24/04/20

Decoração Para Recém-Casados:
Tudo Que Você Precisa Saber

Casa & Decor

PRÓXIMO

5 Filmes ou Documentários sobre Moda no Netflix

ANTERIOR

Como Ler Mais Na Quarentena

A decoração do novo lar de recém-casados exige planejamento e cuidado. Isso porque são duas pessoas diferentes que irão habitar um lar juntos, portanto, é necessário que tudo seja pensado com calma, para contribuir para a harmonia do casal.


Muitas dúvidas podem surgir quando se pensa em decoração para recém-casados. 
Afinal, como aliar gostos pessoais, em um espaço que geralmente é reduzido?
O que pode ser feito quando não se tem tanta verba financeira disponível para a decoração? E quais são os elementos fundamentais que devem ser considerados quando se pensa na decoração do lar de recém-casados? 

 Vamos falar disso tudo, explicando tudo que você precisa saber sobre decoração para recém-casados. Confira!  

O lugar é de ambos

Primeiramente, temos que entender que o novo lar é um ambiente o qual deverá ser dividido entre duas pessoas, cujas histórias e gostos são diferentes. 

Portanto, é importante destacar que o lugar é de ambos, não podendo haver monopólio dos gostos de um sobre o do outro. 

Para estabelecer esse equilíbrio, conversar é fundamental.
No intuito de orientar melhor quem pretende começar a planejar a decoração, elaboramos uma lista com itens que devem ser pensados e seguidos, para que a decoração do novo lar não só fique perfeita, mas que também reflita a harmonia e felicidade dos recém-casados.  

1 – Faça Uma Lista Das Preferências Individuais

Um casal é composto por duas pessoas diferentes. Cada um tem seus gostos e preferências.
A primeira ação que deve ser tomada quando se pensa em decoração para recém-casados é fazer uma lista das preferências individuais.
É importante listar gostos individuais, mas não se esquecer dos hobbies. 

Por exemplo, um adora cozinhar, adora vinhos, mas curte música e tocar algum instrumento. Já o outro prefere o cultivo de flores, plantas e leitura de livros. 

Aqui vai uma dica fundamental: listar os hobbies de ambos é muito importante, uma vez que o lar é o ambiente no qual ambos irão relaxar, para recarregar as energias para as demais atividades.
Portanto, listar as atividades que geram prazer torna-se essencial. 

Outra dica é terminar primeiramente a lista com os que se gosta e só então pensar no que não se gosta. Isso porque quando se pensa primeiramente no que se gosta, a lista fica mais leve e não se cria um clima potencialmente hostil. Lembre-se sempre de não ser radical. 


Ou seja, não inicie sua lista do que não se gosta com “eu odeio futebol”, quando o outro é fã do esporte e acompanha todos os jogos do time.

Isso já vai gerar um clima negativo de disputa entre vocês.
Afinal, se você casou com aquela pessoa, é importante lembrar que há atitudes e gostos na pessoa que você admira e outros que não. 

E o mesmo vale da pessoa para com você.
Imagina se a outra pessoa já diz “Ah, você odeia futebol? Pois, eu odeio suas plantas!”. Olha o clima de guerra instalado. Provavelmente, o resultado disso tudo será péssimo. Portanto, lembre-se de ter ponderação, calma e tranquilidade.  

2 – Tenha Em Mente O Orçamento Disponível

Listadas as preferências individuais, agora vem o momento de se saber quanto de verba há para a decoração do novo lar.
Esse item é de extrema importância, pois muitas vezes ele guia as demais ações. 

Se há uma verba maior, pode-se contratar um arquiteto de interiores ou um decorador. Mas se a verba é bem curta, então as ações terão que ser tomadas com calma e com as prioridades bem estabelecidas.
Como assim?
Se o dinheiro não é muito, opte pelo essencial primeiro.

Seu lar possui o básico? Na cozinha, há fogão, geladeira? Na área de serviço, há máquina de lavar roupas? No quarto, uma cama confortável? Isso se torna essencial em uma vida a dois. 

A verba disponível é maior, portanto, pode-se pensar em itens de decoração, projetos de iluminação adequada, gesso e pintura? Então há uma ordem para se fazer tudo isso. 

Deve-se primeiramente pensar na rede elétrica, pois muitas vezes há necessidade de pequenas obras para se instalar spots ou iluminação indireta. Com isso finalizado, pode-se pensar no gesso e só isso finalizado, na pintura.  

3 – Conheça Os Estilos De Decoração Disponíveis

 Você não precisa ser arquiteto de interiores para saber alguns estilos básicos de decoração. Vamos lista-los para você saber um pouco de cada um deles e ver se há algum que combina com seu gosto.  

Romântico

Estampas florais, móveis provençais ou vintage e utilização de papel de parede. Esses são alguns elementos do estilo romântico.
Não é necessariamente um estilo feminino. Sua paleta de cores inclui cores neutras, suaves, como tons pastéis e branco. 

O objetivo desse estilo é fornecer um ambiente extremamente aconchegante. 


Os móveis costumam ter partes arredondadas, cores claras e são bem comuns a customização de móveis antigos.
Como peças sempre marcantes desse estilo de decoração, estão almofadas e estofados ao pé da cama.  
Decoração Para Recém-Casados:  Tudo Que Você Precisa Saber
Crédito: M. Martan Blog

Étnico

Esse é um estilo muito apreciado por quem gosta de viajar.

O importante nesse estilo é abraçar diferentes culturas e fazê-las estarem presentes no seu lar.
Nesse estilo de decoração, os principais itens são cores e estampas variadas, bem como objetos específicos que fazem menção as outras culturas.
Móveis escuros e de madeira costumam contrastar bem com objetos coloridos, marcantes de decoração. 

Cabe aos recém-casados optar por qual cultura quer destacar ou quais objetos merecem destaque na decoração.

 Por exemplo, o animal print é bastante utilizado nesse estilo, mas vale lembrar que ele deve ser usado em uma única peça, como um tapete, ou uma manta sobre o sofá, ou no tecido de uma poltrona, justamente para destacar o objeto e não sobrecarregar o espaço.  

Minimalista

Esse foi um estilo de decoração que ganhou muito espaço nos últimos anos. Sua principal influência vem da cultura Japonesa e significa retirar tudo que não é necessário, optando pelo “mínimo”.
Há livros de minimalistas nos quais há afirmações que você não precisa de mais de 33 a 37 peças de roupa no seu armário para viver.

Você não precisa ser tão radical assim, mas pode tirar boas ideias do conceito minimalista, sobretudo se seu lar não é grande. 

O estilo minimalista propõe ambientes claros, com pouca mobília, linhas retas, traçados geométricos e pouquíssimas ou quase ausentes peças de decoração. O material mais presente é a madeira. 

O importante nesse estilo é retirar tudo que não for essencial para o lar, deixando mais espaço livre, com a valorização das poucas peças no ambiente.  
Crédito: Casa Vogue

Kitsch

É o oposto do minimalismo. Ou seja, aqui há a presença de várias cores e elementos, sem preocupação com regras. 

O estilo kitsch é considerado por alguns polêmico e até beira o exagero, pois significa colocar em um mesmo ambiente diferentes cores e objetos, o que pode até deixar o ambiente um pouco breve e exagerado.

Aqui, os objetos ficam todos à mostra, não combinando a princípio, mostrando extravagância. Há a presença de muitas cores fortes, referências e estampas, sem a necessidade de convergência entre elas.  
Decoração Para Recém-Casados:  Tudo Que Você Precisa Saber
Crédito: Westwing

Retrô

Oestilo retrôfaz uma releitura de objetos e tendências do passado para o presente. É diferente do vintage, uma vez que no vintage pega-se um móvel do passado, por exemplo, e se customiza, com uma nova pintura.
Já no retrô esse móvel é relançado com características adaptadas aos dias de hoje.

Na cozinha, por exemplo, o estilo retrô faz sucesso com geladeiras coloridas em tons vibrantes, combinando com outros eletrodomésticos igualmente coloridos.

Já na sala, um único móvel com estilo retrô pode ganhar destaque se ele for colorido e os tons das paredes neutros, chamando atenção para o móvel. Armários e sofás com pés palito estão sempre presentes nesse estilo de decoração.  
Decoração Para Recém-Casados:  Tudo Que Você Precisa Saber
Crédito: Apartamento 203

Clássico

O estilo clássico de decoração é o estilo mais difícil de errar, no qual há predominância do branco, do off-white, cores neutras e da madeira.  
Decoração Para Recém-Casados:  Tudo Que Você Precisa Saber
Crédito: Casa Vogue

Industrial

Estilo que entrou em voga nos anos recentes. Aqui, há presença de cores como preto e cinza nas paredes, bem como tubulações à mostra. 
Decoração Para Recém-Casados:  Tudo Que Você Precisa Saber
Rafael Bauer/Divulgação
Crédito: Rafael Bauer/Divulgação

Pop

Quem não conhece Andy Wahol certamente não irá curtir muito esse estilo. Afinal, uma das características mais marcantes é ter menção em obras e até no papel de parede ao artista da década de 50. 


Nesse estilo, há presença de muitas cores, bem como de quadros estilizados de ícones do pop como Madonna e Michael Jackson.  
Decoração Para Recém-Casados:  Tudo Que Você Precisa Saber
Crédito: M.Martan Blog

Dicas Essenciais Para Decoração De Recém-Casados

1 – Foque No Que Ambos Gostam  

Sabendo as características individuais, preferências e estilos, fica mais fácil saber o que ambos gostam.  

2 – Tenha Paciência E Busque Preços Melhores  

Ao buscar produtos pela internet, pesquise e não tenha pressa em comprar. Assim, você garante achar preços mais em conta.

3 – Pense Na Versatilidade 

A versatilidade é muito importante.
Adora o estilo kitsch, mas seu lar é pequeno, ficará bem entulhado e você tem alergia e não tem ninguém para limpar a enorme quantidade de objetos espalhados? Pense melhor se esse é realmente o seu estilo.
 

O importante é que, além de bem decorado, o lar dos recém-casados seja o ambiente ideal para estabelecer uma nova rotina, criando um espaço de harmonia e ideal para relaxamento.
Pense em móveis confortáveis e versáteis, que imprimam a personalidade do casal, mas não tragam muita dor de cabeça para os moradores do lar. 

Por exemplo, no quarto, uma bela cabeceira de cama de um estilo específico, pode trazer bastante personalidade ao ambiente. Bem como uma cadeira ou poltrona ao lado da cama. 

4 – A Iluminação É Essencial 

A iluminação do ambiente pode tanto trazer aconchego, como deixar o lar mais propenso ao aconchego.
Quartos devem ter cores quentes de iluminação, como luz amarela. Já banheiro e cozinha pedem luzes brancas. Mas lembre-se que sempre o jogo de luz pode dar um resultado incrível quando bem feito.
 

5 – Pense Na Paleta De Cores 

Não só o tipo de decoração preferida é determinante para a paleta de cores, como também o tamanho do imóvel.
Cores claras costumam aumentar o espaço. Já cores mais escuras, têm o efeito oposto.
Portanto, pintar todas as paredes de um imóvel pequeno com cinza-escuro deixará o ambiente ainda menor. 

Por outro lado, o uso de espelhos aumenta o tamanho do ambiente. Um espelho estrategicamente colocado em um corredor ou sala deixa o ambiente mais claro e dá a impressão de ser maior. 

6 – Otimize Espaços 

O objetivo sempre é deixar o lar dos recém-casados o mais versátil e confortável possível.
Portanto, se você tem um pequeno espaço, procure optar por prateleiras ou nichos, ao invés de colocar uma grande estante que fará o espaço ficar menor. 

Se você gosta de plantas ou curte cozinhar, por que não investir em um pequeno jardim de inverno? Ou fazer uma pequena horta suspensa na sacada? Dessa forma, você sempre terá ervas frescas para cozinhar, sempre otimizando o espaço que tem.
   

7 – A Organização É Sua Maior Aliada 

A bagunça tende a deixar tudo empoeirado, com aspecto desleixado e traz irritação, além de dar a impressão do espaço ser bem menor do que ele é.
Portanto, mantenha tudo organizado. Isso também transmitirá harmonia aos recém-casados.
 

---

Há diversas opções de estilo e tendências de decoração para recém-casados. Seguindo as dicas que foram dadas aqui, certamente seu lar transmitirá a felicidade dessa nova fase de vida que se inicia. 


Matheus Bertoluci

Share Post.

00

00

00

Newsletter
Receba informações
e novidades do
universo Mariée
REGISTRAR

Guia de Fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

CATEGORIAS

TODAS AS CATEGORIAS
Moda
Acessórios & Grinaldas
Aluguel de Trajes
Joias & Alianças
Lingerie
Sapatos para Noivas
Traje para Noivos & Padrinhos
Vestidos de Festa
Vestidos de Noiva - Alta Costura
Comunicação
Caligrafia
Convites & Papelaria
Itens Personalizados
Lembrancinhas
Pista Personalizada
Serviços
Assessoria & Organização Cerimonial
Celebrante
Filmagem
Fotografia
Serviços Especiais
Entretenimento
Bandas & Atrações Especiais
Cabines & Fotos Instantâneas
Coral & Orquestra
DJ, Iluminação & Sonorização
Música para Cerimônia
Música para Jantar & Recepção
Recreação & Espaço Kids
Decoração
Decoração & Cenografia
Flores
Materiais para Locação
Gastronomia
Bebidas & Serviços de Bar
Bem Casados
Bolos
Buffets & Banqueteiros
Cafeteria
Doces & Delícias
Noivado
Beleza / Estética
Cabelo, Make & Dia da Noiva
Clínicas de Estética
Espaços
Espaços para Eventos
Viagem & Lua de Mel
Agências de Viagens
Hotéis & Resorts
Quem casa quer Casa
Arquitetura
Destination Wedding
Destination Wedding planner
Espaço para Destination Weddings

LOCALIZAÇÃO

TODOS OS ESTADOS
Distrito Federal
Espirito Santo
Maranhão
Minas Gerais
Paraná
Pernambuco
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Itália
México
Portugal
ATENDE TODO O BRASIL
ATENDE TODO O MUNDO

CIDADE

SELECIONE UM ESTADO
Deixe Seu Comentário.
Publicidade

ANTERIOR

5 Filmes ou Documentários sobre Moda no Netflix

PRÓXIMO

Como Ler Mais Na Quarentena