Casei, e agora? Dicas de Como ter um Relacionamento Saudável

Alguns problemas podem aparecer no dia-a-dia de casados, mas se há amor e respeito há sempre uma chance!

Decidir passar a vida com outra pessoa não é uma escolha fácil. A rotina pode, muitas vezes, se mostrar uma grande vilã do casamento e colocar algumas pedras no caminho. Mas nada que um amor tão grande não seja capaz de vencer! Confira algumas dicas de como manter o seu relacionamento saudável depois do casamento.  

conselhos para um relacionamento saudável
Foto: Kyree Harvey

Conselhos para recém-casados

Vocês disseram sim. Depois de todos os preparativos do casamento, vários dias sonhando com o grande dia, vocês finalmente estão casados. E agora? Como vai ser? A ansiedade pode aparecer para aqueles casais que ainda não moram juntos, e que vão dar um passo enorme ao mudar de casa e construir um lar. Mas, apesar de ser um momento delicado, também é um momento de muita felicidade. Assim como na música do Rubel e ANAVITÓRIA, vocês querem partilhar a vida boa um com o outro, não é?  
conselhos para um relacionamento saudável
Foto: Letixia Haessig

Mas podem surgir alguns imprevistos. A grana pode apertar, as manias podem irritar e até a louça da pia pode ser a razão para algum desentendimento. Problemas sempre vão existir e não fique triste por isso. Pode parecer difícil acreditar que não existe relacionamento perfeito. Eu sei… você viu tantos filmes, leu vários “e foram felizes para sempre” e idealizou que o seu casamento fosse o mais feliz de todos. Mas nada é assim – e calma, não desanime! Vocês vão ser felizes. Vocês vão ter uma história linda. E essa história linda tem momentos bons e ruins; e isso a torna ainda mais bonita. 
Mas para traçar esse caminho juntos, é preciso maturidade. Um relacionamento é formado por duas pessoas de famílias, personalidades e gostos diferentes. O jeito que um limpa a casa não é igual ao do outro. E tá tudo bem! O primeiro passo para um relacionamento saudável é saber respeitar as individualidades. Entenda: por mais que se amem, vocês foram criados em contextos completamente diferentes e por isso, cada um leva a vida de um jeito. Por isso, além de respeitar a diferença, aprenda com ela. E isso não significa que vocês precisam se transformar em outra pessoa. Se você decidiu se casar com a sua metade da laranja, a ama exatamente desse jeitinho, não é? Então não precisa mudar… (vou me adaptar ao seu jeito).

conselhos para um relacionamento saudável
Foto:Asia Yamanaka

Falando sobre amar, uma coisinha pode acontecer em alguns relacionamentos e que não é nada boa. Esquecer da pessoa mais importante do relacionamento: você! É… os tempos estão mudando e cada vez mais entendemos que o amor-próprio não é egoísmo, mas nem sempre é fácil praticá-lo em um relacionamento. Brigas podem acontecer, mas passar por cima de tudo e de todos os acontecimentos que te machucam e te desrespeitam, não é estar lutando pelo relacionamento. Lutar para que um relacionamento dê certo é, primeiramente, não se colocar como segunda opção. É saber que você merece sempre o melhor, e que também pode ter um tempo só para você se cuidar e aproveitar um tempo sem ninguém. É aquela velha história: nós só podemos amar outra pessoa, quando nos amamos. Pode anotar: amor-próprio é o melhor remédio!  
conselhos para um relacionamento saudável
Foto: Carley Jayne Photography

Como boa jornalista que sou, não poderia deixar de dar esse conselho para um relacionamento saudável: comunicação. Garanto que várias briguinhas bobas que vocês têm poderiam ser evitadas com uma conversa, não é? Por isso, falem e coloquem para fora – mas com respeito e tranquilidade – o que vocês sentem. Conte que ficou desconfortável com determinada situação e não jogue no outro a responsabilidade. Uma dica para uma boa conversa é apenas expor como VOCÊ se sente. Nada de começar uma frase com “você fez isso…”. Troque essa frase por “eu fiquei magoado quando…”. Sentimentos como ciúmes e raiva podem aparecer, mas respire fundo e não converse enquanto a sua cabeça estiver quente. Respeite o seu tempo e organize as suas ideias para ficar mais fácil de conversar sem precisar atacar o outro. Comunicação é tudo! 
E por último, mas muito importante, respeito! Nenhum relacionamento pode ser construído em cima de mentira ou falta de respeito. Se você ama essa pessoa que escolheu passar a sua vida, não faça nada a ela que você não gostaria que fosse feito a você. Regrinha de ouro!  
conselhos para recém-casados
Foto: Simon & Pauli

Como vocês lidam com os momentos difíceis no relacionamento

Não se esqueçam: amor nunca é demais!  
Siga-nos no

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Compartilhe

Previous
Personal Bride: Tudo o que você precisa sobre a consultoria especial para as noivas!
Casei, e agora? Dicas de Como ter um Relacionamento Saudável