre eles os típicos da gastronomia brasileira e sobremesas de encher os olhos e agradar os paladares mais exigentes.

O restaurante Porto Canoas nas Cataratas do Iguaçu foi totalmente projetado para aproveitar ao máximo o verdadeiro contato com a natureza! 

 iguaçu fotos passeio video macuco safari
Porto Canoas
A tarde, que tal se aventurar em um passeio no Macuco Safari?
 bebê video fotos macuco safari passeio
Macuco Safari
Chegou a hora da nossa primeira e grande aventura nas Cataratas! Confesso que menosprezamos a emoção desse passeio. O Macuco Safari é uma ousada navegação pelo Rio Iguaçu que leva os turistas a poucos metros das espetaculares quedas d’água. É pra lavar a alma! E lavar muuuito! Em alguns momentos a água é tanta que não conseguimos enxergar nada.

Eu levei meu filho de 12 meses, com todo o equipamento necessário:
 fotos bebê cataratas macuco safari passeio
A aventura começa em terra firme ainda dentro do Parque Nacional e termina no mirante dos saltos. Um jipe elétrico leva os visitantes até a beira do rio por meio de uma trilha, em um trajeto de três quilômetros, em meio à floresta nativa. O embarque nos botes é feito em uma plataforma situada na margem direita do Rio Iguaçu, cerca de 4 mil metros depois das Cataratas. 
Todos prontos? Vamos!


É aconselhável deixar os pertences e documentos no atracadouro. A não ser que você confie muito no seu taco – ou na sua mão – e faça que nem a Thaisa (minha irmã e também editora Mariée), que comprou uma capinha de celular a prova d’agua e registrou um pouco desse passeio no vídeo abaixo. Dica: compre a capinha antes! Lá no parque fica bem mais caro.

Mãe, fui fazer um passeio bem light lá nas cataratas, só que dessa vez foi por baixo delas! #macucosafari

Um vídeo publicado por Thaisa M Dalmut (@thaisamd) em

Os barcos, tem capacidade para levar 25 pessoas e potência suficiente para movimentar um iate, mas necessária para vencer a correnteza do Rio Iguaçu. No caminho até as Cataratas, os barqueiros driblam a correnteza, enquanto aproveitamos para apreciar a paisagem, o que inclui até um arco-íris, que se formam de uma margem à outra. O trajeto percorrido pelos barcos próximo às quedas varia conforme a vazão do rio. Com pouca água, as corredeiras ficam mais perigosas e os botes limitam-se a ir até o Salto Três Mosqueteiros. Já no período de chuvas, ou quando são abertas as comportas das quatro usinas hidrelétricas localizadas no curso do Rio Iguaçu, é possível chegar ao Salto Três Marias, bem perto da Garganta do Diabo.


Na parada do barco, por alguns minutos, podemos aproveitar a paisagem e registrá-la em imagens que certamente encantarão familiares e amigos, na volta a casa. Daquele ponto, podem-se ver as Cataratas do lado argentino. No meu caso , que morro de medo de rios, preferi ficar lá bem paradinha só observando a paisagem e enfrentando meus medos internos – tudo registrado na minha memória. 
 O barco zarpa novamente e vem então o momento mais emocionante do passeio, sob o som ensurdecedor da água despencando dos paredões de basalto. Com habilidade, o barqueiro aproxima-se dos saltos, provocando banhos indescritíveis e despertar as mais variadas reações dos passageiros.
 iguaçu macuco safari bebê video cataratas
Só tenho uma coisa dizer: 

Estou orgulhosa de mim – medo vencido (achei que iria morrer, mas foi lindo! – Deve ser porque levei meu filho de 12 meses comigo e tinha que dar bom exemplo, obrigada filhote, por tua causa mamãe não fez feio hahahah)! Com as roupas encharcadas, depois de três banhos seguidos, é hora de voltar, uma hora e meia depois do início da aventura. Exaustos, felizes, prontos para a próxima! Se você ficou com medo da aventura, fique com a imagem do Vicente, que enquanto todos nós gritávamos de emoção e nos molhávamos, deu uma cochiladinha!
 fotos video iguaçu cataratas bebê
 iguaçu cataratas bebê macuco safari video
Você também vai gostar