{DE NOIVA PRA NOIVA} Casamento ao ar livre: E se chover?

Como se preparar para imprevistos.

Recentemente vivi uma das fases mais emocionantes da minha vida: o planejamento do meu casamento. Como toda noiva que se preze, o primeiro passo foi escolher o local e o meu já havia sido escolhido há pelo menos 20 anos: seria ao ar livre, sob as árvores num dia lindo de sol…(só que não!). Pois é, as vezes a gente planeja mil coisas para o nosso grande dia e esquece mesmo que a natureza é quem manda, danadinha! A história foi mais ou menos assim:

Mesmo contando com a hipótese de chuva, sempre houve a esperança de um dia ensolarado, até quando todos os sites meteorológicos indicavam que um temporal iria cair naquele dia. Lidar com essa angustia não foi fácil, meninas, aquilo partia meu coração, até simpatia pra santa clara eu fiz! rsrs. Quando chegou o grande dia, uma chuva fina caía e foi preciso optar pelo plano B. Algumas horas depois a chuva cessou e o céu se abriu, mas já não havia tempo hábil para execução do plano A. Se eu fiquei triste? Não, não! pensei: “a chuva não vai estragar a celebração de um amor tão lindo! Bora ser feliz!”. Além do mais, eu contava com uma equipe super qualificada e que conhecia cada detalhezinho do projeto, isso me tranquilizou bastante e fez toda diferença.

Mariée

É claro que, em termos práticos, além de otimismo, é muito importante ter um plano B para que sonho não se torne pesadelo, socorro! Ultimamente a meteorologia anda tão imprevisível que o ideal é contar com todas as possibilidades. Assim, quanto antes estivermos preparadas para uma mudança repentina de planos melhor, não é mesmo? Foi o que pensei, por isso, optei em trabalhar com os planos A e B desde o início. É verdade, deu um trabalhão que só, mas no fim, a estratégia deu super certo e tudo ficou lindo! Por isso, pensando nas experiências que tive – de muitos acertos e algumas ciladas (corre Bino!) – preparei algumas dicas preciosas para futuras novinhas que planejam se casar ao ar livre: 

1)    DEFINIR A DATA DO CASAMENTO COM ANTECEDÊNCIA

Eu e meu noivo fomos buscar uma ajudinha da ciência e só após muita pesquisa definimos a data. No Brasil, o período menos chuvoso é entre abril e setembro e, como casamentos ao ar livre são tendência, me lembro bem da dificuldade que tivemos em encontrar fornecedores livres neste período, mesmo com um ano e meio de antecedência! Por isso, se você pretende se casar em breve, é melhor se preparar, tic-tac!

2)    CONTRATAR UMA ASSESSORIA CERIMONIAL

Sem dúvida foi o melhor investimento que fizemos. Confesso que amei planejar cada detalhe do meu casamento DIY, no entanto, a nossa assessoria colaborou demais com a elaboração dos projetos junto aos fornecedores e claro, foi a nossa salvação na execução do Plano B no grande dia. Por isso, se estiver dentro do seu budget, invista e seja uma noiva feliz e sem olheiras! 

3)    ESCOLHER BEM O LOCAL DO EVENTO

Busque por locações que disponibilizem de um espaço coberto caso chova, mas fica uma dica importante que ninguém te conta: Procurem por espaços onde os ambientes cobertos não exijam grandes projetos de decoração, isso pode estourar seu orçamento caso tenha que executar o plano B. Se possível, antes de fechar o contrato de locação, faça orçamentos de ambos projetos (A e B) e pergunte-se se realmente o sonho vale a pena. Fique atenta e fuja de ciladas! 

4)    PROCURAR FLEXIBILIDADE COM OS FORNECEDORES

O fato é que a grande maioria dos fornecedores teme prejuízos, e sob previsões de mau tempo – por mais que você bata o pé – não vão querer ver suas peças expostas a chuva ou até mesmo a umidade da grama. Para evitar esse tipo de contratempo, busque contratar fornecedores com flexibilidade nos contratos, por exemplo, pensando no plano B, adiante-se alugando tendas e tablados, mas caso não chova, tente troca-los por outros itens como tapetes, plantas ou móveis. Lembre-se de incluir essas alterações nas cláusulas dos contratos.

5)   ASSUMA A MUDANÇA DE PLANO QUANDO VOCE REALMENTE TEM QUE FAZE-LA

– Faltando 2 dias para o casamento a pressão de alguns fornecedores será grande e você terá que optar por um dos planos. A gente reza, implora, faz simpatia mas mesmo assim quando a previsão do tempo não está a seu favor é melhor aceitar a situação e força na peruca! Se quiser dar uma choradinha essa é a hora! Libere as frustações e abra o coração para receber todo amor que está por vir. Não deixe o medo da chuva estragar esse momento único. Com chuva ou sem chuva esse será o dia mais feliz da sua vida!

Mariée
Mariée

As fotos ilustrando a matéria foram do grande dia da Fernanda e do Caique! Confira como foi esse casamento incrível aqui.

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Compartilhe

Siga-nos no

Quer encontrar outras histórias

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Instagram

Siga-nos no instagram

Inscreva-se para receber as novidades

© 2022 Todos os direitos reservados Mariée

Previous
Noiva grávida: vestidos lindos para ajudar na escolha
{DE NOIVA PRA NOIVA} 
Casamento ao ar livre: E se chover?