Casamentos – Tendências 2015

Confira o que está em alta para o ano que vem.

Quando se fala em casamento, o clássico está sempre presente. Porém, existem algumas tendências que vão e vêm. Para quem está rumo ao altar em 2015, segue algumas das tendências que apontam e outras que continuam firmes. Não são regras, afinal, o casamento tem a ver com sonho, personalidade do casal e com o amor… e tudo feito com amor é o que realmente faz toda a diferença. Aproveite e veja nos links das fotos casamentos reais lindíssimos que já publicamos aqui e foram bons exemplos dos itens citados. Boa leitura!

1 – Personalização: Tudo tem que ter sentido com a história e estilo do casal, por isso, a personalização de cada detalhe, desde o local escolhido, a cerimônia, festa, música, programação, trajes dos noivos e até cardápio servido aos convidados, precisa refletir a personalidade dos noivos. Nada deve ser feito apenas porque os outros fazem. Sempre digo que o melhor elogio é quando os convidados dizem que a festa está “A cara dos noivos”.

Mariée
(Casamento Silvia e Pablo – Casaval)

2 – Mini Wedding – Casamento Intimista: As listas de convidados começam a ser mais selecionadas por vários motivos que vão muito além do financeiro. Os noivos querem simplesmente uma cerimônia e festa com as pessoas que estão mais próximas deles. Essa é uma das razões de os “Mini Weddings” crescerem a cada dia, uma versão menor e cheia de charme. Há inspirações lindíssimas para esse tipo de casamento.

Mariée
(mini wedding Fabiane e Luiz | Foto: 18Elementos)

3 – Destaque para o altar: A tendência é o corredor com decoração do religioso ficar cada vez mais leve e delicado enquanto o destaque fica todo para o altar, seja um casamento mais enxuto ou mais elaborado. Muitas igrejas já ‘pedem’ que seja algo discreto na decoração e, além de possuirem várias regras para as floriculturas e decoradores, também reduzem tempo de montagem. Mas tudo bem, o simples é chique para todos os bolsos (que agradecem) e a visibilidade dos convidados fica bem melhor assim. O destaque fica pros noivos e para a cerimônia em si. Veja aqui algumas ideias de altar com flores.

Mariée
(Casamento Kristin e Matt | Foto: Michele lange)

4- Espaços especiais na festa: Sempre coerente com a personalidade dos noivos, criar espaços ou ambientes no seu casamento que as pessoas possam desfrutar, conversar ou até se divertir. Por exemplo, num casamento de orientais, criamos um espaço zen com massagem e escalda pés com as atendentes vestidas com trajes típicos japoneses. Foi um sucesso na madrugada, depois de muito dançarem. Outro exemplo é o bar em destaque, uma Whiskeria, uma Charutaria, cervejaria e até uma Cafeteria, para os apaixonados por café, por exemplo.

Mariée
(casamento da editora – Tanila e Gleison | Foto: 18Elementos)

5- Arranjos Aéreos: Já deram sinais em 2014, mas os arranjos aéreos vêm com tudo em 2015. Além de muito charmoso, se aplica tanto numa decoração clássica até a vintage, no diurno ao noturno. E, vou contar um segredo: por serem altos e inacessíveis ao toque das mãos (mais curiosas e atentas), vários decoradores optam por, em comum acordo com os noivos, misturar flores permanentes (artificiais) junto dos arranjos naturais para reduzir custo. Truque para uma boa economia sem perder o efeito natural.

Mariée
(Amor e uma volta ao mundo: Casamento Eve e Jesse)

6- Iluminação em foco: Não dá pra errar na luz da festa, ela levanta ou derruba a decoração e impacta totalmente na atmosfera do seu casamento e mais, no resultado das suas fotos. Na iluminação da pista, a tendência é sempre muitos efeitos, porém, aquela estrutura toda agora caminha para ser bem mais discreta. Em casamentos retrôs e ao ar livre, os fios de luzinhas vintage continuam brilhando e iluminado com todo seu romantismo, para a felicidade também dos fotógrafos que amam esses efeitos lindos. Confira aqui 12 ideias de iluminação maravilhosas.

Mariée
(Casamento Lilian e Carlos | Foto: Danilo Maldonado)
Mariée
(Casamento Cosetti e Alexandre | Foto: Guilherme Bastian)

7- Atrações na Balada: Elas ajudam a dar mais um gás na sua festa. É como se, por alguns minutos, trocasse a estação do rádio. Seja uma batucada, um DJ com percussão ou uma orquestra com DJ, sempre respeitando o estilo dos noivos, a pista recebe um frescor inegável e os convidados recarregam os ânimos. Mas, nada substitui ainda o segredo para uma pista ‘bombar’: a animação dos noivos. Veja aqui 10 itens que ajudam a deixar sua festa muito mais divertida.

Mariée
(casamento da editora – Tanila e Gleison | Foto: 18Elementos)

8- Cotas de Presente de casamento: É cultural no Brasil comprar presentes aos noivos, mas é uma tendência forte os presentes virtuais ou cotas, como são chamados, visto que é cada vez maior o número de casais que já têm a casa prontinha ou casais que fazem festa em uma cidade e vão morar em outra cidade distante (ou até outro país). Seja qual for o motivo, há bom senso, os noivos podem disponibilizar essa opção aos convidados que se sentirem à vontade, nunca criar uma imposição. Por muitas razões, entre elas a praticidade, tanto para os noivos quanto para os convidados, muitos têm aderido tranquilamente aos “presentes virtuais” que são convertidos em dinheiro. 

 

9 – Festa com ‘praças’ marcadas: Imagine um casamento cujos noivos se preocuparam apenas em deixar as ‘tribos’ juntas (como carinhosamente chamamos) durante o jantar, por exemplo. Não são lugares marcados na mesa obrigando o convidado a se sentar num determinado local, mas sim, algumas mesas reservadas para cada grupo, tais como “amigos da faculdade”, “amigos do trabalho”, “família do noivo”, e assim vai… No último casamento que organizei, os noivos chamaram de “Fecham a pista” os amigos que costumam ficar até final das festas e, claro, a mesa deles ficou nas margens da pista e eles amaram ficar juntos. Outra noiva, ao nomear as mesas dos grupos, usou nomes nas reservas das mesas que tinham a ver com a história daquele grupo, uma forma do convidado se sentir ‘acolhido’ e que tudo foi pensado com carinho. Para essa montagem a festa deve estar perfeitamente mapeada e as confirmações de convidados extremamente bem feita.

 

10 – Convites: O clássico nunca sai de moda. Os convites estão diminuindo de tamanho, porém, os papéis continuam em tons de brancos e foscos, com boa gramatura e texto mais clean. Para as românticas, convites de papel imitando rendados continuam a encantar e ainda em alta, chegando com tudo os convites cortados a laser. Veja aqui algumas dicas para não errar com o convite e aqui dicas básicas para você saber endereçar corretamente aos seus convidados.

 

Mariée

11 – Faça você mesma: Sempre com força total no Brasil, ainda visando a personificação do evento e valorizando a produção artesanal que torna tudo mais especial, ainda mais se feitos com amigos e a família, com muito amor. Veja aqui 16 itens que você mesma pode fazer em casa.

Mariée
(Casamento da editora – Tanila e Gleison) 

12 – O Bolo e Doces: A Mesa de doces e o bolo continuam os queridinhos das noivas e em local de destaque na decoração. Os ‘brigadeiros-gourmet’ aparecerão mais ainda nos casamentos, porém, o destaque é para os docinhos que estarão cada vez mais elaborados e ‘de comer com os olhos’. Os bolos seguem sempre o estilo do casamento e reinam absolutos no centro da mesa de doces. O bolo estilo Naked continua imperando nos casamentos com toque vintage e romântico. O topo do bolo tende para algo mais delicado e autêntico do casal. Confira aqui 4 ideias diferentes para o topo do bolo.

Mariée
(Casamento Urso e Bee | Foto: 18Elementos)

13 – Menu Simples-Chique: Na gastronomia, os buffets criam deliciosos pratos e sobremesas incríveis, inclusive com aqueles ingredientes que muitas vezes não imaginávamos num casamento. Deliciosas surpresas aos convidados como uma sobremesa na taça com sorvete, brigadeiro mole e farofa de paçoca. Ou ainda, uma massa recheada com abóbora cabotiá e carne seca. E, por falar em Menu, os finger foods (mini porções em loucinhas) continuam firmes e fortes em 2015.

Mariée
(Casamento da editora – Tanila e Gleison)  

14 – Decoração: Em 2015 teremos uma deliciosa mistura do estilo clássico e moderno e do clássico com toque retrô ou vintage. Convenhamos, o clássico está sempre presente. Agora, a cor de 2015 que tem tudo para brilhar e iluminar é o dourado. O legal do dourado é que ele é muito flexível, combina com vermelho, com azul marinho, com rosa claro, laranja queimado, azul tifanny e até com o prata. Também combina com os mais variados estilos, podendo ser usado até em festas diurnas. Isso mesmo, festas diurnas com dourado e cores suaves fica lindíssimo! Veja aqui algumas inspirações de dourado na decoração.

Mariée

Gostaram das dicas? Sucesso nos preparativos do seu casamento e escrevam pra gente caso tenham alguma sugestão ou pergunta!

Até o próximo post!

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Compartilhe

Siga-nos no

Quer encontrar outras histórias

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Instagram

Siga-nos no instagram

Inscreva-se para receber as novidades

© 2022 Todos os direitos reservados Mariée

Previous
Coleção Pallas Couture 2015
Casamentos – 
Tendências 2015