Casamento passo a passo: Lista de convidados

por Thaisa Dalmut
Vamos organizar o casamento perfeito? Bom, você já deve ter lido essa matéria que lista por onde começar a fazer seu casamento. Mas agora vamos nos aprofundar em cada item um por um até depois do casamento pra facilitar as suas decisões e tarefas. E a tarefa mais indicada para ser a primeira nesse processo é a lista de convidados! Mas, por que montar a lista é tão importante? ou melhor, como montar a lista de convidados do casamento?
como fazer a lista de convidados
Vestido: @ruedeseinebridal Foto: @tyfrenchphoto

Montar a lista de convidados de um casamento com antecedência é fundamental para você poder tomar as próximas ações da organização do casamento! Itens primordiais como escolha do local, definição do orçamento e convites dependem do número exato de convidados. Então, logo que vocês decidiram que irão fazer um casamento, comecem a esboçar essa lista. Aqui vão algumas dicas.

Como montar uma lista de convidados para o casamento

Primeiramente, faça download gratuitamente da nossa planilha no excel de lista de convidados. É só clicar aqui e receber por email. 

Utilizando a planilha, você vai listando seus convidados e ela vai computando automaticamente dados como quantos convidados são convidados seus e quantos são do seu noivo(a), quantos são família, amigos, trabalho, crianças e adultos.
planilha para lista de convidados
POR ONDE COMEÇAR A LISTA DE CONVIDADOS

  • Comece a lista de convidados pela sua família. Monte uma espécie de árvore genealógica: pais, irmãos, tios, primos… e vai abrindo com todo mundo que você gostaria de convidar.
  • Depois passe para os amigos mais próximos. Pra não esquecer de ninguém, abra seus grupos no whatsapp, lista de amigos no facebook.
  • Depois, adicione colegas de trabalho e pessoas que gostaria de chamar mas não são tão próximas.
  • Agora, libera a planilha pro seu parceiro(a) fazer a mesma coisa.
  • Lembre de listar nomes completos e principais dados de contato. Posteriormente você precisará também do endereço desses convidados, então, se já souber, preencha.

    Os nomes completos são importantes para você escrever os convites. Os endereços, para enviar. Os telefones, para realizar o RSVP. Essa matéria explica o que é o RSVP, fundamental em todo casamento. Essa matéria aqui fala sobre a caligrafia dos convites, algo que você vai precisar saber como funciona!

Após isso, sua lista de convidados deve estar enorme! Com esse número em mente, você até pode seguir para os próximos passos da organização, como definir espaço e buffet. 
Porém, provavelmente você precisará reduzir essa lista – seja por motivos financeiros, ao perceber que cada convidado custa em média R$250,00 no seu casamento, seja por questão de espaço, já que todos os buffets possuem limitações.
Dificilmente um casal consegue casar com sua lista de convidados inicial. Por isso, chegou a hora dos temidos cortes
COMO REDUZIR A LISTA DE CONVIDADOS

Sim, eu também passei por isso e é muito difícil. Porém, quanto mais você enrolar, pior vai ficar, te garanto! Reserva uma tarde na sua agenda e faça isso de uma vez – como tirar um bandaid! Você vai ver que depois de finalizar a lista de convidados tudo flui muito melhor.
Dica para reduzir sua lista: Faça como a Marie Kondo: se aquele nomezinho na lista te traz um sentimento ruim, descarte! haha É chato falar assim, mas estamos entre noivas e sabemos que cada nome daqueles afeta muito no casamento. E, no final das contas, você só vai querer ter no seu casamento pessoas que te transmitam bons sentimentos.
Comece cortando pessoas que você gostaria de chamar por educação. Ninguém gosta de ser convidado por educação, fato! E hoje em dia todo mundo entende que um casamento envolve muito dinheiro e que os noivos não podem chamar todos que conhecem.
Nessa matéria aqui listamos 10 perguntas que você deve se fazer antes de convidar alguém para o seu casamento. Elas me ajudaram muito a entender quem deveria ficar e quem deveria sair da nossa lista de convidados!
Finalizando a lista, você terá o número total de pessoas que serão convidadas ao seu casamento. Dessas pessoas, 10 a 25% podem faltar, dependendo do local onde você irá casar. 

Eu sofri demais tentando fazer a minha lista e contei minha experiência no vídeo abaixo! Você também? Me conta como foi nos comentários!
Comente aqui
Você também vai gostar