Como escolher a melhor data para o seu casamento

Conversamos com uma assessora especialista em casamentos.

Diversos fatores influenciam essa escolha que ‘parece’ fácil. Confira agora dicas importantes e quais são as considerações que lhe ajudarão a acertar em cheio na escolha da data do grande dia:

Mariée
Foto: Terralogical

Calendário de eventos da cidade

Observe se a data desejada não coincide com datas de vestibulares, por exemplo, ou eventos grandes como feiras que podem ocupar toda a rede hoteleira e complicar a logística do evento e dos convidados na cidade. Finais de semana de eleições também podem não ser funcionais, a ‘lei seca’ pode atrapalhar dependendo da sua região.

Feriados

Noivas amam data encostada em feriado, portanto não perca tempo nas contratações.
Observe se é feriado na data desejada ou se há feriado muito próximo como uma quinta feira. Isso pode implicar, por exemplo, em convidados com outros programas. Importantíssimo verificar feriados municipais também. Leve em conta os feriados municipais(s) da cidade(s) dos seus convidados, facilita muito a vida deles. Caso seja feriado na cidade exatamente no dia do casamento, faça parcerias com salões de beleza para atender suas convidadas.

Sexta ou Sábado?

Não tem diferença de preço como muitos afirmam, porque ambas as datas certamente vão ser preenchidas, o que acontece é que os sábados esgotam primeiro, sendo a preferência da maioria. Mas, se o casal tem convidados de fora (e querem que eles venham), optar pelo sábado (ou encostar feriados prolongados) é fundamental.

As sextas feiras já são perfeitas para os que querem ou precisam dessa quebra de convidados. Mas não só isso, as sextas são as queridinhas das noivas que querem se casar de noite, já que muitas paróquias estão com cerimônias noturnas apenas nas sextas-feiras.

Casar num Domingo

Mariée

Domingo pede um casamento diurno e são menos procurados, o que tem seu valor, já que podem ter ótimos fornecedores e boa negociação. Tendem a ser mais econômicos e tão lindos quanto, afinal, menos consumo de bebidas, menos investimento em iluminação etc.

Alta temporada de eventos em geral

Inegável que a Outubro, Novembro e Dezembro é a alta temporada de festas em geral. Em cidades médias e grandes a agenda pode fechar de segunda à segunda, portanto os noivos concorrem com as empresas nas contratações.

Alta temporada Casamenteira

Estação das flores, clima agradável, o mês de Setembro tem sido, nos últimos anos, o que fecha a agenda casamenteira primeiro. Sendo Abril, Maio, Outubro e Novembro os meses que são mais disputados, na sequência. Mesmo assim, a cada ano há uma movimentação interessante no calendário de casamentos que acaba sempre surpreendendo.

Em plenas férias de janeiro

Mariée

Há quem opte por casar bem longe da praia em períodos clássicos de férias, como inicio de Janeiro.  Mas é importante pontuar que haverão convidados que irão viajar nas suas merecidas férias e optam por não comparecer. Para alguns casais isso pode ser até estratégico =) .

Muito comum, nos primeiros dias do ano serem as férias do segmento de festas, portanto, pode haver alguma dificuldade de encontrar os profissionais disponíveis nas duas primeiras semanas do ano. Se organizem com boa antecedência.

Casamento ao Ar Livre

Escolha período de estiagem e não se esqueça de verificar o horário de verão.  Eu gosto de ver até a lua. Já pensou que máximo uma lua cheia para fechar com ‘chave de ouro’ sua festa?

Casamento em pleno Carnaval

É muito comum casamentos na semana do carnaval para aproveitar o feriadão, embora muitos convidados podem ter programado outra viagem, assim como muitos convidados de fora aproveitam e comparecem.

Casar no mês de Maio

Mariée

É sim um mês aquecido, mas dizer que é “mês das noivas” é coisa do passado, do tempo em que as noivas escolhiam com aspecto religioso. Mas uma coisa é fato: se puder fugir das duas semanas que antecede o dia das mães, é excelente pra o bolso, afinal o preço das flores triplicam. “Costumo dizer pras minhas noivas: É o “natal” das floriculturas”.

Próximo ao dia dos namorados

Não tem problema algum, é só fugir de rosas – em especial as vermelhas – para sua decoração. Há quem diga que entre dia das mães e dia dos namorados os preços estão inflados, mas varia de região e de fornecedor. Mas claro que a data romântica é inspiradora. Eu já fiz casamentos exatamente nesse dia e os convidados adoraram o clima.

Casar no Inverno

Mariée

As flores como tulipa, peônias são as preferidas da estação. Assim como as orquídeas, ainda mais lindas. Os dias de inverno são perfeitos para fotografia, o céu tem um azul intenso. Noivas costumam, num primeiro momento, fugir do inverno, mas é uma bela estação, sem dúvida a mais elegante. Especial também para quem vai viajar para países onde o clima está mais ameno.

POR FALAR EM LUA DE MEL:

Se seu destino de viagem está traçado, aí está mais um item para a sua balança. Se vocês sempre sonharam com uma viagem com destino à taças de vinho e neve ou querem ir para a Europa mas não gostam de frio, leve em consideração a estação do destino para a escolha da data. Há casais que sabem que querem América Central então precisam fugir da estação das tempestades e furacões.

Outras particularidades

Já pensou casar ao ar livre, longe das grandes cidades, e acabar sendo justamente em uma temporada de queimadas, colheitas ou até de besouros e outros insetos? Situações que podem atrapalhar (e muito) os seus planos. Investigue!

Mariée

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Compartilhe

Siga-nos no

Quer encontrar outras histórias

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Instagram

Siga-nos no instagram

Inscreva-se para receber as novidades

© 2022 Todos os direitos reservados Mariée

Previous
Highlights: Desfile Galia Lahav para Veridiane White
Como escolher a melhor
data para o seu casamento