Cuidados básicos que você deve ter para com os seus fornecedores no casamento

por Thaisa Dalmut

Você gosta dos seus fornecedores? Com certeza você gosta e escolheu a dedo os que mais tinham a sua cara e estilo. Mas, tem um cuidado muito importante que você deve ter e provavelmente ninguém te avisou. Os profissionais de casamento saem de seus lares quentinhos, deixam suas famílias no final de semana para ficarem horas a fio trabalhando para dar o seu melhor e tudo sair como os noivos sonharam, mas muitas vezes não ganham nem um prato de comida! É o trabalho deles, o trabalho que amam, claro! Mas, como em todo o trabalho, eles precisam se alimentar, beber, ir ao banheiro, serem bem tratados! Essa semana um texto muito bom rodou entre os profissionais do brasil inteiro sobre isso aqui. Bom, em meio a tantos afazeres muitas noivas não se atentam a isso e é por isso que criamos esse post.

É importante lembrar que são os profissionais que tornarão seu sonho realidade e manter uma boa relação com eles, além de certificar-se antes que serão bem tratados durante o evento, é fundamental. Por isso, se você está organizando o seu grande dia, existem pequenos cuidados que você pode ter para com os seus fornecedores. Não são caprichos: lembre que a maioria dos profissionais fica mais de 8, 10, 14 horas seguidas trabalhando no evento e eles também têm necessidades básicas como todos nós. Além de fornecer um bom momento, eles vão ficar felizes e mais a vontade para trabalhar ainda melhor se você tomar alguns simples cuidados! Confira:

1. Respeite os prazos e horários
Esse fator é primordial desde o início da organização até o grande dia. Sim, é o SEU grande dia e tudo deve ser como você sonhou. Mas, lembre-se que você não é a única noiva a ser atendida pelos seus fornecedores. Na verdade, eles têm muitos noivos na agenda e precisam dar a devida atenção a todos. Respeitar datas e horários é fundamental para que o seu sonho saia como o planejado e não afete o sonho de outros noivos.

2. Separe uma mesa para os profissionais
Deixe combinado com a decoradora ou buffet que uma mesa a mais deve ser disponibilizada para os fornecedores. É importante para que eles tenham um lugar para sentar quando preciso e para se alimentar! Com certeza eles estarão mais dispostos e atentos ao que acontecer na hora da festa!

3. Combine com o buffet para servir também os profissionais e combine com seu assessor para certificar-se de que o buffet cumprirá com o combinado
É até estranho de dizer isso de tão óbvio, mas os profissionais devem ser alimentados – e bem alimentados! Existem muitos casos de buffets que se recusam a servir os fornecedores do casamento e é por isso que você deve pensar nesses detalhes com antecedência, já que no grande dia não vai ter cabeça pra essas coisas. Convenhamos, na hora que todo mundo está comendo, não é hora de fotos, nem vídeo, nem nenhuma necessidade dos convidados além do buffet e garçons. Nesse momento, é a hora ideal para os profissionais pararem para comer também! Claro, se tiver um som ao vivo, esse profissional vai se adaptar para comer em outro momento. Mas o fator importante aqui é que eles sejam servidos!

Cuidado: alguns buffets “racionalizam” comida para os outros profissionais. Fique atenta para que o buffet cumpra com o combinado, na verdade, buscar referências para saber se o buffet é bom com os fornecedores é um ótimo critério na hora de escolher o seu, isso é um indício da honestidade e qualidade do serviço. Afinal, se você combinou que os profissionais receberão a mesma comida dos convidados, o buffet não pode chegar com um sanduichinho pra eles! Em alguns eventos os buffets pedem uma comida diferente para os profissionais, ou levam um pratinho pronto, mas será mesmo uma opção justa? É importante lembrar também que alguns profissionais são vegetarianos, outros podem ter intolerância a alguns alimentos… Por isso, deixar o buffet a disposição é a melhor opção. Deixe seu assessor responsável por checar isso no dia!

A assessora Nemora Viana nos contou como funciona:

“Fotógrafos e videomakers precisam comer enquanto os noivos comem. Eu chamo os noivos, pais, padrinhos e logo chamo esses profissionais para se servirem! Porque eles não precisam fotografar a noiva comendo, mas logo que ela levanta eles precisam estar a postos! E não tem nada de feio em os fotógrafos estarem na fila ao mesmo tempo que os convidados, é necessidade!

Quando é menu finger eu peço ao buffet que vá deixando na mesa reservada aos profissionais porções de tudo que vai passando, porque nesses casos os noivos não terão um momento especifico para sentar e comer e os profissionais precisam se adequar, mas não podem deixar de comer! É importante que a cerimonial diga aos noivos: “os fotógrafos só foram jantar e já vem atendê-los”… não só com fotógrafos, mas com todos os profissionais! O que é combinado e fica as claras não dá problemas! No caso de bandas que não conseguem parar eu sempre peço a um garçom que abasteça de água um cantinho do palco e normalmente servimos para eles algo para comer antes de tocarem”

4. Avise os garçons para oferecer água/suco/refrigerante também aos profissionais
Ficar fazendo eles irem até os bastidores toda vez pra tomar um gole de água pode fazer com que percam os melhores momentos e tenham desgastes desnecessários! Falando nisso, os garçons também devem ter essa liberdade para se servirem.

5. É imprescindível que o assessor se responsabilize por avisar os profissionais de foto e vídeo minutos antes de cada acontecimento importante
Os profissionais responsáveis pela cobertura do casamento andam com muitos equipamentos e levam um tempinho para preparação. Eles estarão sempre atentos para registrar tudo, mas eles também precisam ir no banheiro, tomar água, comer… Por isso, é importante que a assessora avise nos momentos mais importantes: a hora da noiva jogar o buquê, apresentações e surpresas no meio da festa… além do fundamental roteiro básico de cortejo que normalmente já é definido com antecedência.

6. Certifique-se de quanto tempo de cobertura foi combinado com o seu fotógrafo/videomaker e demais profissionais e respeite o acordado!
No contrato geralmente consta uma quantidade específica de horas para o profissional cumprir no evento. Fique atenta a essa quantia para não ser pega de surpresa com a saída desses profissionais caso o seu casamento se estenda mais do que o esperado! Alguns fotógrafos, por exemplo, trabalham com quantidade de horas e outros trabalham com o dia inteiro. Saiba como o profissional trabalha e respeite o acordado no contrato – lembre-se que o que é combinado não tem erro! 

7. Assegure-se que seu assessor/cerimonial preza pelo bem estar dos profissionais envolvidos. Deixe tudo combinado!
No dia você não vai estar em condições de verificar se tudo está em ordem. Se desde o início você conversar com seu cerimonial sobre os fatores que vierem a seguir, você pode deixar tudo na mão dele/dela. Durante a organização, converse bastante com essa pessoa e deixe claro que você faz questão que seus fornecedores sejam bem tratados – isso não vai atrapalhar em nada a organização do casamento e ainda vai melhorar a disposição dos profissionais no dia.

8. Envie um feedback depois do casamento
Depois que o seu grande dia se realizou, você provavelmente deve estar muito satisfeita com certos serviços! Nesse caso, mande uma mensagem, um sinal de que gostou! Se for o contrário, avise também. Os profissionais podem melhorar muito com o seu depoimento!

SEJA DOCE!

Lembre sempre: esse é um evento para celebrar o amor. De nada adianta você estar cheia de carinho pelos seus convidados e menosprezar as pessoas que te ajudaram com toda a disposição do mundo a tornar esse dia possível. Tenha amor em tudo que você fizer e com certeza vai dar tudo certo, tudo maravilhoso!

Foto: @khristiansnyder

E aí, você tem mais alguma dica para as futuras noivas? E para os profissionais? Conta pra gente!

Comente aqui
Você também vai gostar