Como melhorar manchas na pele?

por Mariana Lo Turco
Causadas pelo sol, hormônios ou até alguns remédios, as manchas incomodam muitas pessoas. Para você que vai casar, que tal conhecer alguns ativos clareadores e tratamentos que vão te ajudar a ter uma pele sem manchas? Vem conferir!
pele com manchas
O que são as manchas? 

 
Por incrível que possa parecer, algumas manchas com pigmento (chamadas de hipercromias) são um mecanismo de proteção da pele. Por isso, é tão importante o uso do protetor solar! É ele que vai prevenir as manchas, já que a pele vai estar protegida e a melanina não vai precisar ser produzida em excesso para tentar cuidar da nossa pele. 
Alguns tipos de hipercromia são as famosas sardinhas, as manchas senis e o temido melasma. Tanto as sardas quanto as manchas senis são causadas pelo efeito cumulativo da radiação solar. 
Já o melasma, é um pouco mais complicado! Além da radiação solar, o melasma também tem a ver com questões hormonais e o uso de alguns medicamentos. Por isso, é mais comum aparecer na gravidez, quando os hormônios estão uma loucura! O mais triste de tudo isso, é que o melasma costuma ser profundo, e de difícil tratamento. Então, não são em todos os casos que o melasma vai sumir 100%. 
pele com manchas

Ativos e tratamentos para tratar manchas

Vitamina C 
Cremes com vitamina C são ótimos clareadores mas para atuar de maneira correta, ela precisa estar associada com alguma tecnologia. Como assim? Te explico. A vitamina C é muito instável, e por isso oxida rapidamente. Para que o creme realmente seja bom para a pele, essa vitamina C deve estar encapsulada na formulação, para que não perca o efeito. Procure cremes com vitamina C encapsulada, nanoencapsulada ou vetorizada.
Esta é a única forma em que a Vitamina C é realmente capaz de tratar a sua pele! 
Argila Branca 
Já falei neste post aqui os benefícios da argila, principalmente da branca. Para manchas mais superficiais, a argila branca tem um ótimo efeito clareador. Sendo feita duas vezes na semana, ela é capaz de igualar o tom da pele. Que tal associá-la com algum sérum com vitamina C?
Ácidos
Uma das melhores formas de tratar manchas é o uso de ácidos. Eles promovem a renovação das células da pele e, com o número certo de sessões, podem conseguir amenizar até mesmo o melasma! Os mais indicados para tratamentos de manchas são o ácido mandélico, ácido glicólico, tranexâmico e kójico.
Atenção redobrada para o uso de protetor solar de 3 em 3 horas quando você estiver fazendo uso de ácidos.  
como tratar manchas
Belides 

Esse ativo é retirado da margarida e é um potente clareador. E o mais legal é que ele atua na prevenção, tratamento e manutenção da pele! Pode ser usado até de dia, junto com o protetor solar.
Oli-olá 
Esse nutricosmético é conhecido como peeling em cápsula pela sua ação na renovação da pele. Os resultados para tratamentos de melasma, entre outras manchas, é impressionante! Além de uniformizar o tom da pele, também aumenta o tempo de vida das células que produzem o colágeno. Pele sem manchas e sem flacidez!
O perigo da hidroquinona
Usado por muito tempo no tratamento de manchas, a hidroquinona é um potente clareador. O problema? Ela atua matando a célula que produz a melanina, o melanócito. E o resultado é o chamado efeito confete: manchas brancas na pele. Essas manchas acrômicas (que não tem cor) são irreversíveis! O uso desta substância química e tão nociva para a pele que foi proibida em países como o Japão.
Então, nada de hidroquinona para tratar manchas! 
pele sem manchas
Gosto sempre de deixar claro em qualquer post que faço sobre beleza que uma pele bonita, é a que tem uma pessoa feliz por trás! Se você se incomoda com as suas manchas, ótimo, mostrei alguns tratamentos e ativos para te ajudar. Mas se você é como eu, e ama suas sardinhas ou não se importa com algumas manchinhas, ótimo também!

Só vamos ficar atentos para o uso do protetor solar para evitar o câncer de pele, ok?
Você já fez algum tratamento para manchas? Me conta!
Você também vai gostar